terça-feira, 19 de junho de 2012

BLOG APS – EDIÇÃO 201201 – QUARTA-FEIRA, 20/06/2012

FRASE DO DIA: “HAKUNA MATATA”
(Timão e Pumba, O Rei Leão, Disney, 1994)
PLANO DE AULA:
ATENÇÃO ALUNOS DA ESCOLA “MARIA APARECIDA”, AS AULAS DE HOJE PODEM SER CONFERIDAS AQUI:
ESCOLA MUNICIPAL “MARIA APARECIDA BARROS SANTOS”
LÍNGUA PORTUGUESA – PLANO DE AULA – 2º BIMESTRE
8º ANO
AULA 12
804
DATA DE APLICAÇÃO: 20/06/2012

SUSTENTABILIDADE:

FUTURO MELHOR REQUER ENERGIA
            Falar em desenvolvimento sustentável não é mais novidade. De uns anos para cá, só aumenta a quantidade de empresas, governos, ONGs e cidadãos que procuram incorporar ao dia a dia os princípios da sustentabilidade. As ações vão de hábitos que podem se tornar rotineiros na vida de qualquer pessoa, como fazer a coleta seletiva de lixo em casa, ou fechar a torneira da pia durante a escovação dos dentes, a medidas mais complexas e que demandam esforços conjuntos, como planejar e executar a exploração de recursos naturais de modo a garantir que não falte amanhã o que se tem hoje, mesmo que em abundância.
            Nesse sentido, o setor de energia é – ou deve ser sempre – exemplar. Ao lidar diretamente com a natureza no manejo de fontes que geram eletricidade, por exemplo, as empresas do segmento precisam ter um olho no presente e outro no futuro. Embora o Brasil tenha a confortável situação de contar, atualmente, com mais de 80% de sua matriz elétrica oriunda de recursos limpos e renováveis, o país não pode prescindir de reforçar e ampliar as fontes alternativas, como o vento, o sol e a biomassa.
            Em outra ponta, essas organizações também não podem medir custos ao cuidar das comunidades impactadas por projetos e mitigar eventuais reflexos no meio ambiente, aspectos fundamentais ao sucesso e à continuidade de suas operações. Investir de maneira permanente em tecnologias que assegurem eficiência energética, com a implantação de sistemas inteligentes de produção, transmissão, distribuição e consumo, é outra chave para que se obtenha êxito hoje sem comprometer o amanhã. E tudo isso tem de ser feito com reflexões e diálogo. (...)
(Texto extraído do Editorial do Informe Especial publicado no Jornal Estado de Minas, edição de sábado, 17 de dezembro de 2011)
           
            O texto acima nos introduz ao tema “Sustentabilidade”, que em outras palavras, significa: “Progredir sem destruir”. Após a leitura, responda as questões:
            1) De acordo com o texto, aproximadamente qual a porcentagem de energia produzida no Brasil provém de recursos limpos e renováveis?
            2) Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso e justifique TODAS as suas respostas:
            a) (   ) De acordo com o texto, só empresas podem praticar sustentabilidade.
            ________________________________________________________________
            b) (   ) De acordo com o texto, qualquer um pode  cuidar para a preservação do meio ambiente.
______________________________________________________________________
            c) (   ) O Brasil está numa zona de descontrole ambiental por contar que mais de 80% dos recursos provedores de energia não são renováveis.
______________________________________________________________________
            d) (   ) O Brasil não precisa mais investir em fontes alternativas de energia. Já atingiu a perfeição.
______________________________________________________________________
            3) Construa um texto dissertativo explicando medidas simples que possam ajudar a salvar o planeta.
ESCOLA MUNICIPAL “MARIA APARECIDA BARROS SANTOS”
LÍNGUA PORTUGUESA – PLANO DE AULA – 2º BIMESTRE
9º ANO
AULA 15
904 
DATA DE APLICAÇÃO: 19/06/2012
905
DATA DE APLICAÇÃO: 19/06/2012

SUSTENTABILIDADE:

FUTURO MELHOR REQUER ENERGIA
            Falar em desenvolvimento sustentável não é mais novidade. De uns anos para cá, só aumenta a quantidade de empresas, governos, ONGs e cidadãos que procuram incorporar ao dia a dia os princípios da sustentabilidade. As ações vão de hábitos que podem se tornar rotineiros na vida de qualquer pessoa, como fazer a coleta seletiva de lixo em casa, ou fechar a torneira da pia durante a escovação dos dentes, a medidas mais complexas e que demandam esforços conjuntos, como planejar e executar a exploração de recursos naturais de modo a garantir que não falte amanhã o que se tem hoje, mesmo que em abundância.
            Nesse sentido, o setor de energia é – ou deve ser sempre – exemplar. Ao lidar diretamente com a natureza no manejo de fontes que geram eletricidade, por exemplo, as empresas do segmento precisam ter um olho no presente e outro no futuro. Embora o Brasil tenha a confortável situação de contar, atualmente, com mais de 80% de sua matriz elétrica oriunda de recursos limpos e renováveis, o país não pode prescindir de reforçar e ampliar as fontes alternativas, como o vento, o sol e a biomassa.
            Em outra ponta, essas organizações também não podem medir custos ao cuidar das comunidades impactadas por projetos e mitigar eventuais reflexos no meio ambiente, aspectos fundamentais ao sucesso e à continuidade de suas operações. Investir de maneira permanente em tecnologias que assegurem eficiência energética, com a implantação de sistemas inteligentes de produção, transmissão, distribuição e consumo, é outra chave para que se obtenha êxito hoje sem comprometer o amanhã. E tudo isso tem de ser feito com reflexões e diálogo. (...)
(Texto extraído do Editorial do Informe Especial publicado no Jornal Estado de Minas, edição de sábado, 17 de dezembro de 2011)
           
            O texto acima nos introduz ao tema “Sustentabilidade”, que em outras palavras, significa: “Progredir sem destruir”. Após a leitura, responda as questões:
            1) De acordo com o texto, aproximadamente qual a porcentagem de energia produzida no Brasil provém de recursos limpos e renováveis?
            2) Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso e justifique TODAS as suas respostas:
            a) (   ) De acordo com o texto, só empresas podem praticar sustentabilidade.
            ________________________________________________________________
            b) (   ) De acordo com o texto, qualquer um pode  cuidar para a preservação do meio ambiente.
______________________________________________________________________
            c) (   ) O Brasil está numa zona de descontrole ambiental por contar que mais de 80% dos recursos provedores de energia não são renováveis.
______________________________________________________________________
            d) (   ) O Brasil não precisa mais investir em fontes alternativas de energia. Já atingiu a perfeição.
______________________________________________________________________
            3) Construa um texto dissertativo explicando medidas simples que possam ajudar a salvar o planeta.
SOBRE ISSO...
&
...AQUILO:
DE OLHO NO CINEMA:
  E
streou há pouco mais de uma semana “MADAGASCAR 3 – os procurados”. Nesta terceira parte da “saga Madagascar”, Alex, Melman, Gloria e Marty continuam em sua luta incessante para voltar a Nova York... mas, se você não sabe o porquê de eles terem saído da Big Apple, corra pra locadora ou então, leia o artigo abaixo...
MADAGASCAR
            No primeiro filme da série, Marty (uma zebra) está deprimido porque, ao completar 10 anos, sente que não viveu tudo o que deveria ter vivido. Ele vive enjaulado com outros animais no Zoológico Central de Nova York e sua distração é fazer esteira olhando para uma pintura na parede e imaginando como seria a vida na natureza. Seus amigos Glória (uma hipopótamo de bem com a vida), Melman (uma girafa macho hipocondríaca) e Alex (um leão totalmente metido a besta) fazem-lhe um bolo de aniversário e antes de apagar as velinhas Marty faz um pedido: quer ir para a natureza...
            Como pedido de aniversário é sagrado (pelo menos em filmes), Marty vê uma oportunidade de sair do zoológico e aproveita. Tentando salvá-lo dos perigos da maior cidade do mundo seus três amigos o seguem e acabam piorando a situação. Paralelo a isso, um grupo de macacos também resolvem fugir, assim como um quarteto de pinguins que já planejavam a fuga bem antes de Marty ter esse desejo.
            Seguindo à risca a Lei de Murphy, tudo dá errado e os animais são capturados e enviados para uma reserva florestal, mas no meio do caminho, Marty, Glória, Melman e Alex desembarcam forçados na paradisíaca MADAGASCAR. Um lugar cheio de encantos e... seres pirados. Entra em cena Rei Julien, soberano dos lêmures da ilha.
            Depois de muitos confrontos (inclusive entre eles mesmos) os quatro amigos descobrem que só poderão superar as intempéries da vida se estiverem unidos. No final, os macacos e os pinguins também desembarcam na ilha com um plano para todos voltarem aos EUA.
MADAGASCAR 2 – a grande escapada
            Depois de consertarem um antigo avião que havia caído na ilha, os pinguins se sentem prontos para voltar à Nova York, levando também os macacos, os quatro amigos do filme anterior e claro, Rei Julien e dois de seus fiéis servos.
            A viagem nem bem começa e... o avião despenca! Caindo na savana africana, os animais do zoológico passam a viver com animais de sua mesma raça, porém selvagens. Alex descobre suas origens reais, Glória é cortejada por um hipopótamo que se sente o máximo, Melman ganha a tarefa de “curandeiro” da aldeia e Marty se sente em casa ao lado de milhares de outras zebras totalmente iguais a ele, mas totalmente diferentes também! (Não entendeu? Assista ao filme!)
            Mas a boa vida na savana africana acaba quando a água acaba. Agora, limites serão testados, crenças colocadas à prova e Melman, Marty, Glória e Alex vão descobrir que, para conseguirem alguma coisa naquele lugar inóspito precisarão manter-se unidos. Mais unidos do que nunca.
            Depois de tanta confusão, um casamento: o líder dos Pinguins casa-se com uma boneca havaiana!
MADAGASCAR 3 – os procurados
            Os pinguins saíram em lua de mel prometendo voltar para buscar Melman, Alex, Glória e Marty. Porém, como estão demorando mais que o normal, os quatro amigos, juntamente com o insuportável Rei Julien e seus dois servos vão a Monte Carlo encontrar os pinguins e tentar voltar para Nova York.
            O que eles não sabiam é que associados, os pinguins e os macacos estão faturando fortunas nos cassinos do lugar. Depois de uma tentativa de resgate totalmente frustrada, os quatro amigos, os pinguins, os macacos, Rei Julien e seus dois capachos passam a ser procurados por uma caçadora implacável em toda a Europa. Para se livrar, eles pegam carona em um circo... onde a confusão realmente começa!!!
            Vale a pena assistir ao filme pela ótima qualidade audiovisual empregada, a trama bem elaborada, as piadas na hora certa (seguindo a linha dos filmes 1 e 2), além da inserção de novos personagens.
            A música-tema “Eu Me Remexo Muito” (I Like Movie) continua embalando a história, porém, agora com um mix de circo, que é a nova temática do filme.
            O final também é um atrativo à parte: Consegue concluir a história com primor, dando-lhe sentido, sem desprezar eventos ocorridos nos filmes 1 e 2. Poderia muito bem ser o “ponto final” da saga, ainda assim, consegue deixar um pequeno gancho para uma possível “parte 4”.
            Enfim, seja o fim da franquia ou apenas mais um capítulo da história, Madagascar 3 é uma boa pedida para um fim de semana ou qualquer outra ocasião. Mas atenção: Se você ainda não viu os filmes 1 e 2 ou se já viu há muito tempo, vale a pena assisti-los primeiro para depois ir ao cinema. Assim a história ficará mais “bem entendida”
            Curiosidades: O primeiro filme fez tanto sucesso que ganhou uma série denominada “Os Pinguins de Madagascar”. Na série, os quatro pingüins aprontam todas no zoológico de Nova York em missões nem tão secretas...
            No DVD do primeiro filme, há um bônus chamado “Os Pinguins de Madagascar em Uma Missão de Natal”. Nele, o pinguim Recruta é seqüestrado por uma velhinha lunática (a mesma que dá uma surra em Alex nos filmes 1 e 2) e os demais pingüins têm de salvá-lo.
            Ano passado foram lançados os DVD’s “FELIZ NATAL MADAGASCAR”, em que Alex, Melman, Marty e Glória têm que ajudar o Papai Noel a entregar presentes na Noite de Natal e “A NOITE TODA ANTES DO NATAL”, com alguns episódios natalinos (incluindo ‘Uma Missão de Natal’) com toda a turma dos filmes 1 e 2.
            A velhinha surtada que bate em Alex nos filmes 1 e 2 e seqüestra o recruta no especial “Uma Missão de Natal” não aparece no filme 3. No lugar dela, uma caçadora mais surtada e mais invencível tira o sono não só de Alex, mas de toda a turma.
... reticências...
por hoje é só galera! De olho nas notícias, no mundo da cultura e em qualquer lugar que possa interessar volto amanhã com mais novidades. Para a turma do Maria Aparecida mais aulas, para a turma em geral mais um texto sobre qualquer assunto que esteja circulando. Um abração a todos. Até mais!!!
Escreva para o BLOG APS
Acompanhe também o Facebook, o Twitter e o Orkut.
Antônio Pedro de Souza – Quarta-Feira, 20/06/2012