terça-feira, 26 de setembro de 2017

Hangar 677 Divulga Comunicado Público Sobre Morte em Evento


Carta foi publicada nesta terça-feira, no Facebook da empresa

O Hangar 677, casa de shows de Belo Horizonte, divulgou um comunicado na tarde desta terça-feira sobre os recentes fatos envolvendo a casa. A empresa ressaltou seu compromisso em proporcionar um ambiente de lazer seguro e reforçou algumas dicas de segurança e regras em vigência nas dependências do espaço.
Confira a íntegra da nota:
COMUNICADO HANGAR 677
Em 2015, quatro jovens se uniram para criar um espaço onde pessoas, como eles, pudessem encontrar amigos, desfrutar de entretenimento, arte, cultura e lazer. Assim nasceu a ideia de criar uma casa onde todos pudessem se divertir.
A iniciativa se mostrou acertada e, em 18 meses de funcionamento, cerca de 120 mil pessoas usufruíram dos mais de 100 eventos realizados no local e a casa tornou-se referência na noite belorizontina, tendo recebido prêmios pela iniciativa.
No entanto, três lamentáveis episódios, amplamente divulgados pela imprensa, estão tentando associar o nome da casa à violência, de uma forma bastante questionável.
No primeiro episódio um jovem se envolveu numa briga a mais de 500 metros de distância do local, mas as matérias foram ilustradas com fotos do Hangar 677, como se a casa fosse a responsável pelo conflito. Se um indivíduo que frequentou um estádio, um shopping ou um bar e, ao sair, se envolve numa briga de rua ou mesmo dentro de um desses estabelecimentos, a responsabilidade pelo acontecido é do estádio, do shopping ou do dono do bar?
Então perguntamos: qual é a nossa responsabilidade nesse episódio?
Ainda assim e depois disso, estendemos a segurança para toda a área externa da casa a fim de prevenir que fatos semelhantes se repitam.
No segundo episódio, alguns rapazes se envolveram numa briga por um motivo fútil e um deles saiu ferido. Os seguranças agiram para separar os brigões, a casa ofereceu socorro médico, mas o que saiu publicado foi somente a versão de quem nem estava lá para testemunhar o ocorrido. Mais uma vez perguntamos: a responsabilidade pelo acontecido é da casa pelo fato ter ocorrido em suas dependências ou dos rapazes que se envolveram na briga? Nós fizemos o que nos competia fazer, ou seja, separar os brigões e socorrer o ferido.
O certo é que, em nenhum dos episódios acima descritos, o Hangar 677 sequer foi arrolado em processos. Como era de se esperar.
No terceiro e mais triste dos episódios, um jovem perdeu a vida após ser denunciado por uso de drogas nas dependências da casa (o que não é permitido), seguido de conflito com a segurança contratada. Ainda não sabemos ao certo o que aconteceu – estamos aguardando o laudo do Instituto Médico Legal, mas independentemente do resultado, mais uma vez o nome do Hangar 677 foi exposto na mídia como sendo o responsável pelo acontecido, sem que os fatos estejam devidamente apurados e as responsabilidades imputadas.
Por tudo isso, sentimo-nos no dever de esclarecer a opinião pública:
· A empresa de segurança só foi contratada porque apresentou todas as credenciais para exercer a função, como a autorização de funcionamento emitida pela Polícia Federal;
· Apresentou certificado de treinamento da equipe;
· Por ser a maior e mais experiente do setor no mercado, sendo a responsável pelos principais eventos que ocorrem na cidade.
Diante da gravidade do fato acontecido, assim como fizemos no primeiro episódio, o Hangar 677 já tomou as seguintes providências:
· Contratação de uma nova empresa de segurança;
· Instalação de mais câmaras no interior e exterior da casa;
· A revista está ainda mais rigorosa;
· Criação de uma ouvidoria para funcionar em tempo real. Todos os clientes receberão instruções de como acioná-la, caso necessário;
· Afixação interna de cartazes contendo normas de comportamento estabelecidas.
Por fim, lamentamos profundamente tais episódios. Jamais incentivamos qualquer ato de violência fora e muito menos dentro da casa, pois isso é incompatível com a nossa atividade. Como dissemos no início, o Hangar 677 foi criado para proporcionar alegria, diversão, cultura e arte para os nossos frequentadores. E realizamos isso para mais de 120 mil pessoas que frequentaram nossa casa em 18 meses de funcionamento.
Muito mais que um local de espetáculos e diversão, a empresa gera cerca de 150 empregos diretos a cada evento realizado e outros 600 indiretos. Nossa atividade movimenta mais de 30 segmentos econômicos da cidade, como cias aéreas, locadoras de automóveis, postos de combustível, garçons, cozinheiras(os), motoristas (diversos), hotelaria, locadoras de palco, de som, iluminação, seguranças, carregadores, buffets, artistas, empresários, músicos, tendas, mobiliário, tapetes etc. Acima de tudo somos empreendedores e proporcionamos emprego e renda para centenas de famílias.
Queremos deixar claro para a opinião pública: não fugiremos às nossas responsabilidades. Não aquelas imputadas por alguma mídia ou pelos usuários de redes sociais. Acreditamos que os fatos serão devidamente apurados e responsabilizados por quem de direito e competência. Acreditamos na justiça. Nas raras vezes em que aconteceu um fato indesejado como esse, colaboramos plenamente com as autoridades.
Assim como os familiares da vítima, a nós só interessa a verdade dos fatos ocorridos.

Hangar 677