quinta-feira, 12 de agosto de 2010

BOLETIM... AULAS – N°07 – QUINTA-FEIRA, 12/08/2010

VÉSPERA DE SEXTA-FEIRA 13. Geralmente as coisas ficam loucas. Aqui, ao contrário, parecem se encaixar. Finalmente algumas disciplinas passaram a ser ofertadas, de modo que os alunos possam cumpri-las antes da formatura e o xerox voltou a funcionar, facilitando a vida de todos que antes tinham que se deslocar até a unidade Guajajaras para tirar cópias. Parece que, devagar, bem devagar, tudo vai se ajeitando nesta nossa TEMPORADA FINAL de LETRAS... Pra não fugir do riscado...
RESUMÃO:
1º HORÁRIO: LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
PROFESSORA: JURACY
SALA: 603
3ª AULA
AFINAL, O QUE É LITERATURA?
“ ‘A ideia moderna de literatura, como uma arte particular, (...) só veio a ser formada a partir da segunda metade do século XVIII e desenvolvida, de forma mais completa no século XIX. (...) foi no século XVIII que se registram as primeiras mudanças do uso da literatura como ‘conhecimento’, ‘saber’, ‘erudição’, para um uso diferente, agora relacionado à ideia de ‘gosto’ ou ‘sensibilidade’, embora ainda permaneçam resíduos do significado anterior’.
LITERATURA: FENÔMENO ESTÉTICO E PRODUÇÃO ARTÍSTICA.
LITERATURAS NACIONAIS:
Mesmo antes do século XVIII podemos perceber através de algumas obras, a intenção de alguns autores em buscar e registrar as fontes nacionais da literatura de cada país.
LITERATURA: FORMA DE DISSEMINAR VALORES DAS CLASSES DOMINANTES.
Separação de textos de caráter ‘imaginativo’ e textos de caráter ‘científico ou moral’.
Caráter imaginativo: ‘necessidade de desafiar as formas repressivas da nova ordem social, através do argumento da criatividade humana. (...) a consciência imaginativa era uma forma de contrapor-se às novas formas de relações humanas marcadas pela ética da produção, pela dissolução da vida social em práticas exclusivamente marcadas pelo trabalho. (...) a partir da segunda metade do século XIX e início do século XX, (...) busca-se definir literatura enquanto dado objetivo, concreto, observável. Surgem, nesse momento, propostas de definição da literatura como conjuntos de textos portadores de características que correspondem à sua literariedade.’
LITERARIEDADE: CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS E TEXTUAIS.
TEXTO LITERÁRIO:
Dimensão estética;
Plurissignificativa;
Predomínio da função poética da linguagem;
Possibilita a criação de novas relações de sentido;
Espaço relevante de reflexão sobre a realidade.
O FORMALISMO RUSSO:
‘Para os formalistas, o caráter estético de um texto seria resultado da utilização de procedimentos desautomatizados de linguagem em oposição à utilização de procedimentos comuns, já automatizados no uso da linguagem comum. O objetivo da arte é dar a sensação do objeto como visão e não como reconhecimento; o procedimento da arte é o procedimento da singularização dos objetos e o procedimento que consiste em obscurecer a forma, aumentar a dificuldade e a duração da percepção. (...) a literatur abarcaria textos que criam uma relação especial com o mundo: uma relação ficcional onde o mundo, os eventos e os seres evocados não precisam, necessariamente, ser reais, mas criados ou imaginados. ’
A partir da década de 60 do século XX surgiram reações ao caráter essencialista da literatura. O leitor bem como a historicidade do texto passam a exercer uma função importante na construção de sentido.
A LITERATURA E O SIGNIFICADO:
Obra-público-autor
‘A literatura é, pois, um sistema vivo de obras, agindo umas sobre as outras e sobre os leitores; e só vive na medida em que estes a vivem decifrando-a, aceitando-a, deformando-a. ’
PERÍODO ROMÂNTICO: CONCEITUAÇÃO DA LITERATURA:
Com a ascensão da classe média e queda dos regimes feudais, a Inglaterra se torna a primeira nação industrial do mundo.
‘As fronteiras entre a história e a ficção, ou entre a ficção e a ciência, não são tão rígidas assim.’
A QUESTÃO DO PODER DETERMINA O QUE É OU NÃO LITERATURA
‘Se um grupo de pessoas entendidas passam a acreditar que um livro é bom, ele passa a ser colocado em destaque nas prateleiras das livrarias,’
A Literatura:
‘A investigação teórica permite reavaliação da realidade...’ ”
(Textos retirados dos slides da professora Juracy)
2º HORÁRIO: LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
PROFESSORA: JURACY
SALA: 804
4ª AULA
Com os alunos em grupos, foi-se pedida uma rápida análise de alguns livros infantis. O objetivo era eleger um desses livros por grupo para que os alunos elaborassem um texto analítico da obra apontando:
a interpretação de uma criança para as imagens apresentadas no livro,
como essas imagens ajudam a contar a história,
a história traz uma moral ao final? Qual? É possível a criança perceber isso só pelas gravuras?
***
OBRAS CITADAS, TRABALHADAS, INDICADAS NAS AULAS DE HOJE:
INDICADAS E/OU TRABALHADAS:
Afinal, o que é literatura? – Mirian Hisae e Vera Helena
Adultos – Vladimir Maiakóvski
CITADAS E MENCIONADAS PARA EXEMPLIFICAR O CONTEÚDO:
Lisbela e o prisioneiro (Guel Arraes, 2003)
Você não me ensinou a te esquecer (Fernando Mendes, regravada por Caetano Veloso)
Cadeira de Rodas (Fernando Mendes)
Para o diabo os conselhos de vocês (Paulo Sérgio)
É o amor (Zezé di Camargo e Luciano)
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AMANHÃ É SEXTA-FEIRA 13!!!
AMANHÃ TEM MAIS RESUMO!!!