quarta-feira, 15 de junho de 2011

BLOG APS – 16/06/2011(ANO 02 – EDIÇÃO 03)

Deus disse: 'Que as águas que estão debaixo do céu se ajuntem num mesmo lugar, e apareça o elemento árido.' E assim se fez. Deus chamou ao elemento árido TERRA e ao ajuntamento das águas MAR. E Deus viu que isso era bom. Deus disse: 'Produza a terra plantas, ervas que contenham semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie e o fruto contenha a sua semente.' E assim foi feito. A terra produziu plantas, ervas que contém semente segundo a sua espécie e árvores que produzem frutos segundo a sua espécie, contendo o fruto a sua semente. E Deus viu que isso era bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o terceiro dia.”
(Gênese, 1, 9-13)

BLOG APS – 16/06/2011
(ANO 02 – EDIÇÃO 03)

ATUALIDADES:
A partir de agora, quem quiser praticar solidariedade e doar sangue, terá mais oportunidades para realizar essa boa ação. O governo ampliou os critérios de pessoas consideradas aptas a doar. Para se ter uma ideia, antes, era permitido a doação apenas de pessoas entre 18 e 65 anos, agora, pode-se doar quem tenha entre 16 e 67 anos. Antes, o peso mínimo exigido era de 50 quilos, agora, pode-se doar quem tenha menos de 50 quilos, desde que, faça um teste para comprovar a qualidade da saúde do doador.

Morreu na última terça-feira, o professor de física do colégio e pré-vestibular Bernoulli, Newton Mandarino Neto. Ele sofreu um acidente na avenida Raja Gabláglia, bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte. De acordo com a PM, ele conduzia uma moto e bateu em um carro, sendo arremessado para a pista e morrendo na hora.

Ocorreu ontem, 15/06, um eclipse lunar que pôde ser visto de Belo Horizonte, Vespasiano e região. O eclipse começou com o nascimento da Lua, a partir das 17:30 e durou até por volta das 20:00. No entanto, astrônomos informaram que o “melhor momento” para vê-lo, ocorreu entre as 17:30 e as 19:02. Abaixo, algumas fotos do fenômeno:







DE OLHO NA TV, NO CINEMA E NO TEATRO:

PARA COMEMORAR OS 60 anos da telenovela no Brasil, a Globo apresenta, em julho, uma refilmagem de O ASTRO, clássico de Janete Clair. A versão original, uma novela, tinha Francisco Cuoco no papel principal. A nova versão, uma macrossérie (espécie de 'minissérie' estendida), terá Rodrigo Lombardi no lugar.


DICA LITERÁRIA:
O MORRO DOS VENTOS UIVANTES – EMILY BRONTË
A partir de amanhã, segue nesta seção, um estudo sobre a obra. Aguardem.

DICA CINEMATOGRÁFICA:
CARTAS PARA JULIETA

LÍNGUA PORTUGUESA...
DRAMA DE ANGÉLICA:
Curiosa canção (já citada várias vezes no antigo “Boletim de Férias” aqui do Blog), Drama de Angélica é uma música composta na década de 1940 que traz uma curiosidade: todos os versos terminam em proparoxítonas. Veja aqui, nas próximas edições um estudo sobre esta clássica melodia de Alvarenga e Ranchinho...

Vespasiano – quinta-feira, 16/06/2011