sábado, 5 de setembro de 2015

A REGRA DO JOGO – 1ª SEMANA

A REGRA DO JOGO – 1ª SEMANA
Estreou na última segunda-feira (31/08) a novela “A Regra do Jogo”. De autoria de João Emanuel Carneiro, a novela está em cartaz na faixa das 21h da Rede Globo.
A novela tem como principal objetivo recuperar a audiência do horário, que esteve em baixa com o último título exibido, “Babilônia”, de Gilberto Braga.
ANTES DE “A REGRA”:
João Emanuel Carneiro já havia escrito trabalhos em parceria com outros autores, mas sua estreia individual se deu em 2004 com “Da Cor do Pecado”, folhetim das 19h, que tinha como protagonistas Taís Araújo e Reinaldo Gianechini. A novela tornou-se um sucesso absoluto. Os capítulos continham uma narração rápida e diversas reviravoltas. Havia uma trama policial que usava os lençóis maranhenses e as praias do Rio de Janeiro como cenário. João deixou ali sua primeira marca: a desconstrução. A novela começa com o todo poderoso Afonso Lambertini e seu inestimável império. Com o passar dos capítulos, o império de Afonso vai se degradando lentamente, tamanhas são as reviravoltas da trama. O interessante nas novelas de João Emanuel é que os mocinhos não são “moscas mortas” como conhecemos tradicionalmente. Eles sabem dar o troco nos vilões.
Em 2007, o autor voltou ao horário das sete da noite com “Cobras e Lagartos”, e aqui, o termo “desconstrução de um império” talvez tenha sido levado o mais literalmente possível pelo autor. O milionário Omar Pasquim, dono da loja Luxus,  sabe que vai morrer e, por isso, decide passar sua fortuna para sua sobrinha: Bel. Porém, ele descobre que o noivo de Bel, Estevão, é um mal-caráter capaz dos piores crimes. Para proteger a moça, ele passa então sua fortuna a Daniel Miranda, o Duda, um rapaz bom que tornou-se um amigo improvável de Omar. Mas há outro Daniel Miranda na história, Foguinho, que vê sua grande chance quando Omar lhe confia o segredo da herança. Quando Omar morre, Foguinho dá o golpe e fica com toda a herança.
No fim, depois de passar por inúmeras mãos, a loja Luxus acaba explodindo, graças as armações da vilã Leona. A história ainda tem um famoso “quem matou?”, que agita os últimos capítulos.
Os sucessos de “Da Cor do Pecado” e “Cobras e Lagartos” foram a porta de entrada de João no horário das 21h. Em 2008 foi exibida “A Favorita”, novela policial que já começa diferente das outras: não se sabe quem é a vilã e quem é a mocinha. Flora e Donatela eram amigas no passado e formaram uma dupla sertaneja. Donatela casa-se com Marcelo e tem um filho com ele. Marcelo é assassinado e Donatela acusa Flora do crime. Flora é presa, mas diz que Donatela é a verdadeira assassina. A dúvida permanece por um terço da novela, até que os espectadores descobrem a verdade, mas os personagens permanecem na dúvida. Na terceira fase (ou terceiro ato, como chamou o autor) todos descobrem a verdade e os esforços passam a ser para prender a verdadeira vilã.
Em 2012, João voltou à cena com o fenômeno “Avenida Brasil”. A pequena Nina vê seu pai ser assassinado pela madrasta Carminha. Em seguida, Carminha deixa a menina em um lixão. Os anos passam, ela é adotada e passa a traçar seu plano de vingança. No futuro, ela volta a se encontrar com Carminha e passa a fazer da vida da ex-madrasta um inferno. A novela também apresenta um “quem matou?” em seus capítulos finais e termina com um final conciliador entre as duas inimigas.
Agora João Emanuel Carneiro está de volta, e tem a missão de fazer com que “A Regra do Jogo” entre para a história da TV brasileira como mais uma trama bem sucedida e lembrada pelas gerações futuras.
Seis capítulos já se passaram. Vale a pena lembrá-los:
CAPÍTULO 01 – A OUTRA FACE
DATA DE EXIBIÇÃO: 31/08/2015
A novela já começa com um diferencial: o número do capítulo e o título são exibidos no começo da trama. Mostrar o número de capítulos era uma prática comum nos anos 1980, assim como as “cenas dos próximos capítulos”, ao encerramento, mas nomear os capítulos, como um livro, é algo diferente dos padrões atuais de TV. E interessante!
O primeiro capítulo tem sua ação narrada em dez dias. A protagonista Tóia começa sendo presa por um roubo de aproximadamente trinta mil reais. A trama volta então dez dias e mostra o motivo do roubo: A mãe de Tóia estava doente e precisava de uma cirugia que custava, aproximadamente, trinta mil reais. A moça consegue o dinheiro, mas cai em um golpe de um falso médico. Desesperada, ela rouba a boate da qual é gerente e paga a cirurgia da mãe. É presa logo depois.
O capítulo ainda conta as histórias de Juliano, preso injustamente por quatro anos; Atena, trambiqueira profissional; e Romero, um policial duas caras.
CAPÍTULO 02 – BANDIDO POBRE
DATA DE EXIBIÇÃO: 1º/09/2015
O segundo capítulo é centrado na prisão de Tóia e na dupla face de Romero. O policial é respeitado pelos colegas, mas sua mãe sabe que ele tem negócios escusos. Ela exige que ele liberte Tóia e os dois têm uma briga.
Como pano de fundo, uma trama de anos atrás sobre uma chacina na favela passa a nos mostrar as histórias ocultas dos personagens.
Além de negócios escusos, Romero leva uma vida de aparências. Apesar de ter uma casa pobre, ele vive (de verdade) em um apartamento luxuoso e dirige um carro importado. As coisas começam a piorar (daí o título “Bandido Pobre”) quando ele bate o carro e descobre que o IPVA está atrasado, o seguro não foi pago e o banco pode tomar seus bens a qualquer momento.
Romero também faz parte de uma seita, uma organização criminosa. E ele acredita que será “promovido em breve”. É grande a decepção quando ele descobre que outra pessoa foi escolhida em seu lugar.
Conhecemos também um pouco mais do policial Dante, filho adotivo de Romero. Incorruptível, ele persegue Juliano, namorado de Tóia, pois acredita que o rapaz é perigoso.
Atena continua vivendo do golpe que deu em Sumara, mas é descoberta.
CAPÍTULO 03 – SAMAMBAIA
DATA DE EXIBIÇÃO: 02/09/2015
Após uma discussão com Orlando e um flash-back que revela um pouco do  passado obscuro dos dois personagens, Romero desmaia.
Enquanto isso, Lenita, uma personagem com distúrbios mentais tem um ataque durante um jantar e tira a roupa na frente de todos – inclusive dos filhos e dos pais.
Vítor pressiona Atena, mas ela acalma o rapaz preparando um jantar para ele. No dia seguinte, ele continua ameaçando a golpista.
Djanira foge do hospital após a cirurgia e pede à Adizabeba para retirar a queixa contra Tóia. As duas lembram de momentos do passado e da antiga amizade. Adizabeba vai à delegacia, mas como a ocorrência já foi registrada, não é possível tirar Tóia da prisão.
No hospital, Romero descobre que tem esclerose múltipla e se desespera. Depois, ele se lembra da briga com a mãe, Djanira, e resolve ajudar Tóia.
Atena vende várias peças da casa de Sumara para dar o dinheiro a Vítor. Quando está tomando banho, Sumara volta para casa.
O capítulo acaba com Tóia sendo avisada que responderá ao processo em liberdade. Graças ao ex-vereador Romero...
CAPÍTULO 04 – QUEM É VOCÊ?
DATA DE EXIBIÇÃO: 03/09/2015
O capítulo começa com Tóia sendo solta, graças à ajuda de Romero. Ele garante  ser amigo de Djanira, mas Tóia estranha o fato da mãe nunca ter falado sobre ele.
Sumara liga para Atena, que se desespera ao saber que a dona da casa voltou. Ela foge pela janela e, com muito custo, consegue escapar da amiga, em uma cena com direito à perseguição canina, pulos de cercas e de muros.
As melhores frases do capítulo saíram, sem dúvida, de Sumara: “isso deve ser coisa de vândalo, que fica fazendo protesto no meio da rua”, “quem vai pra cadeia no Brasil é favelado” e “sou rica... não vou presa”. Todas as frases têm um pé na realidade!
A polícia é chamada e informa que a casa poderá conter impressões digitais dos bandidos. Atena dá um jeito de “espalhar” impressões digitais em vários lugares para diminuir as suspeitas sobre ela.
A primeira parte do capítulo termina com um embate visual entre Romero, Tóia, Djanira e Juliano. Depois que Romero vai embora e Tóia não entende a implicação de Djanira com ele, a mãe da moça comemora sua soltura.
A cena seguinte mostra Romero em um carro lembrando de uma chacina de anos atrás, além de discussões com Rômulo. A trilha sonora lembra um pouco Psicose, de Alfred Hitchcok.
Após praticamente expulsar a namorada de casa, Romero encontra-se com outra mulher, mas a moça o segue até um motel. Quando ele passa mal, É Paty, sua namorada, quem o socorre.
Nelita pede desculpas a Gibson, pelo ataque no jantar e fala de sua irmã, morta anos antes. O pai a abraça. Adizabeba perdoa Tóia em público e a recontrata, em uma das melhores cenas do capítulo.
Atena apresenta Vítor para Sumara. Paty xinga Romero no hospital.
CAPÍTULO 05 – O INJUSTIÇADO
DATA DE EXIBIÇÃO: 04/09/2015
Paty dispara a falar no hospital e exige que Romero lhe conte a verdade sobre sua vida. Tóia e Juliano brigam. O rapaz alerta a moça sobre Romero Rômulo.
Romero mente para Paty, dizendo que é viciado em drogas. Vítor inicia, junto com Atena, um golpe contra Sumara.
Juliano sai em busca de patrocínio para sua escola e Tóia sai para trabalhar. Djanira fica sozinha em casa e ouve um barulho. Ela se assusta ao ver Romero entrando em casa. Os dois brigam e Romero pede perdão a Djanira. Ela joga na cara dele algumas verdades. Ele conta então que está doente, mas ela não acredita.
Orlando conhece Nelita e um pequeno clima entre os dois. Juliano insiste  em combater a facção criminosa.
Dante fala para Romero que descobriu uma pista sobre Zé Maria, pai de Juliano. Ele acredita que Zé tenha matado sua mãe biológica.
Zé Maria recebe um telefonema e foge. Vítor avisa a Atena que o jogo está ganho, em relação ao golpe contra Sumara.
Djanira é examinada pelo médico em casa e se recorda da briga com Romero.
Atena filma Vítor e Sumara transando. Zé Maria segue Juliano. O capítulo termina com Djanira batendo à porta de Romero.
CAPÍTULO 06 – AMOR DE MÃE
DATA DE EXIBIÇÃO: 05/09/2015
Djanira conversa com Romero e pergunta sobre sua doença. Ele é irônica com ela. No fim, ela o abraça e os dois choram. Zé Maria abraça Juliano.
Vítor não consegue transar com Sumara e ela sai chorando do quarto. Atena briga com Vítor, mas diz que conseguiu fazer um bom vídeo. Em seguida, ela sai para consolar Sumara.
Juliano leva Zé Maria para a antiga sede de sua escola, que está fechada.
Adizabeba vê Zé Maria na favela. Dante chega à barraca do pintor na praia, mas ela está vazia. Dante afirma que sabe que Zé Maria foi atrás de Juliana.
Adizabeba conta à Tóia que acha que viu Zé Maria no morro. Sumara diz que vai embora de Búzios.
Breno é demitido do banco, mas sua família, que ainda não sabe, resolve comprar um carro para ele.
Djanira vai encontrar com Zé Maria, mas Tóia a segue. Dante aparece para Juliano e diz que já sabe que Zé Maria está no morro. O capítulo termina com Tóia flagrando Zé Maria e Djanira.
CONSIDERAÇÕES:
Bem recebida pelo público e pela crítica, “A Regra do Jogo” tem tudo para se tornar um “novelão”. A audiência pode ter oscilado nos primeiros capítulos, mas agradou a direção da emissora e, no geral, a novela conseguiu o planejado: prender o espectador ao capítulo seguinte.
Outra percepção vista na primeira semana: em relação ao caráter de alguns personagens, já deu para perceber que no jogo proposto pelo autor, não há regras.
Típico de João Emanuel Carneiro.
NOTA DA PRIMEIRA SEMANA: 10

Antônio Pedro de Souza