segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O ABRAÇO (DE URSO) DA EDUCAÇÃO


O ABRAÇO (DE URSO) DA EDUCAÇÃO
            Depois de um ano inteiro reclamando da atual administração pública da minha querida cidade de Vespasiano, eu juro que tentei ser mais ameno e tentar ver o lado bom das coisas.
            Fiz de tudo para enxergar o 3º ABRAÇO DA EDUCAÇÃO com um olhar diferenciado e ressaltar os pontos positivos. Infelizmente, para minha própria surpresa, o evento foi pior do que eu esperava e não tive outra opção senão reclamar da situação.
            Pra começar, o horário: se não haveria funcionamento das escolas municipais durante o dia 04/02/2013, por que não realizar o evento no período da manhã ou da tarde? Afinal, já estaria dentro do horário de costume dos funcionários. Em seguida, é claro, veio o atraso do ônibus. Quase meia hora de atraso para pegar os funcionários nas portas das escolas. Um ônibus cobria uma média de três a quatro escolas. Resultado: Muita gente em pé.
            A chegada ao local do evento (Parque de Exposições Risoleta Neves) foi até tranquila. O motorista marcou o lugar para nos pegar na volta, recepção calorosa da Secretaria de Educação, enfim... “tudo está bem quando termina bem”. O problema é que não estava terminando e sim, começando! O local destinado à palestra simplesmente não tinha assento para todos os presentes... E dá-lhe gente em pé pra tudo que é lado!
            Começa o evento e... a aparelhagem de som com uma qualidade duvidosa não permitia quem estivesse nas últimas fileiras ou em pé atrás das últimas fileiras entender um “A” sequer. Conclusão: Quase duas horas de evento e os pobres mortais dos fundos só ouviam um “blá-blá-blá – zum-zum-zum” sem nexo.
            Vieram os sorteios (aparentemente, a única parte organizada do evento) e, na hora da saída, mais uma decepção: um atraso na entrega das agendas causou uma demora sem necessidade para quem já ansiava ir para casa.           
            Após pegarmos as agendas (brinde oficial do evento), e nos dirigirmos à saída outra desagradável surpresa: o enorme portão do Parque de Exposições encontrava-se... fechado! Quase mil e quinhentas pessoas saindo por um portão social!!! Fato totalmente irreal em uma época de tragédias onde há grandes aglomerados de gente. Além da chuva fina que caía, a saída estava pouco, ou melhor, não estava iluminada.
            Já do lado de fora, os ônibus haviam desaparecido! Não se via um (ou melhor, via-se apenas um) especial na porta do parque.
            Depois de quase meia hora tomando chuva (fina, é verdade, mas ainda assim, chuva), começaram a surgir os primeiros coletivos. A esta altura, o caos já havia se instalado. Um engarrafamento feito pelos carros pequenos que não conseguiam achar o destino certo e não havia sequer uma faixa indicativa ou um agente de trânsito para orientar a saída das pessoas e veículos.
            Enfim, com a intenção de dar as boas vindas ao ano letivo, a Prefeitura de Vespasiano acabou por bagunçar um pouco a vida dos funcionários já no primeiro dia.
            Fica a dica: para o próximo ano, uma organização melhor, mais sinalização na saída, iluminação mais eficiente... ah! Quanto às barracas das editoras montadas durante o evento, é uma ótima pedida. Desde que, claro, o pagamento do acerto do ano anterior já tenha ocorrido...
Antônio Pedro de Souza
04-02-2013