quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O PRIMEIRO DIA


O PRIMEIRO DIA
            “Foi dada a largada. Logo avistaremos a linha de chegada. Vamos lá?”. Desta maneira, encerrei meu texto ‘Dramas de Novembro’ (blog APS – 1º/01/2013). E é assim que começo esta nova reflexão.
            Primeiro dia de aula. Saudades do meu tempo de escola. Tempos em que o primeiro dia era ansiado por semanas a fio. Recomeçar, renovar, recordar, enfim... reiniciar e ao mesmo tempo iniciar uma nova etapa em nossas vidas.
            Tudo muda e tudo parece igual. Essa é a grande magia que as escolas emanam nesta data.
            Mudamos, amadurecemos, mas permanecemos os mesmos. Só que melhores. A cada “primeiro dia” de aula, uma nova experiência. Um novo sentimento.
            Hoje, pela terceira vez, tive meu “primeiro dia” como professor. A escola é a mesma, alguns colegas são novos, outros são velhos conhecidos. Mas a experiência é totalmente nova.
            Bem mais calmo que nos anos anteriores, entrei na sala e olhei para a turma. Alguns, já conhecidos, outros, terei prazer em conhecer no decorrer do ano.
            A vida passa, tudo muda, mas este sentimento de desafio vivido no primeiro dia de aula é inconfundível.
            Embora mais calmo, um friozinho na barriga é essencial. Dúvidas sempre pairam em nossa mente: “Conseguirei a atenção da turma? Darei conta do ensino este ano? Saberei separar vida profissional e pessoal?”.
            Aos poucos, estas dúvidas serão substituídas por outras: “Vai dar pra passar todo o conteúdo? Fulano vai passar de ano? Serei recontratado ano que vem? O salário já saiu?”
            Enfim, ser professor é como estar em uma montanha-russa. Há altos e baixos, voltas, retração, aceleração... mas a cada dia que passa, aprendemos mais e vivemos mais momentos que se tornarão... INESQUECÍVEIS.
            Inesquecíveis como quando pegamos nosso primeiro boletim na escola. Inesquecíveis como quando aplicamos nossa primeira prova, quando damos nossa primeira nota, quando participamos da primeira reunião, quando recebemos o primeiro sorriso de um aluno, quando recebemos a primeira provocação de um aluno...
            Inesquecíveis como... o primeiro dia de aula.
Antônio Pedro de Souza
06/02/2013