terça-feira, 17 de agosto de 2010

BOLETIM... AULAS – N°10 – TERÇA-FEIRA, 17/08/2010

“SONO. Estas pequenas partículas de morte. Como eu as odeio.”
Edgar Allan Poe.
Nada mais apropriado que iniciar este resumo com uma citação ao escritor analisado (diria até mais: emparedado) na aula de hoje. Mas não só de Gatos Pretos a aula foi regida. Pra começar...
RESUMÃO:
1º HORÁRIO – LITERATURA INGLESA 3
PROFESSORA JURACY
SALA 506
3ª AULA:
DISCUSSÃO EM SALA SOBRE SOJOURNER TRUTH:
Ítens discutidos:
- The power of discurse;
- She was black;
- She was woman;
- She could neither read nor write.
- Question of religion;
- She was preacher.
Um fato curioso: Certa vez, Truth fazia uma pregação quando um homem lhe disse que duvidava ser ela uma mulher. Para provar que sim, era uma mulher, Truth levantou a blusa e mostrou-lhe os seios...
INTERTEXTUALIDADE:
CÁSSIA ELLER, cantora brasileira já falecida, costumava fazer o mesmo em seus shows... Será alguma inspiração? Ou tudo não passa de mera coincidência???
“ CONTEXTUALIZATION:
Between 1914 and 1945, the United States engaged in two world wars and emerged as a modem nation and a major world Power. American involvement in World War I was brief (1917-19).
After the stock market crashed in 1929 and the United States sank into the Great Depression, social tensions threatened the country’s stability for a decade, until Americans were united by World War II.
The dominant literary aesthetic of these years is known as “modernism”, a response to the contradictions and pressures of contemporary life.
African Americans, who migrated northward to fill factory vacancies during WWI, found a social theorist in Du Bois to describe their complex status in American society. (…)
Marx’s economic theories were used to diagnose class inequalities as antagonism between owners and management on the one side and labor on the other. ”
(texto extraído dos slides da professora Juracy).
2º HORÁRIO – LITERATURA INGLESA 3
PROFESSORA JURACY
SALA 201
4ª AULA
A SEGUNDA AULA DO DIA, foi centrada no conto “The Black Cat” (O Gato Preto) de Edgar Allan Poe. Não convém aqui resumi-la pois isso tiraria o brilho da história. O grupo que apresentou o conto soube fazê-lo de forma criativa e rica, o que proporcionou uma interação da classe com o texto. Abaixo, alguns ítens abordados:
- Infancy;
- Man x animal;
- Temperament and character;
- Fellings: remorse;
- Perverseness: primitive impulse;
- Terrible God;
- Fire conscience;
- Phantasm of cat;
- Was notremorse;
- Evil.
***
O GRUPO RESPONSÁVEL PELA APRESENTAÇÃO, DISPONIBILIZOU OS SLIDES NO E-MAIL DA TURMA.
***
FIQUE LIGADO:
AMANHÃ: REVISÃO PARA A PROVA DE LIBRAS;
QUINTA: APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS – LITERATURA INFANTIL E JUVENIL;
SEXTA: DISCUSSÃO SOBRE O TEXTO DAS BATATAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS;
***
OUTROS LANCES:
A CINE SOUZA ESTÁ FAZENDO 1 ANO. EM BREVE, NOVAS PROMOÇÕES, NOVOS TÍTULOS E OS PRODUTOS QUE VOCÊ JÁ CONHECE COM PREÇOS IMPERDÍVEIS!!!
ATÉ AMANHÃ.