domingo, 16 de abril de 2017

[CRÍTICA] A Obra de Arte de Thiago Cazado

Foto: Antônio Pedro de Souza

“Enquanto Todos Dormem” é como um vinho: o passar do tempo só o faz ficar melhor...

Thiago Cazado está em Belo Horizonte com a peça “Enquanto Todos Dormem”. Sucesso de público e crítica em 2016, ano de estreia, a peça correu o Brasil e conquistou fãs em diversas partes. Com a repercussão, virou livro e garantiu uma segunda temporada para este ano.
Com isso, a agenda de Thiago e de sua competente equipe, passou a ficar cada vez mais apertada. Afinal, além da peça, a empresa Maca Entretenimento, dirigida por Cazado, é responsável pela produção dos curtas LikePara Eric, Tenho Local, Gorjetas e, recentemente, o longa Sobre Nós, que vem conquistando o público internacional.
Qual o segredo do sucesso? O artista brasiliense garante que é “trabalhar muito” e “fazer com amor o seu trabalho”.
Thiago ressalta que, ao escrever Enquanto Todos Dormem, pensava em uma história que ele mesmo gostaria de ver nos palcos. Talvez, por isso, tenha conseguido se aproximar tanto do público e construir uma obra que agrade tanto. Por vezes, são abertas sessões extras do espetáculo nas cidades por onde a companhia passa. Na maioria dos casos, a casa está cheia.
Foi essa aceitação do público que atraiu, ainda no começo da trajetória da peça, uma editora paulista, que decidiu levar o roteiro ao público. Enquanto Todos Dormem virou livro, ricamente ilustrado com fotos da apresentação.
O fato é que hoje, quase um ano após a estreia em Belo Horizonte, podemos perceber que a obra criada por Thiago Cazado é como um vinho: com o tempo, só melhora. O roteiro, ágil e coerente com a proposta, acompanha a vida dos recrutas Luiz e Pedro, num ambiente Pré-Segunda Guerra Mundial.
Os atores João Gott e Thiago Cazado concedem entrevista pouco antes da apresentação em Belo Horizonte
Foto: Antônio Pedro de Souza

Aos poucos, os solitários soldados encontram na companhia mútua, a força que precisam para sobreviverem ao medo da guerra e à hostilidade presente no quartel. Companhia vira amizade, amizade vira amor, amor vira medo... e é esse medo de quebrar o padrão existente que vai nortear a trama.
A história, contudo, não é pessimista. Enquanto Todos Dormem traz uma mensagem de esperança de um futuro melhor. Numa das falas, o personagem Pedro diz: “Hoje em dia, vejo casais gays de mãos dadas na praça, no parque, no shopping, em qualquer lugar.” Essa fala representa o contraponto existente entre o período mostrado na peça e os avanços que a sociedade teve nos dias atuais, lembrando que ainda é possível – e preciso – evoluir mais.
Sem entrar em detalhes, podemos dizer que o final da peça é redentor para os dois personagens. É a hora da grande verdade, da concretização do grande amor, que foi construído durante toda a apresentação.
Não há como não se emocionar com o desfecho da obra.
Outro ponto que vale ser destacado é o compromisso de todos os envolvidos no espetáculo: da sincronia entre os atores Thiago Cazado e Paulo Gott, à coordenação da produtora Marina Falcão, passando pelos operadores de áudio e luz. Todos se empenham para que a sessão seja a melhor possível.

Além dos Palcos
Além de Enquanto Todos Dormem, Thiago Cazado escreveu e dirigiu os curtas Like, Para Eric, Tenho Local e Gorjetas. Todos disponíveis no canal da Maca Entretenimento, no YouTube.
Em 2016, a empresa gravou seu primeiro longa-metragem: Sobre Nós, também disponibilizado na internet. O sucesso de Sobre Nós, no entanto, ultrapassou as fronteiras do Brasil e conquistou países da Europa. Um blog francês o classificou como “A história de amor gay mais bonita que você verá este ano”. Tal afirmação não passou despercebida e a distribuidora OutPlay Filmes entrou em contato com a equipe de Thiago, assinando um contrato para distribuição internacional.
O próprio Thiago se espanta com a situação: “’Sobre Nós’ está tomando uma proporção que nem eu sou capaz de adivinhar ou imaginar o seu futuro”, diz sorrindo.
Cazado também produziu o disco de música eletrônica Bandits. Sobre o trabalho, ele diz se tratar de um “hobby” e acrescenta: “Gosto de brincar com os equipamentos musicais e criar novos sons. É uma coisa íntima, mas resolvi mostrar um pouco disso ao público.”

Futuro
A qualidade do trabalho de Thiago e sua equipe é atestada a cada nova apresentação de suas peças ou a cada lançamento de um trabalho. Entre os futuros projetos, Cazado destaca a continuação da turnê Enquanto Todos Dormem por várias capitais brasileiras até o fim do ano e a gravação de um novo longa: Meninos Maus começa a ser rodado em junho...

Serviço
            Quem não assistiu à peça neste sábado, 15 de abril, terá duas novas oportunidades neste Domingo de Páscoa: o espetáculo estará em cartaz às 18h e às 20h no Cine Theatro Brasil Vallourec, Praça 7, Centro de Belo Horizonte.

Vídeo
            O artista concedeu uma entrevista ao “Bom Dia, Mundo!” deste domingo. Assista no link abaixo:
Clique aqui para assistir ao "Bom Dia, Mundo!" deste domingo, 16/4/2017

Arquivo
            Desde 2015, Thiago Cazado foi tema de várias matérias do Blog APS. Relembre nos links abaixo:
“Enquanto Todos Dormem” está de volta a Belo Horizonte

Thiago Cazado anuncia lançamento musical

Thiago Cazado surpreende fãs com o lançamento de “Gorjetas” nesta quarta-feira

Sobre o espetáculo “Enquanto Todos Dormem”

“Enquanto Todos Dormem” sob o olhar do seu criador: Thiago Cazado

Espetáculo “Enquanto Todos Dormem” chega a Belo Horizonte

Crítica “Relatos Não Oficiais Sobre o Andar 43”

Entrevista com Thiago Cazado sobre o “Andar 43”

Citação feita no texto “Os Doze Trabalhos de APS”