sexta-feira, 20 de agosto de 2010

BOLETIM... AULAS – N°13 – SEXTA-FEIRA, 20/08/2010

NOS EPISÓDIOS ANTERIORES DE ‘AULAS’:
Depois de livrarem o curso de uma dolorosa extinção, os alunos de Letras se viram em uma bagunça maior ainda.
Antecipação de formatura, matérias excluídas, enturmações mal resolvidas...
Mochilas presas no carro de colega...............
O que o futuro reserva para esses alunos?
***
A AULA DE HOJE FOI REGADA A MUITA DISCUSSÃO!
Já no primeiro horário, o texto de Michael Apple sobre “como a produção de batatas pode interferir na educação” foi amplamente discutido. Simplesmente saímos do Brasil, fomos para os EUA, de lá para a Indonésia conferir a produção de batatas, partimos para a Índia para conhecer os novos centros de chamadas (vulgos call centers) das grandes empresas e voltamos finalmente para o Brasil, relacionando os “call centers” de lá com os de cá.
Com perguntas às vezes embaraçosas, às vezes pertinentes, a aula acabou sendo mais um debate de opiniões do que uma reflexão sobre o tema proposto. E assim sendo, no melhor (quero dizer, no pior) estilo OT (operador de telemarketing) nós nos “estivemos sendo transferidos” para o segundo horário.
No segundo horário, a discussão (na verdade um trabalho em equipes) foi centrada na qualidade do ensino:
- O ensino de hoje é o mesmo de ontem?
- O ensino melhorou ou piorou?
- Como podemos ajudar a melhorar a qualidade educacional?
Enfim, com aulas mais amenas (?!), abordando tópicos diversos, encerramos esta sexta-feira...
Encerramos no que diz respeito ao conteúdo, digamos... didático. No que diz respeito aos acontecimentos paralelos... ainda a muito a contar. Fique agora com...
Os casos mais comoventes, mais assustadores, mais hilários. Tudo o que você não vai ver em uma aula normal!!!
‘Aulas’ apresenta:
HISTÓRIAS HORRIPILANTES DA FACULDADE – PARTE 2 – CASOS DE CHAVE.
(no Episódio anterior)
Estávamos indo para a biblioteca no intervalo das aulas, quando nossa grande amiga Keti (o apelido colocado aqui ontem foi retirado a pedido de nossa amiga. Como o blog APS respeita seus leitores, resolvi cortar aqui o apelido, mas quem quiser saber que apelido era, basta acessar o arquivo do blog, episódio de ontem. Mas vê se faz isso logo, pois pode ser que o apelido seja retirado de lá também) nos convidou gentilmente para colocarmos nossas mochilas no porta-malas do seu carro.
Após fechar a tampa do porta-malas de modo solene e em câmera lenta, nossa amiga Keti nos deu a notícia... a mais assustadora que poderíamos ter ouvido nesta manhã:
- Gente! Cadê a chave do carro? Acho que deixei dentro da bolsa, e deixei a bolsa dentro do carro!!!
***
Foi horrível. Tínhamos que ir para a Biblioteca e não poderíamos nos atrasar. Inicialmente o pânico pareceu não tomar conta da gente (ao contrário do que foi divulgado ontem). Ainda tínhamos a esperança de que a chave estivesse com ela. Não estava. Ela foi até o manobrista do estacionamento e perguntou se ele conhecia um chaveiro que pudesse nos ajudar. Não conhecia.
Fomos para a biblioteca. No caminho, um chaveiro, ao ser consultado, disse que cobraria ‘apenas’ R$30,00.
Depois do evento na biblioteca, voltei ao estacionamento e a turma ainda não estava lá. Estavam procurando chaveiros. Atualizei o blog e recebi um telefonema:
- Antônio. Sou eu. Aqui, estamos na lanchonete ‘Doce Meu’. Daqui a pouco você passa aqui pra pegar sua mochila por que meu pai ‘tá’ vindo com a chave reserva.
Fui à lanchonete. Lá encontrei nossos amigos Ferdinando, Elidiane, Michele e Cristina que me puseram a par de todo o caso. Segundo eles, ao saírem da biblioteca procuraram vários chaveiros que cobrariam a ‘bagatela’ de R$50,00 para abrir o carro. Nenhum deles conseguiu. Keti então chamou o pai. Enquanto aguardava, outro chaveiro tentou abrir. Não conseguiu. Keti perguntou:
- O senhor não vai trocar o segredo vai?
- Não vou nem responder – disse ele.
Gatos brigavam em volta do carro (ontem mencionei sobre gatos, mas não os tinha visto. Apenas fiz uma comparação com situações sobrenaturais, hoje fiquei sabendo que sim, havia gatos no local).
Keti pediu então, encarecidamente, que os amigos a aguardassem na rua pois o pai dela xingaria MUITO.
Dito e feito! O pai de Keti deu uma bronca monstruosa na moça. Depois da sessão de xingos, ela nos chamou e nos devolveu as bolsas.
Tudo acabou se transformando numa história engraçada. Mas que foi um aperto viver aquilo tudo... ah! Isso foi. Keti ainda disse que “o carro só me dá problemas”, expressão que revidamos assim: “ah! Claro. É o carro que bate sozinho, é ele quem diz ‘olha, vou me trancar sozinho’, etc, etc, etc.”
Enfim, enchemos muito a paciência da nossa amiga. Zoamos muito com ela e é por isso que estou colocando aqui este texto.
Keti, não se preocupe. Isso pode acontecer com qualquer pessoa. Por exemplo, teve uma vez que eu deixei minha mãe presa em casa...
Quer saber como essa história termina? Leia no próximo Boletim!!!
(seguinte: Vocês todos sabem que eu sou mais enrolado que rolo de barbante. Então, se eu não atualizar o blog amanhã, não se preocupem. Farei todo o possível para atualizá-lo, mas... de qualquer modo, deem uma olhada nele amanhã pra ver se eu consegui, finalmente, quebrar esse tabu)
***
CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS:
VOCÊ SABE QUEM É O ED?
O DIA EM QUE O ANTÔNIO PRENDEU A MÃE EM CASA...
O PAI DO ANTÔNIO TAMBÉM TRANCOU O CARRO COM A CHAVE DENTRO...
GATA COM CRISE EXISTENCIAL: SEXTA-FEIRA 13 BRIGA COM ANTÔNIO E SE DEFENDE “ELE ME DISCRIMINOU”
ATÉ MAIS!!!
NOTÍCIA URGENTE!!!
PESSOAL, RECEBI UM E-MAIL DA COLEGA LETÍCIA SOBRE UM EVENTO NA UFMG VALENDO CERTIFICADO: CONFIRAM NA ÍNTEGRA:
No dia 27 de agosto (sexta-feira), das 18 às 20 horas, na FALE/UFMG, o tema será Leituras da natureza: o projeto Ninho dos Bichos. A expositora é Maria Antonieta Pereira, professora aposentada da Faculdade de Letras da UFMG, integrante da Coordenação da Associação Cultural Teia de Textos e do projeto Ninho dos Bichos. A debatedora é Mariana Licéia, professora, integrante da Coordenação da Associação Cultural Teia de Textos e participante do projeto Ninho dos Bichos. A partir da experiência concreta de proteção de animais de rua em curso no projeto focalizado, nossas convidadas proporão uma análise reflexiva sobre os sete saberes necessários à educação do futuro, tal como formulados por Edgar Morin. Considerarão as mudanças de paradigmas que marcam os processos ligados à produção de conhecimento, à formação de leitores e ao exercício da cidadania, no cenário da contemporaneidade, com especial atenção às teorias de rede, ao biocentrismo, à cultura da paz e ao surgimento de partidos políticos voltados à defesa dos animais.
27/08 (SEXTA-FEIRA) 18h
Leituras da natureza:
o projeto Ninho dos Bichos
Maria Antonieta Pereira
Professora aposentada da Faculdade de Letras da UFMG; Integrante da
Coordenação da Associação Cultural Teia de Textos e do projeto Ninho dos Bichos
Mariana Licéia
Professora; Integrante da Coordenação da Associação Cultural Teia de Textos;
Participante do projeto Ninho dos Bichos
Local: FALE/UFMG - sala 3053
Campus Pampulha – Av. Antônio Carlos, 6627

PARCERIA: Faculdade de Letras da UFMG
Cada vez mais, os debates do Fórum consolidam-se como ricas oportunidades de reflexão sobre as leituras necessárias a uma melhor compreensão do momento atual. Por isso, gostaríamos de contar com sua participação e sua valiosa ajuda na divulgação do evento. Sinta-se à vontade para reenviar esta mensagem e utilizar o cartaz anexo.
Detalhes sobre os debates do Fórum: ENTRADA FRANCA; EMISSÃO DE CERTIFICADO; NÃO É NECESSÁRIO FAZER PRÉVIA INSCRIÇÃO.
Para mais informações, acesse www.teiadetextos.com.br/.
Agradecemos-lhe a atenção e a colaboração e ficamos na expectativa de sua presença.
Cordialmente,
Anderson Higino
Associação Cultural Teia de Textos
Fórum de Ensino de Leitura
www.teiadetextos.com.br/
AGORA SIM, ATÉ MAIS!!!
APS