quinta-feira, 27 de abril de 2017

“A Gata Comeu” Chega Ao Fim Hoje

Christiani Torloni e Nuno Leal Maia deram vida à Jô Penteado e Fábio Continho nos 160 capítulos de "A Gata Comeu"
Foto: CEDOC/TV Globo - Divulgação: Canal Viva

Último capítulo da trama de Ivani Ribeiro vai ao ar às 15h30 e 00h30 no Viva

Às vezes, uma coincidência no mundo televisivo faz com que, no mesmo período, sejam exibidas grandes obras, para deleite do público. Um desses momentos foi, sem dúvidas, 1985. O ano que marcou o fim da ditadura militar no Brasil também trouxe grandes sucessos – nacionais e internacionais – na TV aberta brasileira.
A Globo exibiu naquele ano, duas novelas que entraram para a história e para a memória afetiva dos fãs: Roque Santeiro, de Dias Gomes, na faixa das 20h e que, dez anos antes, havia sido censurada pelo governo; e A Gata Comeu, refilmagem de A Barba Azul, de Ivani Ribeiro, exibida também dez anos antes pela TV Tupi. Paralelo a esses sucessos globais, Sílvio Santos levou para o SBT a minissérie norte-americana Os Pássaros Feridos, que também conquistou muitos fãs por aqui.
Entre essas três obras citadas, vamos destacar hoje A Gata Comeu. Como já dito, a novela é uma refilmagem de A Barba Azul e foi escrita pela própria Ivani Ribeiro, desta vez, na Globo. Levada ao ar no horário das 18h, a novela manteve bons índices de audiência em seus 160 capítulos.
A história gira em torno de Jô Penteado, moça rica e mimada que já ficou noiva sete vezes e desistiu do casamento todas as vezes. Ao fazer uma viagem para Angra dos Reis, descobre que terá que dividir a lancha com o professor Fábio Coutinho, que está levando um grupo de alunos em uma excursão. O ódio entre os dois é imediato e, entre as causas, está a recente demissão da noiva de Fábio, provocada por Jô.
A situação piora quando a lancha estraga em alto mar e a correnteza muda o rumo da embarcação, levando-a para uma ilha deserta.
Lá, Fábio, Jô, Paula, as crianças e os demais passageiros, terão que aprender a cooperar uns com os outros para sobreviverem às condições hostis – teria sido esta uma inspiração para os criadores de Lost?
Após saírem da ilha, as vidas dos náufragos estarão, para sempre, cruzadas. E é aí que Jô percebe algo que, até então, era impensável: ela está apaixonado por Fábio!
A relação dos dois, no entanto, é conturbada: literalmente, o casal vive entre tapas e beijos. O famoso bordão “bateu, levou” é repetido todas as vezes que Jô esbofeteia Fábio e ele revida.


Lá pelas tantas, o casal se acerta e se casa. Mas a felicidade dura pouco: durante uma festa, Jô vê seu pai trancar-se no quarto e imagina que ele cometerá suicídio, já que está falido. Desesperada, a moça desmaia e, ao acordar, está sem memória. Não lembra do pai, nem do marido, para desespero de Fábio, que fará de tudo para recuperar seu grande amor.
Até então, Jô passara a novela perseguindo Fábio, agora, o jogo inverte: Fábio é que fará o impossível para reconquistar Jô. No fim, como última cartada, os personagens rumam a uma ilha, simulando as situações iniciais da história, para ver se Jô recupera a memória.
Depois de alguns sustos na mata e mais um festival de tapas, e com Fábio desistindo de vez do casamento, Jô presencia uma discussão entre seu pai e sua irmã adotiva e acaba recobrando a memória. O que parecia a felicidade suprema, porém, é apenas o início de um novo pesadelo: Fábio foi embora da ilha e Jô não consegue encontrá-lo para dar-lhe a notícia.
No último capítulo, que será exibido hoje, pelo Canal Viva (TV paga), Jô tentará de todas as formas se reconciliar com o amado. Se ela vai conseguir, só assistindo para saber.
O sucesso de A Gata Comeu em 1985 não passou despercebido. A novela foi o primeiro título a ser reprisado duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo. A primeira reprise aconteceu quatro anos depois da exibição original: entre os dias 27 de fevereiro e 28 de julho de 1989 – oficialmente, esta foi a primeira novela deste colunista noveleiro aqui: reza a lenda que, quando nasci (em 16/03/1989), meu pai me ninava na hora do almoço enquanto assistia a o Vale a Pena Ver de Novo...  (risos) – a segunda reprise (e a primeira vez que, realmente assisti à novela) aconteceu entre os dias 23 de julho e 07 de dezembro de 2001. No Viva, A Gata Comeu foi exibida entre 24 de outubro de 2016 e hoje, 27 de abril de 2017.
A trama terá seu final transmitido às 15h30 e à meia-noite e meia. A famosa reapresentação do último capítulo irá ao ar amanhã, nos mesmos horários. Não haverá re-exibição no sábado.

A partir de segunda-feira, 1º de maio, outra novela exibida no ano em que nasci entra em cartaz no Viva: Tieta, escrita por Aguinaldo Silva e baseada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado. A novela foi reprisada entre 1994 e 1995 no Vale a Pena Ver de Novo e, em 2012, como parte das comemorações pelo centenário de Jorge Amado, foi lançada em DVD pela Globo Marcas.