terça-feira, 13 de julho de 2010

Boletim de Férias - nº01 - 14/07/2010

QUARTA-FEIRA, 14/07/2010
Se vocês leram a chamada e acessaram o blog é porque estão interessados ou, no mínimo, curiosos para saber o que reserva esta temporada.
Sejam bem vindos ao Novo Boletim de Férias!!! Espero que aproveitem muito e entrem em contato sempre que possível.
Pra começar, vamos de música:

Dentre as inúmeras trilhas sonoras lançadas pela tv, três merecem destaque hoje:
A primeira, é a trilha sonora da minissérie JK. Levada ao ar entre janeiro e abril de 2006, a série, além de retratar a vida do “presidente bossa-nova”, trouxe uma trilha magistral. Nomes como Milton Nascimento, Maysa, Elizeth Cardoso, Tom Jobim e Nelson Gonçalves marcaram presença no cd que, possui 20 sucessos da época de ouro do rádio. Vale conferir as canções e os respectivos intérpretes:
01 – Peixe Vivo – Milton Nascimento
02 – Pot-Pourri – Sábado em Copacabana/Copacabana – Gal Costa
03 – Nunca – Zizi Possi
04 – Ouça – Maysa
05 – Este Seu Olhar – Dick Farney
06 – Se Todos Fossem Iguais a Você – Sylvia Telles
07 – Chega de Saudade – Tom Jobim
08 – Caminhemos – Nelson Gonçalves – participação especial: Maria Bethânia
09 – Presidente Bossa Nova – Juca Chaves
10 – Canção de Amor – Elizeth Cardoso
11 – Alguém Como Tu – Dick Farney
12 – Menina Moça – Tito Madi
13 – A Felicidade – Agostinho dos Santos
14 – Aqueles Olhos Verdes (Aquellos Ojos Verdes) – Trio Irakitan
15 – Broto Legal (I'm In Love) – Sérgio Murilo
16 – A Vizinha do Lado – Dorival Caymmi
17 – Mocinho Bonito – Doris Monteiro
18 – Chove Lá Fora – Elizeth Cardoso
19 – Balada Triste – Agostinho dos Santos
20 – Mulher – Emílio Santiago

Outra trilha memorável foi a que surgiu em 2003/2004 e que embalou os personagens da 1ª novela de João Emannuel Carneiro na TV Globo: Da Cor do Pecado! A trama, cheia de reviravoltas, contava a história de Paco e Apolo, irmãos gêmeos separados no nascimento. Anos depois, devido um acidente, Paco passa a ocupar o lugar de Apolo e, aproveitando-se de sua nova identidade, resolve vingar-se de sua ex-noiva, responsável pela tragédia. As músicas, assim como a trama, são inesquecíveis:
01 – Vou Deixar – Skank
02 – Jura Secreta – Zélia Duncan
03 – Samba do Approach – Zeca Baleiro – participação especial de Zeca Pagodinho
04 – É você – Tribalistas
05 – Pras Bandas de Lá – Mystical Roots
06 – Você Me Vira a Cabeça (Me Tira do Sério) – Alcione
07 – Palavras ao Vento – Cássia Eller
08 – Temporal – Pitty
09 – Dezembros – Fagner
10 – Márcia Rodinha – Ramatis – featuring Rose Max
11 – Atordoado – CPM22
12 – Maior Que O Verão – Adelmo Casé
13 – Tem Quem Queira – Antônio Vieira
14 – Da Cor do Pecado – Luciana Mello
15 – Só Você – Fabio Almeida
16 – Da Cor do Reggae – Alpha Beat

A terceira e última trilha de hoje, é da versão moderna da “gata borralheira”, Cama de Gato. A novela, no ar entre 2009 e 2010, contava a história de uma faxineira, que, após salvar a vida do patrão, ganha, além de sua gratidão, seu amor sincero. Com pitadas de humor, projetos sociais, aventuras e muito romance, Cama de Gato conquistou, além de boa audiência, o prêmio internacional de melhor telenovela. Confira as canções:
01 – Porque Eu Sei Que É Amor – Titãs
02 – Pra Você Guardar o Amor – Nando Reis
03 – Um Dia, Um Adeus – Vanessa da Mata
04 – Seu Olhar – Seu Jorge
05 – Linda Rosa – Maria Gadu
06 – Sou Eu – Diogo Nogueira
07 – Pedindo Pra Voltar – Marisa Monte
08 – Pot-pourri – Beija-Flor / Mel da Sua Boca – Marina Lima
09 – O Mundo – Moska
10 – Eu Não Sou Santo – Exaltasamba
11 – Vem Comigo Que Eu Te Levo Pro Céu – Marcelo D2
12 – Pelo Avesso – Titãs
13 – La Plata – Jota Quest
14 – Amar É Perdoar (Don't Know Why) – Fábio Jr.
15 – Odeon – Fernanda Takai
16 – Toda Criança Quer – Palavra Cantada

CINEMA:
Em meio a previsões de povos antigos, descobertas científicas e uma boa dose de exagero, o filme 2012 mostra uma nova versão para o “Fim do Mundo”.
Tema que exerce fascínio e temor à humanidade, o “Fim do Mundo”, já ganhou várias versões cinematográficas, sendo a mais recente, 2012.
O enredo é o seguinte: em 2009, um indiano descobre que explosões solares mais fortes que de costume iniciaram uma reação em cadeia que fará com que, muito em breve a crosta terrestre comece a se mover mais rápido que de costume. Esse movimento ocasionaria terremotos, tsunamis e vulcões jamais vistos, com poucas chances de sobrevivência para os humanos.
Paralelo a isso, entra em cena a antiga profecia maia de que, o fim do mundo ocorreria em 21/12/2012.
Autoridades do mundo inteiro reúnem-se então para construir gigantescas arcas (bem bíblico, não?) que protegeriam a humanidade da destruição total.
O que ninguém contava era que, os fenômenos se antecipariam e, antes do dia 21/12/2012, o mundo começasse a acabar. Assim, as autoridades têm que antecipar o embarque nas arcas e esperar pela derradeira inundação mundial.
O filme vale por trazer momentos de ação e aventura, mas acaba se perdendo em meio a tantos personagens e tramas paralelas. Além disso, à partir da metade do filme, o ritmo é lento, com algumas cenas “arrastadas”.
As cenas de destruição também deixam a desejar em alguns momentos. Com exceção para as cenas em que um dos personagens tenta salvar a família em meio à cidade que, literalmente desaba a seus pés, as demais são fracas.
Decepção total para as cenas em que a Casa Branca e o Cristo Redentor são destruídos: Nem de longe parecem as cenas que víamos nos cartazes ou trailers do filme. A cena do Vaticano, porém, foi muito bem feita.
(tinha escrito um parágrafo sobre o fim do filme, mas ocorreu-me que alguém pode ainda não ter visto e, por isso não contarei o final.)
Vale lembrar que o mesmo diretor de 2012, já contou o fim do mundo em 1997 com “Independence Day”, em que um bando de etês invadem a Terra. E em 2004 com “O Dia Depois de Amanhã”, em que o aquecimento global gera um derretimento das calotas polares, um resfriamento do hemisfério norte e muita, muita destruição.
Bem que Roland Emmerich poderia ter se inspirado nos filmes anteriores para compor 2012... Seria mais empolgante.

LITERATURA:
“Bella vai morar com o pai em uma cidade pequena e conhece Edward, um rapaz estranho pelo qual ela se apaixona. Mais tarde, descobre que ele é um vampiro e... se apaixona ainda mais!!!” Se você sabe do que estou falando é porque já leu, viu ou ouvir falar da história de amor “água com açúcar”, “muito melosa”, “best seller” e “campeã de bilheteria” de Bella e Edward, ou, simplesmente, “Saga Crepúsculo” (Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer) de Stephanie Meyer.
Vindo de encontro com o sucesso citado acima, a revista Lampoon Howard criou a paródia “Opúsculo”, em que a jovem Belle, após decidir ir morar com o pai para viver experiências paranormais, conhece Edwart, um rapaz estranho que ela imagina não ser humano.
As suspeitas de Belle aumentam quando Edwart a salva de uma “bola de neve voadora”. Afinal, a neve derrete no rapaz como “se fosse feita de uma substância aquosa”.
Sempre atrás de Edwart, para levar uma mordida que a transformaria numa vampira, Belle relata nos capítulos do livro, seu dia-a-dia, e nos mostra ser ela, uma garota realmente............. “tapada”, como se diz por aqui.
A paródia, traz citações a outros livros da série como Lua Nova, que se torna “Lua Cheia”, e garante boas risadas como o momento em que Belle corta carne para o pai e o insiste a comer, embora ele tenha falado várias vezes que era vegetariano. Destaque ainda para o presente que o namorado da mãe de Belle lhe dá: um cd com risada de hiena!!! Para ela poder meditar e relaxar!!!!
Outras obras caem na graça de Belle, por meio de citações bem humoradas, como Scooby – Doo e Alvin (o Esquilo).
Enfim, para descansar os nervos, dar boas risadas e não perder o hábito da leitura. Opúsculo – a paródia, é uma boa opção.

COPA DO MUNDO:
O assunto é velho mas vale ser comentado: Na grande final de domingo, Espanha ganhou o título inédito de CAMPEÃ DO MUNDO DE FUTEBOL.
Holanda por sua vez, ganhou o título de TRI-VICE CAMPEÃ. Exatamente: o país possui três finais de Copa do Mundo e três derrotas nestas finais.
Por falar em Copa, faltam ainda 4 anos mas, o Brasil já se prepara para o evento de 2014.
Comerciais de tv, de várias empresas já anunciam e convidam para a próxima Copa. Vale a penas conferir e, claro, se empolgar com isso, afinal, em quatro anos, seremos o centro do mundo. Vale ainda lembrar que, em uma década (2007-2017) o Brasil é a sede de três grandes eventos esportivos: Jogos Pan-Americanos (2007), Copa do Mundo de Futebol (2014), Olimpíadas (2016).
PRA FRENTE BRASIL!!!

***
TESTE:
Entre as três trilhas apresentadas neste boletim, uma música foi escrita para marcar o fim de um casamento na vida real. Qual foi a música? Quem a compôs e a cantou?

***
ARQUIVO LETRAS:
No início do Curso de Letras, o professor Luiz Antônio trabalhou uma música em que um amigo, por ciúme mata a jovem que ele amava e seu melhor amigo.
Que música era essa e quem era o compositor/cantor?

***
MANDEM AS REPOSTAS PARA antoniopedrodesouza@ig.com.br até as 22:00 de hoje, quarta-feira, 14/07/2010

AMANHÃ, TEM MAIS!!!
BOAS FÉRIAS A TODOS!!!