quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

893

893
Fabrício M. Mello
O que vem a sua mente quando você vê uma tatuagem? Uma forma de lembrar algo muito especial, como uma declaração de amor, sendo ela feita para os pais, filhos ou amores que logo se esvaem? Mas o que pensamos quando vemos uma pessoa com o corpo todo tatuado? Ele é louco, um revoltado querendo que a sociedade o veja? Parece até normal essas conclusões para os brasileiros, que vivem em um país liberal. Agora para um japonês, tatuagem significa "YAKUZA", significa medo , pânico, terror.
Para quem não conhece a Yakuza, ela é uma das maiores mafias criminosas do mundo, com aproximadamente 80.000 membros, para se ter uma ideia, a Yakuza controla quase todo o crime japonês, desde a prostituição até a cobrança de dinheiro de grandes empresas. Sua principal marca é o corpo todo tatuado ou com apenas uma listra sem nada no meio, que serve tanto para o corpo respirar como para disfarçar quando se utiliza o Quimono (uma vestimenta tradicional japonesa utilizada por mulheres, homens e crianças).
O nome Yakuza vem da pior mão de um tradicional jogo de cartas japonês 8=YA 9=KU 3=ZA e significa perdedor ou perdendo a mão. Os yakuza eram soldados japoneses que tinham como principal objetivo proteger seus superiores. Com o fim das guerras feudais e vendo que já não tinham mestres e, por isso, eram ameaçados de banimento, resolveram fugir para os grandes centros urbanos, entrando no mundo do crime.
A estrutura da Yakuza lembra a de uma família, onde se tem o OYA BUN que é o chefe da organização (Pai) e os KOBUN (Fihos), como em toda familia nessa também existe os filhos mais velhos (superiores) e os mais novos (iniciantes). Para se entrar na Yakuza primeiro é preciso passar por um ritual, onde se toma saquê (uma bebida fermentada tradicional do Japão, fabricada pela fermentação do arroz) com o OYA BUN. O único modo de se desculpar dentro da Yakuza é cortando a falange do dedo mindinho, pois sem ele não se pode manejar perfeitamente uma espada, que é a principal arma dos samurais japoneses. Agora para sair da Yakuza tem que apresentar ao líder os dedos das mãos.

Com a modernização, a Yakuza vem perdendo espaço, principalmente nos estúdios de tatuagens: antes, de 10 pessoas cerca de 9 eram da Yakuza. Hoje, esse número está mais equilibrado, pois de 10 pessoas, cerca de 5 são Yakuza e 5 pessoas normais. O grupo também vem sofrendo com o avanço da tecnologia, pois os novos membros já não querem marcar seus corpos com o TEBORI (principal método de tatuagem japonês, que consiste em uma  agulhas de aço enrolada na ponta de um  bambu) por ser muito doloroso.