quarta-feira, 28 de setembro de 2011

BLOG APS – EDIÇÃO DE 29/09/2011

BLOG APS – EDIÇÃO DE 29/09/2011
DEPOIS DE MESES sem atualização, o Blog APS voltou anteontem, falando de cultura, educação e outros assuntos que aparecerem por aí.
Sejam bem-vindos de volta ao BLOG APS!!!

Mensagem Bíblica:
“Deus disse: 'Produza a terra plantas, ervas que contenham semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie e o fruto contenha a sua semente.' E assim foi feito. A terra produziu plantas, ervas que contém semente segundo a sua espécie, e árvores que produzem fruto segundo a sua espécie, contendo o fruto a sua semente. E Deus viu que isso era bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o terceiro dia. Deus disse: 'Façam-se luzeiros no firmamento dos céus para separar o dia da noite; sirvam eles de sinais e marquem o tempo, os dias e os anos; e resplandeçam no firmamento dos céus para iluminar a terra.' E assim se fez.
Extraído de A BÍBLIA SAGRADA – GÊNESE – CAPÍTULO 1 – VERSÍCULOS DE 11 A 15.

Variedades:
TV:
Ontem eu falei aqui que a Rede Globo ganhou o Emmy pela cobertura jornalística da retirada dos traficantes no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro em 2010. O interessante é que, nos últimos anos, o Jornal Nacional foi indicado nove vezes para o prêmio, sempre por notícias sobre tragédia: Atentados Terroristas, Enchentes, Acidentes, Apagões, entre outros. A primeira vez que foi indicado por uma boa notícia, levou a estatueta. Quem disse que boas notícias não dão audiência???
CINEMA:
Em cartaz, PREMONIÇÃO 5 (FINAL DESTINATION 5), a mais nova sequência da série Premonição. A história é basicamente a mesma: Antes de uma catástrofe, alguém tem uma visão e consegue salvar algumas pessoas. Tudo fica bem até que, alguns dias depois a Morte volta para buscar todos aqueles que escaparam. Vale lembrar que, a cena de abertura é sempre um espetáculo à parte, e, nestes cinco filmes teve de tudo: acidente de avião (filme 1), acidente de carro (filme 2), acidente em uma montanha russa (filme 3) e acidente em um a pista de corrida (filme 4). No filme 5, a tragédia inicial fica por conta da queda de uma ponte suspensa...
MÚSICA:
Depois de grande sucesso editorial, o livro Ágape (Padre Marcelo Rossi, Editora Globo) sai em cd. O Ágape Musical vem com a mesma proposta do livro: evangelizar o maior número de pessoas possível. E parece que está dando resultado. Em tempo, vale lembrar que o Programa Momento de Fé, apresentado pelo Padre Marcelo na Rádio Globo, de segunda a sábado às 9 da manhã, está sendo reprisado às 17:00. Vale conferir.
TEATRO:
De 30/09 a 02/10, o Teatro Alterosa apresenta a peça “Comi uma galinha e tô pagando o pato” com Carlos Nunes. A comédia não é inédita, mas vale a pena pagar o pato...
Língua Portuguesa:
Atenção galera do “Maria Aparecida”!!! Tem revisão na área!!!!
Esta semana, teremos prova bimestral, entrega de trabalhos e muitos pontos em jogo. Segue abaixo uma revisão do que vimos até agora e que, certamente, será cobrado na prova. Boa Sorte!!!
6º ano:
Vale lembrar que adjetivos uniformes, possuem apenas uma forma para os gêneros femininos e masculinos. Exemplos: Otimista (O otimista, a otimista), Jovem (O jovem, a jovem), Feliz (menina feliz, menino feliz), Fácil (Questão Fácil, Exercício Fácil).
Substantivos são as palavras usadas para nomear seres e objetos. Há substantivos comuns (usados para nomear seres em geral), próprios (para nomes de pessoas e lugares), concretos (para seres e objetos com uma imagem formada), abstratos (para seres sem imagem definida), simples (feito por palavras de apenas 1 radical), compostos (palavras com dois ou mais radicais), primitivo (que não tem nenhuma palavra antecessora) e derivados (que são originados de outras palavras.
Há ainda os coletivos, que designam vários seres de uma mesma espécie. Por exemplo, Enxame → Abelhas, Alcateia → Lobos, Cordilheira → Ilhas.
8º ano:
Vale lembrar que NÃO USAMOS CRASE antes de substantivos masculinos e antes de nomes históricos.
Entre as palavras que sofreram alteração após a Reforma Ortográfica, estão:
Pára-quedista, que passou a ser escrita Paraquedista
Jóia, que passou a ser escrita Joia
Jibóia, que passou a ser escrita Jiboia.
AGENDA → (ESCOLA MARIA APARECIDA BARROS SANTOS)
QUINTA-FEIRA, 29/09/2011 → 3º HORÁRIO: APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS 3 E 4 DA TURMA 805
SEXTA-FEIRA, 30/09/2011 → 1º HORÁRIO: ENTREGA DOS TRABALHOS DA TURMA 604
2º HORÁRIO: APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS 5 E 6 DA TURMA 805
→ AUTO-AVALIAÇÃO
→ 3º HORÁRIO: APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS 5 E 6 DA TURMA 804 /// ENTREGA DE TRABALHOS DESTA TURMA
→ 4º HORÁRIO: ENTREGA DOS TRABALHOS DA TURMA 805
→ 5º HORÁRIO: PROVA BIMESTRAL DE LÍNGUA PORTUGESA
→ ENCERRAMENTO DO 3º BIMESTRE LETIVO
SÁBADO, 1º/10/2011 → CONSELHO DE CLASSE
SEGUNDA-FEIRA, 03/10/2011 → INÍCIO DO 4º BIMESTRE LETIVO


    • PRÉVIA DO 4º BIMESTRE -
6º ANO:
AULA 01 → Relato de Viagem e Diário de Viagem – Introdução
AULA 02 → Textos sobre Viagem
AULA 03 → Exercícios sobre o tema
AULA 04 → Produção de Texto: Relato de Viagem
AULA 05 → Artigo e Numeral
AULA 06 → Literatura: A história da literatura /// Trabalho para o feriado.
8º ANO:
AULA 01 → Nova Ortografia: V, X, Z
AULA 02 → Substantivos: Concreto, Abstrato, Comum, Próprio, Simples, Composto, Primitivo, Derivado.
AULA 03 → Substantivos: Coletivo
AULA 04 → Palavras Substantivadas, Flexão dos substantivos.
AULA 05 → Gêneros Textuais: A, B, C
AULA 06 → Literatura: A história da literatura /// Matéria para o feriado.

Por hoje é só. Acompanhe-me também pelo Facebook, Twiter, Orkut, MSN e escreva para

APS – 29/09/2011
(edição fechada às 22:57:17 de 28/09/2011)