sexta-feira, 29 de julho de 2016

“Enquanto Todos Dormem” sob o olhar de seu criador: Thiago Cazado


Com casa cheia em BH, diretor do espetáculo conta ao Blog APS detalhes do enredo, adianta os próximos projetos e afirma: ‘por ser desafiador, é que as ideias ficam mais interessantes’

Estreia nesta sexta-feira em Belo Horizonte o espetáculo “Enquanto Todos Dormem”. Com casa lotada para as três sessões, a peça promete repetir em terras mineiras o sucesso que faz em outras praças, como São Paulo. Na capital mineira desde o meio da semana, o roteirista, diretor e protagonista Thiago Cazado reservou um tempinho para conversar com o Blog APS sobre o projeto. Thiago contou sobre os desafios, a inspiração, os próximos projetos da MACA Entretenimento e ainda comparou “Enquanto Todos Dormem” com “Relatos Não-Oficiais Sobre o Andar 43”, espetáculo que esteve em cartaz em Belo Horizonte em 2015:


Foto: Marcus Valdetaro
BLOG APS: Quais foram as inspirações para a peça?
Thiago Cazado: Eu não tenho consciência total de onde veio a inspiração. Eu me envolvi com este tema relacionado a um "amor proibido" e as fronteiras que os personagens precisam atravessar para vivê-lo plenamente. Imaginei como deveria ser desafiador para dois jovens rapazes, recrutas do exército, viver um amor em 1938. A história foi ganhando força em minha mente e eu vi que valia uma peça!

BLOG APS: "Enquanto todos dormem" é um texto de época. Quais foram os maiores desafios para levar ao palco o cenário e o contexto histórico de 1938?
Thiago Cazado: Foi preciso usar de criatividade para transportar o público para este cenário. Mas, justamente por ser desafiador, é que as ideias ficam mais interessantes. Utilizamos de recursos na trilha sonora, efeitos de luz e etc. O teatro é um bom lugar para abusar do "faz de conta". A plateia entende e aprecia o elemento "lúdico".

BLOG APS: Em 2015, quando a peça "Relatos Não Oficiais Sobre o Andar 43" esteve em BH, você disse ao Blog APS que "escrevia com mais força" ao observar certos movimentos que tomavam conta do Brasil, como as Manifestações de 2013, por exemplo. Para conceber "Enquanto Todos Dormem" você também se utilizou da observação de algum momento político ou cultural?
Thiago Cazado: Neste caso não. "Relatos" era uma clara reação aos modos extremistas e autoritários de se pensar. Já em "Enquanto Todos Dormem", o espetáculo se concentra em ir fundo em uma história de amor e aos conflitos particulares dos personagens. É uma peça sobre amor. Mas, sem dúvidas, por ser um espetáculo que traz dois homens, militares e apaixonados entre si, gera discussões, contribui na visibilidade de relações homoafetivas e, desta forma, exerce uma função social.

BLOG APS: Você pode nos adiantar algumas informações sobre os projetos "Tenho Local" e "Sobre Nós?"
Thiago Cazado: Estamos muito felizes com o "Tenho Local". O curta atingiu 300 mil views no Youtube muito recentemente e se transformará em um Longa. Mas nosso primeiro longa será o "Sobre nós". O filme se passa em dois tempos e conta a história de amor vivida por dois jovens rapazes. O meu personagem, Diego, se transforma em um cineasta e resolve roteirizar esta relação que ele viveu e nunca esqueceu. É um filme bonito.  Ele será lançado no segundo semestre em algumas salas de cinema pelo país, antes de ser disponibilizado na internet.

BLOG APS: Quais os próximos projetos da MACA Entretenimento? 
Thiago Cazado:  Vamos rodar com "Enquanto Todos Dormem" durante todo o ano de 2017 pelo país e filmaremos mais um curta e mais um longa em 2017 também. Tem muita coisa por vir!  Já estou ansioso!

***

Além das três sessões de “Enquanto Todos Dormem” no Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec, os fãs poderão participar do lançamento do livro homônimo – que traz o roteiro da peça e fotos exclusivas -. O lançamento, seguido de sessão de autógrafos, acontece neste sábado, das 17h às 21h na Livraria Leitura do Shopping Pátio Savassi.
______
“Enquanto Todos Dormem”
Ficha Técnica:
Texto e direção: Thiago Cazado
Elenco: Renan Mendes e Thiago Cazado

Assistente de direção: Luiza Pomar
Produção: Marina Falcão
Produtor associado: Mauro Carvalho
Cenografia: Armando Araújo
Iluminação: Ludmila Maria
Trilha sonora: Joaquim Menezes
Contra-regra: Maria Soares
Fotografia: Marcus Valderato
Realização: Maca Entretenimento

***

Serviço:

Espetáculo:
Datas: 29 a 31 de julho, sexta a domingo
Horários: Sexta e sábado às 21h | Domingo às 20h
Local: Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil
Av. Amazonas, 315 – Centro, Belo Horizonte – MG, 30180-000
Ingressos: ESGOTADOS
Classificação indicativa: 16 anos.
Mais informações na bilheteria:  (31) 3201 5211 ou (31) 3243 1964

Lançamento do livro Enquanto Todos Dormem e sessão de autógrafos com o ator Thiago Cazado
Data: 30 de julho, sábado
Horário: 17h às 19h
Local: Livraria Leitura do Pátio Savassi – Av. Contorno, 6061, Savassi
Entrada franca
Assessoria de Imprensa: Grupo Balo de Comunicação – www.grupobalo.com
Heberton Lopes – hlopes@grupobalo.com – (31) 3077 0606 | (31) 98988 7616

***

PREVIEW:
Confira o vídeo de divulgação de “Enquanto Todos Dormem”:



***

MEMÓRIA:
Leia a entrevista concedida por Thiago Cazado ao Blog APS em 2015, quando a peça “Relatos Não Oficiais Sobre o Andar 43” esteve em cartaz em Belo Horizonte:

Leia a crítica do Blog APS à peça “Relatos Não Oficiais Sobre o Andar 43”:

***