quarta-feira, 18 de maio de 2016

60 mil pessoas assistem aos shows do Festival Brasil Sertanejo 2016


Apresentações inéditas e espaços inovadores marcaram o fim de semana



A segunda edição do Festival Brasil Sertanejo, assim como em 2015, foi sucesso de público e crítica. Nos dois dias de evento, cerca de 60 mil pessoas curtiram os shows que entraram para a história do Gigante da Pampulha. Não era pra menos: para que tudo funcionasse, o trabalho começou meses antes, ainda em 2015.
Após a primeira edição, em 09 de maio do ano passado, ficou claro que o Festival se repetiria este ano. O grande desafio seria atender a expectativa do público, que já conhecia o formato e inovar para tornar esta edição ainda melhor que a anterior.
A primeira notícia publicada sobre o Festival 2016 saiu na coluna HIT, do jornal Estado de Minas, em 11 de novembro de 2015. À época, as datas previstas ainda eram 8 e 9 de abril. A partir daí, o Brasil Sertanejo caiu nas graças da mídia, com notícias publicadas quase que diariamente em diversos veículos de várias partes do estado, fato que passou a chamar também a atenção da mídia nacional.
Após uma reformulação no projeto, as datas foram alteradas para 14 e 15 de maio e o trabalho de divulgação se intensificou. A expectativa aumentou quando foram anunciadas oficialmente as atrações e, pouco depois, quando algumas dessas atrações prometeram trazer seus shows inéditos para Belo Horizonte.

Estrutura
Para a realização do Festival, foi preparada uma estrutura gigante: dois palcos com 16 metros


de altura, pesando 10 toneladas cada; 20 mil metros de cabos elétricos; 70 mil litros de cerveja; 50 mil litros de refrigerante e 40 mil litros de água. Para garantir a segurança e dar o apoio necessário aos fãs, foram contratados 500 vigilantes e 120 brigadistas.
Espaços
Variedade na hora de escolher o melhor local para assistir aos shows. Assim foi o Festival Brasil Sertanejo. O público podia escolher a Pista ou o setor Premium com ingressos mais acessíveis e telões que deixavam os fãs “mais perto” de seus ídolos. Os dois setores contavam com serviço de bar e alimentação, além de banheiros. A estudante de jornalismo Wanda Meira elogiou o setor Premium: “estava muito organizado.” Sobre os shows, ela destacou o encontro entre Bruno & Marrone e Chitãozinho & Xororó: “foi o melhor show que eu fui na vida!”
Além da Pista e da Área Premium, havia ainda os camarotes: Nosso Botequim, FrontStage e É O Amor. A atendente de casa lotérica Fabiane Patrícia Gomes esteve no Nosso Botequim e elogiou os serviços de bar e alimentação: “fomos muito bem servidas. Além disso, a localização estava ótima. Foi, de longe, o melhor Festival que eu já participei.”
Quem esteve no FrontStage pôde chegar mais perto do palco, e até “passar por baixo” dos cantores, já que havia uma passarela que permitia um acesso mais próximo dos artistas.
No Camarote É O Amor, do cantor Zezé di Camargo, diversas celebridades assistiram aos shows, entre elas a vencedora da edição 2016 do Big Brother Brasil, Munik, e o casal sensação da edição: Matheus e Cacau. Também marcaram presença por lá a dupla César Menotti & Fabiano e o radialista e deputado Mário Henrique Caixa.
Havia ainda os Lounges, cujos ingressos se esgotaram uma semana antes do evento. Alguns membros da equipe da TV Globo, Jornais O Tempo e Super Notícia estiveram por lá.


No domingo, dia 15, um novo espaço foi criado: o Camarote Legend, espaço exclusivo para adolescentes entre os 12 e 17 anos. O local atraiu a atenção da moçada que queria curtir os shows universitários, mas não tinham idade para entrar nos demais setores. Quem cobriu a festa no local foi Bianca Castro, apresentadora do webprograma Bia Top Teen.
Shows
De nada, porém, adiantaria tamanha estrutura e tantos espaços, se as atrações não fossem boas. E nesse quesito, a produção, liderada por Cristiano Carneiro, da Nenety Eventos e o empresário João Wellington acertou em cheio: dividido entre Clássicos e Universitários, o Festival Brasil Sertanejo trouxe para Belo Horizonte uma gama de artistas que garantiram a qualidade do evento.
Abriram o Festival no sábado os cantores Leonardo & Eduardo Costa, com o show Cabaré, no qual os artistas cantam músicas de ambas as carreiras, mais clássicos do universo sertanejo. Tudo em um cenário que lembra os antigos e animados cabarés. Antes do show, durante uma entrevista ao programa Balada Country, apresentado por César Resende, na BHNews TV, os cantores ganharam uma garrafa de cachaça e não se fizeram de tímidos: abriram e tomaram um gole cada um na frente das câmeras. O momento foi parar na coluna social do jornalista Felipe
Pedrosa. No meio do show, os cantores homenagearam o público mineiro, dizendo ser este “um dos públicos mais acolhedores do Brasil.” Em um momento de descontração, eles cantaram parabéns para uma das dançarinas que estava aniversariando.

           Após o Cabaré, a dupla Chitãozinho & Xororó subiu ao palco acompanhada por Bruno & Marrone. Era o show ‘Clássico’, projeto recém-gravado pelos artistas e que escolheu Belo Horizonte para iniciar a turnê. No repertório, grandes composições das duas duplas, como Fio de Cabelo (Ch&X) e Dormi na Praça (B&M), além de clássicos do gênero. Durante a entrevista, Xororó disse que a ideia desse projeto surgiu há cerca de dois anos, quando as duplas se encontraram no Rodeio de Barretos. Ano passado, porém, os artistas estavam envolvidos com trabalhos próprios e só agora puderam pôr em prática a tão aguardada parceria. O show era um dos mais esperados e emocionou o público.

Encerrando a primeira noite, os irmãos Zezé di Camargo & Luciano cantaram seus grandes sucessos, como ‘É o Amor’, ‘No dia em que saí de casa’, ‘Pare’ e ‘A Ferro e Fogo’. Marcou a noite a superação de Luciano que, horas antes do show, sofreu um acidente e fraturou duas vértebras. Medicado, o músico não cancelou o show: “o prazer de cantar para um público como o de Minas Gerais supera a dor”, disse em entrevista.
O segundo dia começou com a dupla Jads & Jadson. Pontuais, os artistas subiram ao palco exatamente às 17h20. Logo depois, Gusttavo Lima iniciou sua apresentação. Na metade do show, um robô gigante deu às caras no palco, enquanto Gusttavo bancava o DJ: o público vibrou.
Um pouco mais tarde, Henrique & Juliano cantaram seus sucessos para os fãs. Os artistas estiveram presentes na primeira edição do Festival Brasil Sertanejo, em 2015, e no Aquecimento, promovido em abril deste ano, no Espaço Só Marcas. Em clima de descontração, eles falaram aos jornalistas sobre o prazer de cantar no Festival: “é algo maravilhoso. Não tem explicação.”


Quem também se animou o Luan Santana, que encerrou o Festival. Durante entrevista, ele disse que “desta vez, Nenety e João Wellington se superaram. A estrutura e a organização estavam acima das expectativas.” Assim como o projeto ‘Clássico’, do dia anterior, Belo Horizonte foi uma das primeiras cidades a receber o show da turnê ‘A Caixa’, novo trabalho de Luan Santana.
Mídia
Notícia desde o fim de 2015, a segunda edição do Festival Brasil Sertanejo foi destaque nos principais jornais e revistas de Minas Gerais e de outros estados. Portais na internet e emissoras de TV também divulgaram os shows. Durante o evento, emissoras como Record e Alterosa/SBT estiveram presentes para levar aos fãs que ficaram em casa o melhor dos dois dias de festa.
Encerramento

O Festival Brasil Sertanejo 2016 foi encerrado após o show de Luan Santana, no domingo, 15, por volta das 23h40. Nos fãs que curtiram e na equipe de jornalistas que trabalhou durante os dois dias ficou o gostinho de “quero mais” e a torcida pela terceira edição, em 2017...