segunda-feira, 16 de agosto de 2010

BOLETIM... AULAS – N°09 – SEGUNDA-FEIRA, 16/08/2010

COMO JÁ VIROU TRADIÇÃO, A MANHÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA ESTAVA ENGARRAFADA! O trânsito caótico fez com que muitos estudantes (inclusive eu) chegassem atrasados na faculdade.
COMO JÁ VIROU TRADIÇÃO, MAIS UMA VEZ NÃO TIVE TEMPO DE ATUALIZAR O BLOG NO FIM DE SEMANA! Estava com uma lista de piadas (sem graças, na verdade) para postar aqui, mas tinha muita coisa pra fazer e acabou não dando tempo (nem de fazer as coisas nem de atualizar o blog).
COMO JÁ VIROU TRADIÇÃO, VAMOS AO RESUMÃO:
1º HORÁRIO – ESTÁGIO 6
PROFESSORA VANDA
SALA 201
4ª AULA
DISCUSSÃO EM SALA SOBRE O CAPÍTULO 5 DO LIVRO ‘FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS’.
EIS alguns trechos que merecem destaque:
“ Perrenoud (1994) diz: ‘o profissional reflete antes, durante e após a ação. No curso de sua reflexão, utiliza expressões e saberes de fontes distintas. Sem essa capacidade de mobilização e de efetivação de saberes (através dos esquemas de ação), não há competências mas somente conhecimentos.’
Os esquemas de ação servem de ligação entre a pessoa e seu meio.
Em seu local de trabalho, o professor aprende na ação.
Para Yanger (1977) Esse aprendizado na ação supõe um posicionamento de ator (insider) por parte do professor, ele pode agir nas situações, modificá-las experimentando novas condutas, mais do que sofrê-las. Isso supõe atitudes específicas, tais como:
- Aceitar cometer erros;
- Considerar o erro como inerente ao aprendizado;
- Assumir riscos;
- Administrar incertezas;
O professor pode aprender a partir da prática na medida em que esta constitui o ponto de partida e o suporte de sua reflexão (reflexão sobre a ação), seja sua própria prática ou a de seus colegas (aprendizado ocasional). ”
(trechos retirados do capítulo 5 do livro Formando Professores Profissionais)
*
2º HORÁRIO – LIBRAS
PROFESSOR ANTÔNIO
SALA 601
3ª AULA
UM exercício de conversação, começou a preparar a turma para a 1ª prova (já na próxima segunda, valendo 5 pontos). Eis os itens abordados:
1) Cumprimentos: Oi, Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite.
2) Qual é o seu nome?
3) Qual é o seu sinal?
4) Você é ouvinte ou surdo?
5) Você sabe língua de sinais?
6) Onde você aprendeu?
7) Quem é o seu professor?
8) Quantos anos você tem?
9) Você estuda?
10) Onde?
11) Qual curso?
12) Qual período?
13) Qual é o seu estado civil?
14) Qual é a sua religião?
Pessoal, não se esqueçam:
SEGUNDA-FEIRA, 23/08/2010 – AVALIAÇÃO ORAL I – 5 PONTOS. CONTEÚDO: AS FRASES ACIMA. INDIVIDUAL.
AVALIAÇÃO SUBSTITUTA: QUARTA-FEIRA, 25/08/2010. NA FRENTE DA SALA, SE APRESENTAR, USANDO AS FRASES ACIMA.
REVISÃO PARA A PROVA: QUARTA-FEIRA, 18/08/2010.
***
OUTROS LANCES:
AMANHÃ é o dia da entrega do journal da Juracy (literatura inglesa 3) e seminário sobre “The Black Cat”.
Quarta é o dia da revisão para a prova de Libras.
Quinta é o dia do trabalho da Juracy de literatura infantil e juvenil.
Sexta é o dia da discussão sobre o texto de Michael W. Apple em Políticas Públicas.
ATÉ AMANHÃ.