terça-feira, 22 de novembro de 2011

BLOG APS, QUARTA-FEIRA, 23/11/2011

                “Deus disse: ‘Faça-se um firmamento entre as águas, e separe ele uma das outras.’ Deus fez o firmamento e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima. E assim se fez. Deus chamou ao firmamento CÉUS. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o segundo dia. Deus disse: ‘Que as águas que estão debaixo dos céus se ajuntem num mesmo lugar, e apareça o elemento árido.’ E assim se fez.”
       (GÊNESE – capítulo 1, versículos 6 a 10)
BLOG APS, QUARTA-FEIRA, 23/11/2011

AGENDA (CONTAGEM REGRESSIVA):
FALTAM 32 DIAS PARA O NATAL
FALTAM 39 DIAS PARA O ANO NOVO
FALTAM 44 DIAS PARA O DIA DE REIS
 FALTAM 90 DIAS PARA O CARNAVAL
FALTAM 135 DIAS PARA A SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

“ERA UMA VEZ...”
ESTE ESPAÇO É RESERVADO A OBRAS LITERÁRIAS. QUER VER ALGUMA OBRA EM DESTAQUE AQUI? MANDE SUA SUGESTÃO PARA antoniopedrodesouza@ig.com.br
Ainda Solidão – Um Estudo Sobre Éramos Seis
Antônio Pedro de Souza
  Éramos Seis, livro de Maria José Dupré narra a comovente história de Lola, mãe de família zelosa, dona de casa prendada, esposa exemplar...
A HISTÓRIA – CAPÍTULO A CAPÍTULO
II – NOVOS PERSONAGENS – FUGA DA ROTINA - MORTE
                Após um capítulo inteiro nos sentindo parte da família Lemos (já estávamos nos habituando a ler o jornal com Júlio e fazer a faxina com Lola) nos deparamos com a primeira quebra de rotina da história.  Em dezembro, chegam de Itapetininga (após uma manobra bem sucedida de Lola para aplacar o mau humor e a resistência de Júlio em receber hóspedes) Olga e Clotilde. As irmãs de Lola ficam admiradas com a casa nova (no ano anterior, os Lemos moravam em outra residência, em área menos nobre que a da Avenida Angélica de agora).
       Temos aqui, o primeiro traço cômico da história: Julinho, ao tentar ajudar as tias, acaba derrubando vários pacotes que as duas traziam. Neste capítulo também, temos a primeira fuga da rotina que nos foi apresentada no capítulo anterior. Vemos agora os meninos não mais indo para a escola, os Lemos fazendo visitas e indo a festas.
                Conhecemos aqui, mais alguns personagens: Tia Emília e suas filhas, o núcleo rico da história. Lola, Olga e Clotilde vão à mansão de Tia Emília para fazerem uma visita. Emília, irmã do pai de Lola é uma mulher que se casou com um homem rico e herdou-lhe os bens. Sempre ajudou a família, mas não é muito de misturar-se a eles. Viúva, com filhas “solteironas”, Emília orgulha-se de saber a história de TODAS as famílias ricas e tradicionais de São Paulo. Uma de suas preferências é servir suco de orchata (). Durante a visita, Lola é convidada para o casamento de uma das filhas de Emília. A família Lemos vai “finalmente” entrar para as badaladas festas da “alta sociedade”.
       Para Júlio, que nascera pobre, lutara a vida toda e estava agora em uma “classe média-baixa” (não passavam fome, mas tinham um orçamento ‘apertado’ para sobreviverem em São Paulo), ser alçado a uma festa da “alta sociedade paulistana” (mesmo que fosse só uma festa), já era algo digno de júbilo. Por isso, comprou presente para os noivos, contratou um carro de aluguel, comprou roupas e adereços novos para ele e Lola e rumaram para a Rua dos Guaianases. Uma noite de gala inesquecível (com direito ao nome do casal em uma pequena nota no jornal do dia seguinte).
       “Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe” – já dizia o dito popular. Pois é, e isso vale para todas as classes sociais. Pouco após o casamento, os Lemos recebem a notícia de que uma das filhas de Emília (Justina) havia falecido.
       Embora Maria José Dupré já houvesse tocado no assunto ‘morte’ no capítulo primeiro, agora esse tema é tratado com mais intensidade. Há um rico detalhamento do velório e enterro da personagem.
 (Próximos Dias: Amanhã -> capítulo 3, Sexta -> capítulo 4, Sábado -> capítulo 5. Próxima semana -> capítulos 6 a 17)

“LUZ, CÂMERA... AÇÃO!!!”
                ESTE espaço é dedicado ao cinema. Toda semana, alguns filmes serão apresentados aqui, com uma pequena análise sobre cada um deles. Não perca, nesta sexta-feira. (Sugestão de algum filme para ser “dissecado” aqui? Envie-a para antoniopedrodesouza@ig.com.br


LÍNGUA PORTUGUESA, COM O PROFESSOR ANTÔNIO

FONÉTICA E FONOLOGIA
(PARTE 2)
       VALE LEMBRAR, COMO vimos ontem, que LETRA é a representação gráfica dos fonemas na escrita. FONEMA, por sua vez, é a unidade de estudo da Fonologia e sua representação é feita entre barras / /.
       Ao conjunto de letras, damos o nome de ALFABETO. Como nem sempre há relação entre quantidade de letras e fonemas, uma palavra pode apresentar variações entre esse número. Por exemplo:
S-E-L-A -> 4 letras
/S/-/E/-/L/-/A/ -> 4 fonemas (cada letra neste caso representa um fonema).
Mas em
A-S-S-A-D-O -> 6 letras
/A/-/SS/-/A/-/D/-/O/ -> 5 fonemas (neste caso, os dois “S” da palavra representam APENAS 1 som. Sendo assim, a palavra tem 6 letras mas apenas 5 sons, ou seja, seis letras e cinco fonemas.

       Amanhã, a classificação dos fonemas.
******************************************
DÚVIDAS? CURIOSIDADES? SUGESTÕES/RECLAMAÇÕES? ESCREVA PARA antoniopedrodesouza@ig.com.br e ajude a melhorar este blog.
******************************************
DICAS DE DICIONÁRIO:
DE ACORDO COM O DICIONÁRIO LUFT (EDITORA ÁTICA):
A-> primeira letra do alfabeto, de nome á.
A-> artigo definido feminino, singular. Pronome pessoal da 3ª pessoa do singular feminino, caso oblíquo, na função de objeto direto (conheço-a). Indicativo de direção, aproximação, afastamento, destinação, etc.
À -> contração da preposição a com o artigo a. Crase ou a craseado (vulgarmente).
Á -> nome da primeira letra do alfabeto. No plural, ÁS ou, graficamente, AA (aa).
*****************************************************************************
ENGLISH:
EM BREVE, AQUI dicas de Inglês. Você tem alguma dúvida ou curiosidade? Escreva para antoniopedrodesouza@ig.com.br
APS, 23/11/2011

Você já conhece a história: um carro quebrado.

                                                                                              APS, 22/11/2011, 22:56:26