terça-feira, 27 de novembro de 2012

O dia em que a educação ficou de luto...


O dia em que a educação ficou de luto...

            Uma olhada rápida nas redes sociais me fez saber da situação no domingo. Na segunda pela manhã, a confirmação: o caso era sério.

Na terça-feira, a notícia chegou logo cedo, na manhã chuvosa. Um telefonema e a triste verdade: Ela não estava mais conosco.

            O dia perdeu a graça de repente. Tudo parecia cinza e sem gosto. A chuvinha fina e persistente contribuía para aumentar a melancolia do ocorrido.

            Fui ao velório e reencontrei velhos conhecidos. Mas a alegria do reencontro não era maior que a tristeza do fato que nos reunia ali.

            Como num desfile cronometrado, parentes, amigos, alunos e muitos, muitos ex-                       -alunos davam seu último adeus à mestra tão querida e amada.

            Não fomos só nós que perdemos alguém tão importante. A educação perdeu uma figura insubstituível, inigualável. Para sempre, hoje será lembrado como “o dia em que a educação ficou de luto”.

            Seu sorriso, suas frases, seu jeito de ensinar, com tanto amor, com tanto entusiasmo. Seu jeito acolhedor e personalizado para com cada aluno jamais será esquecido por quem, por pelo menos uma vez, assistiu a uma aula sua.

            Assim como os heróis que aprendemos a gostar em suas aulas, hoje Neuza entra para a História. Será para sempre lembrada em nossos corações. Pessoa íntegra, verdadeira, que tanto contribuiu para nossa Educação.

            Hoje, não perdemos somente uma amiga, não perdemos somente uma professora, perdemos um bem inestimável, uma inteligência inigualável, uma força inquebrantável.

            E é por isso que hoje será lembrado como “o dia em que a educação ficou de luto”.

Descanse em paz, Neuza...

Saudades,
Antônio Pedro de Souza.