quinta-feira, 2 de outubro de 2014

RETA FINAL


Chegamos à reta final das campanhas eleitorais. Ainda teremos que aturar a chatice do horário eleitoral gratuito até amanhã, mas as discussões entre os candidatos terminam hoje à noite, quando for ao ar o último debate televisionado antes da votação.
É agora que temos que tomar todo o cuidado. Será nossa última oportunidade real de avaliar cada um dos concorrentes à presidência da república. A resposta para nossa escolha, muitas vezes fica presente nas entrelinhas: um gesto, um olhar, uma rápida gagueira quando um tema polêmico for tocado.
Não esperemos, porém, um debate esclarecedor, em que todas as nossas indagações a respeito do futuro do país sejam esclarecidas. Além de não dar tempo, em um programa de aproximadamente 90 minutos, os candidatos não são bobos (ou não deveriam ser), eles sabem exatamente em que terreno pisar quando forem fuzilar o adversário com suas perguntas. Eles sabem que o tiro pode sair pela culatra.
Enfim, que possamos ver e ouvir hoje à noite, boas e reais propostas que serão realizadas nos próximos quatro anos, mas que nos impactarão positivamente por muito tempo.
E, para finalizar, vale a pena relembrar um texto escrito há quatro anos, exatamente um dia após o último debate, aqui no blog APS (ver sexta-feira, 1º/10/2010). Na ocasião, eu disse que os candidatos à eleição precisavam de um mapa, pois todos erraram a localização do debate – o debate ocorrera no Rio de Janeiro e sem exceção, os candidatos sempre afirmavam estar em São Paulo -. Critiquei também os tropeços na língua portuguesa. Por coincidência, o texto também se chamava “Reta Final”. Espero que sejamos poupados dos micos de quatro anos atrás...
APS, 02/10/2014