terça-feira, 7 de outubro de 2014

O BIMESTRE QUE NOS FALTA


Quem vive no universo da educação sabe que este é o momento crucial do ano letivo. A grande virada do 3º para o 4º bimestre. Em geral, uma época de turbulência tanto para professores quanto para alunos, intensificada em 2014, ano de copa e de eleições.
Para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, é a hora do desapego, da despedida. É a hora em que criamos a consciência de que, ano que vem, daremos um passo adiante na estrada de nossa vida escolar, rumo a desafios maiores.
Nos anos finais do ensino fundamental, é a hora em que corremos atrás das notas perdidas e, finalmente, levamos a sério nosso estudo (nem todos, é verdade), rumo à maturidade.
No ensino médio, é quando reforçamos nossa maturidade e nos preparamos para avida a adulta, principalmente no último ano, em que essa passagem é marcada por Enem, vestibulares, entrevistas de emprego, etc.
No ensino superior, geralmente é a hora em que arrancamos os cabelos de desespero com tanto trabalho e prova para fazer.
Contudo, dezembro não tarda, e com ele, as felicidades natalinas e a perspectiva de que o próximo ano será bom.
Portanto, mais do que uma simples virada de 3º para 4º bimestre letivo, outubro é a época da preparação. Preparação para uma mudança que todos nós esperamos, queremos e precisamos passar na virada de ano.
Sigamos.

APS, 07/10/2014