sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Sete Sequências Imperdíveis de “Malhação 2005”

Estrelada por Fernanda Vasconcelos, Thiago Rodrigues e Joana Balaguer,
temporada trouxe diversas histórias novas para o colégio Múltipla Escolha
Reprodução/VivaPlay

Temporada chega ao fim na próxima sexta no Canal Viva

Está chegando a hora de se despedir de Bernardo e Betina... de novo! O casal protagonista da temporada que foi ao ar originalmente na TV Globo entre janeiro de 2005 e janeiro de 2006 marcou uma geração de telespectadores com suas idas e vindas na famosa série.
Tudo bem que Malhação 2005 não conseguiu repetir a boa audiência de 2004 – temporada que até hoje mantém o episódio com a maior audiência em 22 anos da série – mas também não fez feio e é lembrada com carinho pelos fãs como uma das melhores da novelinha. Ao lado, claro, da já falada 2004 e de 2000, 1995 (primeira temporada) e a atual, “Viva a Diferença”.
Enfim, o formato Colégio Múltipla Escolha ainda não dava sinais de cansaço (o que aconteceria a partir de 2006) e a aposta dos autores foi ousada: criar um trio de protagonistas, em vez do tradicional casal protagonista atrapalhado por um ou uma antagonista. Se bem que, depois de um certo tempo no ar, foi exatamente isso o que aconteceu.
No começo, no entanto, embora os fãs tenham ficado ressabiados por não haver um papel de vilão definido, a proposta dos autores deu certo: tudo começa quando Bernardo vê Betina na rua e se apaixona instantaneamente por ela. Pouco depois, eles começam a namorar, mas ela tem que viajar para participar de um documentário na Floresta Amazônica. Pensando que a moça o está traindo com o melhor amigo dela, Léo, Bernardo pega sua moto, sai em disparada e atropela Jaqueline – que ele ainda não conhece e, portanto, não sabe que é amiga de infância de Betina. Jaqueline havia acabado de ter uma briga feia com o pai e sido esbofeteada por ele. Ao ser atropelada e socorrida por Bernardo, ela se apaixona pelo rapaz – êta povo rápido pra se apaixonar, sô – e o moço, tentando esquecer Betina, transa com Jaqueline, que engravida.
Betina volta de viagem disposta a conversar com Bernardo, que também não conseguiu parar de pensar na moça. Ele reconhece que tudo foi um mal entendido e está disposto a se reconciliar, mas para isso precisa terminar seu namoro com Jaqueline. É aí que começam nossas sequências imperdíveis de Malhação 2005:
Sequência 1 -> A verdade – parte 1
Que Malhação é um jogo de “toma lá, dá cá” eterno, todo mundo sabe. Na mesma hora em que tudo parece se ajeitar, é que as coisas pioram. Pois bem. A primeira grande revelação da temporada é no momento em que Bernardo e Betina descobrem o que têm em comum: Jaqueline. A melhor amiga de Betina é também a namorada de Bernardo. Pior: está grávida dele. Prato cheio para que Betina abra a mão de seu grande amor, em prol da felicidade da amiga. No futuro, porém, Jaqueline consegue pisar na bola e nem a gravidez fará com que Bernardo volte a se interessar por ela.
Sequência 2 -> Rico, o Misterioso
Rocco Pitanga chega em uma moto ao NewGiga Café, que nada mais é que o eterno Giga Byte assumido por Vilma, depois que seu genro, sua filha e seu neto foram para a Europa. Só lembrando que o Giga Byte é o antigo Guacamole, que pegou fogo algumas temporadas atrás.
Pois bem. O mistério gira em torno de Rico durante boa parte da temporada, afinal, ninguém sabe de onde ele veio e para onde vai. No meio da história, descobre-se que ele era alvo de um processo que envolvia assassinato! Entre medo dos personagens do núcleo cômico e desespero de sua amada Vivi, descobre-se por fim que Rico não teve culpa e o tal assassinato era, na verdade, um acidente que vitimara os pais do rapaz.
Sequência 3 -> Urubu, o Azarão
Marco Antônio Gimenez foi chamado para fazer uma ponta em Malhação – em seus primeiros capítulos, nem o nome aparecia nos créditos – depois que Alexandre Slavieiro fraturara o nariz – de verdade – em uma cena de luta.
Urubu, porém, foi crescendo, aparecendo e... ficou! Ganhou, inclusive, o direito de voltar na temporada 2006. Urubu foi a grande praga da temporada 2005 – ocupando o tal cargo vago de vilão que os fãs queriam: partiu do rapaz as maiores atrocidades do ano. Nem mesmo um traumatismo craniano (provavelmente sua participação encerraria nesta cena) foi capaz de deter o mau-caráter.
Sequência 4 > Bel e Download, Casal 20
Bel e Download não se gostavam no início. Ele era “cafona” e ela “sem educação”. No entanto, quando Download a salva na piscina do clube, ela passa a enxergar nele seu grande herói e amor. O fogo entre os dois é tanto que eles precisam, em determinado momento, de uma ajuda de Naná, conselheira do colégio. A melhor sequência entre o dois, no entanto, é quando uma “quase-parente” de Bel vai visitá-la e começa a se interessar pelo rapaz. Nos capítulos que se seguem, ele fica dividido entre o amor da moça e a possibilidade de perder a virgindade com a “tia”. Os dois vão para um carro e, na “hora H”, Download declara seu amor por Bel. Em vez de arrasada, a “tia” de Bel vê honestidade na atitude do rapaz, deixando o caminho livre para os dois.
Sequência 5 -> Adolfo, o ditador
Uma das melhores sequências da temporada – e que envolve todos os núcleos da série – é a de Adolfo, vivido por Othon Bastos.
Quando Pasqualete tem que ir para um congresso em outro estado, ele deixa em seu lugar um antigo amigo. Acontece que Adolfo não é uma pessoa fácil: em uma só tacada, ele expulsa Bernardo, João e Urubu do Múltipla Escolha, boicota sua própria festa de recepção e ainda impõe o uso de uniforme, algo que Pasqualete, como dono do colégio, não fizera.
No episódio do uniforme, João e Urubu conseguem trocar as roupas e o que é exibido para toda a escola são as fantasias de Batman e Robin, fazendo com que Adolfo endureça mais ainda seu “regime” contra os alunos.
A expulsão dos rapazes se dá depois disso. De acordo com Adolfo, João, Urubu e Bernardo não podem continuar na escola por responderem processos judiciais. Betina organiza um abaixo-assinado (contra as normas e a expulsão) que é rasgado por Adolfo. Os alunos, então, fazem uma manifestação, acampando na escola. Aí é que se envolvem todos os núcleos: Dona Vilma vende os produtos do Giga, passando-os por cima do muro, para os alunos manifestantes, enquanto os pais tentam entrar em consenso com o diretor. No fim, Adolfo chama a polícia, mas Naná já havia ligado para Pasqualete, que demite o diretor, deixando-a no cargo, até sua volta.
Sequência 6 -> Beto, o estudante que adoece
Um dos melhores coadjuvantes da temporada 2005, ao lado de Adolfo, claro, é Beto, primo de Bernardo. O rapaz fica pouco em cena, mas consegue dar um gás novo à trama. Pressionado pela família para fazer vestibular de medicina, o jovem não consegue esconder de Bernardo que não leva jeito para a profissão. Mesmo assim, não querendo decepcionar os pais, ele exagera na carga de estudos e cafeína. O resultado? Antes do segundo dia de provas, ele tem um “apagão” e é socorrido por Bernardo. No fim, Betina e Bernardo, que já haviam descoberto o verdadeiro talento do rapaz, o matriculam no vestibular de Belas Artes e o ajudam a contar para os pais sobre sua vocação para o cinema e TV.
Tudo dá certo e ele vai embora feliz. Além da história principal do vestibular e antes do seu final feliz, Beto ainda encontra tempo para ser mais uma das inúmeras vítimas de João e Urubu. O rapaz é salvo, mais de uma vez, por Betina, Bernardo e até mesmo Pasqualete.
Sequência 7 -> A verdade, parte 2 (e também as partes 3, 4, 5... 99 e 100)
Depois de penarem bastante, Bernardo e Betina descobrem as falcatruas de Urubu e Jaqueline para separar o casal. Desde a armação com Kelly até a armação com Jimmy, tudo vai sendo esclarecido nas semanas finais. Uma das grandes revelações da temporada, no entanto, é quando a verdade sobre a explosão do gerador no show vem à tona. Mais ou menos no meio do ano, o colégio Múltipla Escolha recebe o convite de um programa de TV para produzir um show. Cada aluno interessado deveria escolher uma banda. Aquele aluno que conseguisse levar a melhor banda à produção do programa, produziria o show e ganharia um cachê.
Urubu faz tanta maldade nesse processo, que todo mundo tem vontade de aniquilar o rapaz: primeiro, ele rouba a agenda de Natasha com os contatos das melhores bandas do Brasil. Em seguida, ao conseguir produzir o show com a banda Detonautas, é desmascarado pela moça e o namorado dela, João. Para abafar o caso, Urubu promete deixar Natasha abrir o show, mesmo sabendo que a produção da TV não deixaria isso acontecer. Logo depois, ele promete à Amanda – que aspirava ser uma celebridade – que deixará a moça apresentar o show. Ao saber, porém, que o cachê do apresentador é maior que o do produtor e que ele, se quisesse, poderia acumular as duas funções, descarta sem remorso a moça.
Essa é a gota d’água para que Amanda, João e Natasha fiquem com raiva de Urubu. Bernardo, porém, também tem motivos. Ele descobrira há pouco tempo que Urubu o dopara e que Kelly se deitara na cama de Bernardo para que Betina os flagrasse juntos. Para piorar, na noite do show, a gasolina da moto de Bernardo acaba e ele é visto por diversos estudantes do Múltipla Escolha com um galão de gasolina nas proximidades do colégio. No meio do show, o gerador de energia explode.
Na penúltima semana da temporada, Bernardo é condenado pela explosão no show. Amanda, porém, revela que viu Natasha desencapando vários fios próximo ao palco. A cantora afirma que fez aquilo porque queria que faltasse luz na hora do show, para que Urubu passasse vergonha. A perícia, porém, havia relatado que não foram os fios desencapados e, sim, gasolina, a causa da explosão. Bernardo e Betina descobrem que Urubu comprou uma testemunha e falsificou notas fiscais, para incriminar Bernardo. O vilão, então, confessa à Jaqueline que resolveu sabotar o próprio show apenas para prejudicar Bernardo.
A máscara dele cai quando Betina e Bernardo mandam para um jornalista, que o rapaz salvara no meio da história, a fita em que Urubu confirma ter falsificado as notas fiscais do posto de gasolina. As cenas são exibidas em rede nacional, no principal telejornal da emissora. Resultado: Urubu é, finalmente, preso!
***
Que o fim de toda temporada de Malhação é previsível, todo mundo já sabe. Mas é assim que o povo gosta. No fim, Bernardo e Betina ficam juntos e vão embora para os EUA. Diversos personagens, entre veteranos e novatos, deixam a história, incluindo o lendário Cabeção, presente desde 2000. Jaqueline e Urubu ficam juntos e ela é a única a visitá-lo na cadeia.
***
Nem tudo são flores...
Nem tudo, porém, dá certo em uma história que fica um ano no ar. Amanhã, as sequências que foram uma verdadeira furada em Malhação 2005