terça-feira, 21 de junho de 2011

BLOG APS – 22/06/2011 (ANO 02 – EDIÇÃO 07)

“No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Deus disse: 'Faça-se a luz!' E a luz foi feita. Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. Deus chamou à luz DIA e às trevas NOITE. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o primeiro dia.
Deus disse: 'Faça-se um firmamento entre as águas e separe ele uma das outras.' Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam debaixo do firmamento daquelas que estavam por cima. E assim se fez. Deus chamou ao firmamento Céus. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o segundo dia.
Deus disse: 'Que as águas que estão debaixo do céu se ajuntem num mesmo lugar, e apareça o elemento árido.' E assim se fez. Deus chamou ao elemento árido TERRA e ao ajuntamento das águas MAR. E Deus viu que isso era bom. Deus disse: 'Produza a terra plantas, ervas que contenham semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie e o fruto contenha a sua semente.' E assim foi feito. A terra produziu plantas, ervas que contém semente segundo a sua espécie e árvores que produzem frutos segundo a sua espécie, contendo o fruto a sua semente. E Deus viu que isso era bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o terceiro dia.
Deus disse: 'Façam-se luzeiros no firmamento dos céus para separar o dia da noite, sirvam eles de sinais e marquem o tempo, os dias e os anos; e resplandeçam no firmamento dos céus para iluminar a terra.' E assim se fez. Deus fez os dois grandes luzeiros: o maior para presidir ao dia, e o menor para presidir à noite; e fez também as estrelas. Deus colocou-os no firmamento dos céus para que iluminassem a terra, presidissem ao dia e à noite, e separassem a luz das trevas. E Deus viu que isso era bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o quarto dia.
Deus disse: 'Pululem as águas de uma multidão de seres vivos, e voem aves sobre a terra, debaixo do firmamento dos céus.' Deus criou os monstros marinhos e toda a multidão de seres vivos que enchem as águas, segundo a sua espécie, e todas as aves segundo a sua espécie. E Deus viu que isso era bom. E Deus os abençoou: 'Frutificai, disse Ele, e multiplicai-vos, e enchei as água do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra.' Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o quinto dia.
Deus disse: 'Produza a terra seres vivos segundo a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo a sua espécie.' E assim se fez. Deus fez os animais selvagens segundo a sua espécie, os animais domésticos igualmente, e da mesma forma todos os animais, que se arrastam sobre a terra. E Deus viu que isso era bom. Então Deus disse: 'Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra.' Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. Deus os abençoou: 'Frutificai, disse Ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.' Deus disse: 'Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contém em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda a erva verde por alimento.'
E assim se fez. Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o sexto dia.”
(Gênese, capítulo 1 – versículos de 1 a 31)

BLOG APS – 22/06/2011
(ANO 02 – EDIÇÃO 07)

LÍNGUA PORTUGUESA...
DRAMA DE ANGÉLICA
Alvarenga e Ranchinho

Essa curiosa canção data da década de 1940. Nela, o eu-lírico narra as desventuras de Angélica, moça que, após adoecer e tomar um remédio errado, passa por graves empecilhos até chegar ao trágico fim. Mas, não nos adiantemos, façamos como “Jack Estripador”: Vamos por partes!!!
A música – que poderia facilmente virar roteiro de filme ou peça teatral – começa com o namorado de Angélica, fazendo as “devidas apresentações”:
Ouve meu cântico
Quase sem ritmo
Que a voz de um tísico
Magro esquelético

Poesia épica,
Em forma esdrúxula
Feita sem métrica,
Com rima rápida

Amei Angélica,
Mulher anêmica
De cores pálidas
E gestos tímidos

Era maligna
E tinha ímpetos
De fazer cócegas
No meu esôfago

Nesse primeiro momento, conhecemos Angélica: Moça pálida, anêmica, tímida e que adorava fazer cócegas no namorado. Ficamos sabendo também que o namorado é alguém que não apresenta uma saúde muito forte, além de se auto-declarar “sem ritmo para cantar”.
Apresentações à parte, observe como nessas quatro primeiras estrofes, apenas o 2º verso da 1ª estrofe não termina em proparoxítona.
Apenas “ritmo” não pertence à classe de palavras com a antepenúltima sílaba tônica.
Essas quatro primeiras estrofes, caso a música fosse transformada em teatro, poderia ser o primeiro ato. A cena 1, na qual são apresentados os nossos personagens principais: Angélica e seu grande amor.
Feitas as apresentações, vamos ao “Ato 2”, no qual começamos a realmente viver o “Drama de Angélica”. Mas isso só semana que vem...
(continua na próxima quarta)

ATUALIDADES:
UMA PARALISAÇÃO DE motoristas e cobradores, ontem, por mais segurança nas linhas de ônibus, interditou a Estação Venda Nova, em Belo Horizonte.
O protesto começou depois que um motorista foi brutalmente assassinado por dois jovens, de 14 e 19 anos. Os rapazes assaltaram um casal, entraram no ônibus, discutiram com o motorista e o atingiram com um tiro na axila.
A morte do colega comoveu e revoltou os motoristas que iniciaram uma paralisação que durou até o início da tarde.
Depois da paralisação, houve promessas por parte da polícia, de reativar um antigo posto e de aumentar o patrulhamento nas linhas de ônibus da Grande BH.
Resta saber se as promessas serão cumpridas ou se as autoridades esperarão a próxima vítima...
ATENÇÃO:
AMANHÃ, O BLOG SERÁ ATUALIZADO APÓS O MEIO-DIA. A PUBLICAÇÃO TRARÁ UM ESPECIAL SOBRE O FERIADO DE CORPUS CHRISTI.
A EDIÇÃO DE SEXTA-FEIRA, VOLTA A SER PUBLICADA NO HORÁRIO NORMAL: POR VOLTA DE MEIA-NOITE.
ABRAÇOS,
APS

ESTA SEMANA NO BLOG:
QUINTA: ESPECIAL CORPUS CHRISTI
SEXTA: CARTAS PARA JULIETA E KARATÊ KID – NOVA VERSÃO – RESUMO E COMENTÁRIOS
SÁBADO: TRILHAS SONORAS CLÁSSICAS – CHRISTINE
***
PRÓXIMA SEMANA:
O MORRO DOS VENTOS UIVANTES – UM ESTUDO PARTE 2
DRAMA DE ANGÉLICA – UM ESTUDO – PARTE 2
E MUITO MAIS!!!
***

VESPASIANO, 22/06/2011