terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Sobre BBB, Oscar e A Lei do Amor


Fortes emoções em 24 horas
            Resolvi escrever um pouco esta noite sobre algumas de minhas paixões: TV e Cinema! Se parar para contar, acredito que mais da metade das postagens deste blog referem-se a um destes temas. E motivos não faltam: a chamada sétima arte oferece material infindável para textos e a TV não fica atrás. Há mais de sessenta anos nos lares brasileiros, ela ainda é a queridinha de muita gente – mesmo com o advento da internet. Aliás, ela tem usado a “amiga.com” para se promover, em vez de se tornar obsoleta.
            Feita esta introdução, vamos aos tópicos descritos no título. Primeiro, BBB – Big Brother Brasil, que chegou ontem à sua 17ª edição e ao seu 15º ano. Confesso que tenho pelo programa uma relação de amor e ódio: Curioso, nos anos iniciais da adolescência, assisti à primeira temporada, lá em 2002, repleto de empolgação. E gostei do que vi. Conheci os chamados reality shows em 2000, quando a Globo estreou No Limite e, embora o BBB tivesse cenas menos impactantes, ainda assim, era empolgante. Além do BBB, tenho outras boas lembranças de 2002: foi naquele ano que conheci Christine, de Stephen King (o livro, já que o filme eu já “devorava” desde 1998, todas as vezes em que era exibido no Cinema em Casa, do SBT). Foi também em 2002 que fiz a minha segunda – e até o momento, última viagem ao Ceará, terra do meu pai.
            Deixando 2002 para trás e entrando em 2003, não assisti à segunda edição do BBB – não me lembro o motivo. Sei que quem ganhou o programa foi o Cowboy, por ver a cena nos programas do dia seguinte. Também em 2003 perdi a estreia de Mulheres Apaixonadas, por uma falha da Cemig: nosso bairro ficou sem luz por três dias! E perdi a estreia de Celebridade (infelizmente, por um caso de falecimento na família). Mas assisti à terceira edição do BBB na íntegra (sim, em 2003, houve duas edições) e gostei muito do que vi.
            Em 2004 assisti à 4ª edição do Big Brother em um contexto que clamava por TV: no colégio em que estudava, os principais assuntos eram: BBB, a temporada 2004 de Malhação, o mistério em torno da morte de Lineu, em Celebridade e os campeonatos de futebol.
            Um ano depois, não me interessei muito pela 5ª edição, mas a assisti assim mesmo. Começava a achar o programa cansativo. Em 2006, me afastei do programa, embora estivesse totalmente interessado em JK e Lost, ambos exibidos pela Globo. A partir daí, meu caso de amor com o Big Brother Brasil acabou. Não o assisti pelos 13 anos seguintes, só voltando a dar uma “espiadinha” em 2014, mas sem “me envolver”. Em 2015, meu pai assistiu a edição na íntegra e eu acabei assistindo para lhe fazer companhia. O mesmo aconteceu em 2016. Ainda em 2016, uma notícia me chamou a atenção: o apresentador iria mudar. Saía Pedro Bial e entrava Tiago Leifert. Fiquei curioso para saber como o apresentador do The Voice e do Zero 1 se sairia à frente de um dos programas mais comentados – para o bem e para o mal – da Globo. E agora, depois de ter ido ao ar o primeiro programa da temporada, posso dizer que gostei do que vi. É claro, foram só alguns minutos na segunda-feira, mas Tiago mostrou que tem talento e sabe ser versátil. Os próximos meses irão mostrar se ele tem o mesmo pique de Bial para estar no comando da próximas edições. Espirituoso e sem piadinhas sem graça, Leifert soube dar o tom ao novo formato da atração.
            Deixando um pouco de lado o BBB e partindo para Los Angeles, vamos falar do Oscar. A principal premiação do cinema será entregue em 26 de fevereiro e os candidatos foram divulgados hoje. La La Land – Cantando Estações igualou A Malvada e um dos meus filmes preferidos, o Titanic no número de indicações: 14! Não assisti ao filme ainda e, por isso, “não sou capaz de opinar” sobre ele ser merecedor de tantas indicações. Provavelmente, não o verei antes do Oscar, já que não tenho intenção de assisti-lo nos cinemas. Por outro lado, considerei injusta a não indicação de Batman X Superman. Até Esquadrão Suicida foi indicado e a qualidade do primeiro é bem superior ao último. Enfim, se fosse eu a escolher os indicados, Batman, Superman e seus amigos estariam dentro, enquanto Coringa, a tosca da Arlequina e seus companheiros, estariam fora! Sobre Meryl Streep, não há o que falar: ela fica perfeita em qualquer papel. Deveriam criar uma categoria nova no Oscar: o de Melhor Meryl Streep. Sem exageros, ela é uma atriz completa. Mais que merecida sua 1234567890.......ª indicação.
            Para finalizar, falemos de A Lei do Amor: Enquanto alguns críticos e parte do público torçam o nariz para a novela de Maria Adelaide Amaral, eu, simplesmente, amo! É uma trama bem construída e com aquele “toque sinistro” da morte de um personagem capítulo sim, outro também. E as mortes, convenhamos, são muito bem elaboradas.
            O capítulo de hoje – que teve um gancho esplêndido no final do capitulo de ontem – foi um dos melhores da trama até aqui. A megera Magnólia (Vera Holtz) sendo desmascarada lavou a alma do público que acompanha suas infinitas maldades. Destaque para a cena em que Fausto, personagem de Tarcísio Meira, levanta-se da cadeira de rodas, caminha e a chama, simplesmente, de “vadia”. Minutos depois, merece destaque para a cena em que Tião (José Mayer) dá um tapa em Magnólia que nos fez recordar os tempos áureos de Dona Florinda e Seu Madruga (no seriado Chaves). Na sequência, o vilão – tão vilão quanto Magnólia – ainda diz que, caso ela chame a polícia, ele terá que desembolsar “meia dúzia de cestas básicas”, expondo a fragilidade da justiça brasileira. A sucessão de cenas, que culminou com o começo da morte de Fausto, fez deste, um dos melhores capítulos da trama. Os mocinhos, finalmente, tiveram suas máscaras tiradas.
            Então é isso. Vou ficando por aqui e acompanhando um pouco mais da TV, amanhã eu volto para expor minhas impressões sobre a primeira prova do líder do BBB e da estreia da quarta temporada do Tá no Ar: A TV na TV.
            Até!

FestCurtas BH Abre Inscrições

Divulgação: Fundação Clóvis Salgado

Interessados devem se inscrever até 14 de março; selecionados serão conhecidos em 10 de junho
O Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FestCurtas BH, está com inscrições abertas até o dia 14 de março. Serão aceitos filmes de até 40 minutos de todos os gêneros – exceto publicitários e institucionais. Os filmes podem ser enviados em formato 35mm, 16mm DCP  e outros formatos digitais. O edital completo você encontra no site da Fundação Clóvis Salgado. A relação dos filmes selecionados vai ser divulgada em 10 de junho.

            Na edição de 2016, foram inscritos 2500 curtas de 93 países. Durante os dez dias de festival, foram exibidos 170 produções para cerca de 5000 pessoas.

Mostra Tarkovski – Eterno Retorno Tem Palestra e Sessão Comentada Nesta Terça-Feira

Mostra segue até 9 de fevereiro
Foto: Divulgação: Cine Humberto Mauro

Retrospectiva da obra de Andrei Tarkovski está em cartaz no Cine Humberto Mauro

A mostra Tarkovski – Eterno Retorno, em homenagem ao cineasta russo Andrei Tarkovski, continua em cartaz no Cine Humberto Mauro até o dia 9 de fevereiro. Na agenda desta terça-feira estão, além dos filmes, palestra e sessão comentada. Confira:
Às 16h, o mestre em estética e filosofia da arte pela UFOP Fernando Tôrres Pacheco ministrará a palestra Arte e metafísica na obra de Andrei Tarkovski. Às 19h, o projeto História Permanente Do Cinema apresentará o filme Tempo de Viagem, uma coprodução da Itália e Rússia, de 1983, com classificação de 12 anos e 63 minutos de duração. A sessão será comentada pela doutora em educação e professora da Escola de Belas Artes (UFMG), Maria do Céu Diel.  Encerrando a noite, às 21h, tem o filme Melancolia de Moscow, do cineasta Aleksandr Sokurov. O filme russo é de  1987, tem classificação de 12 anos e 87 minutos de duração.
Leia as sinopses dos filmes exibidos nesta terça-feira:
Tempo de Viagem, de Andrei Tarkovski, Tonino Guerra ( Tempo di Viaggio ,
ITA-URSS, 1983) | 63’ 
Documentário sobre a procura de locações para “Nostalgia”. Recém-chegado
à Itália, Tarkóvski trabalha, conversa com Tonino Guerra e fala de cinema e
literatura. Inclui pequenos ensaios filmados pelo diretor.      
Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados meia hora antes de cada sessão.
Melancolia de Moscow, de Aleksandr Sokurov ( M o s k o v s k a y a E l e g i y a ,
URSS, 1987) | 87’
Originalmente produzido para celebrar os cinquenta anos de Andrei Tarkovski,
'Melancolia de Moscow' procura ser um retrato subjetivo dele feito por
Alexander Sokurov, seu herdeiro espiritual. Apesar de seu exílio na Europa
Ocidental nos últimos anos de sua vida, Tarkovski não conseguia se livrar de
suas origens russas quando filmou 'Nostalgia' na Itália, e 'O Sacrifício' na
Suécia. Utilizando cenas destes filmes, sobrepondo outras dos últimos dias de
sua vida na França, Sokurov narra ainda os eventos políticos que a Rússia
vinha passando na época.


O Cine Humberto Mauro fica na Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte. 

Bom Dia, Mundo! - Terça-Feira, 24/01/2017


Assista ao noticiário matinal da WebTV Souza:
Clique aqui para assistir ao Bom Dia, Mundo!

Leia as notas divulgadas no Bom Dia, Mundo! desta terça-feira:

A mostra TARKOVSKI – ETERNO RETORNO, em homenagem ao cineasta russo Andrei Tarkovski, continua em cartaz no Cine Humberto Mauro até o dia 9 de fevereiro. Confira a programação do cinema par esta segunda-feira:
Às 16h, o mestre em estética e filosofia da arte pela UFOP Fernando Tôrres Pacheco ministrará a palestra Arte e metafísica na obra de Andrei Tarkovski. Às 19h, o projeto HISTÓRIA PERMANENTE DO CINEMA apresentará o filme Tempo de Viagem, uma coprodução da Itália e Rússia, de 1983, com classificação de 12 anos e 63 minutos de duração. A sessão será comentada pela doutora em educação e professora da Escola de Belas Artes (UFMG), Maria do Céu Diel.  Encerrando a noite, às 21h, tem o filme Melancolia de Moscow, do cineasta Aleksandr Sokurov. O filme russo é de  1987, tem classificação de 12 anos e 87 minutos de duração.    
Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados meia hora antes de cada sessão. O Cine Humberto Mauro fica na Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte.
            O Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FestCurtas BH, está com inscrições abertas até o dia 14 de março. Serão aceitos filmes de até 40 minutos de todos os gêneros – exceto publicitários e institucionais. Os filmes podem ser enviados em formato 35mm, 16mm DCP  e outros formatos digitais. O edital completo você encontra no site da Fundação Clóvis Salgado. A relação dos filmes selecionados vai ser divulgada em 10 de junho.
            Na edição de 2016, foram inscritos 2500 curtas de 93 países. Durante os dez dias de festival, foram exibidos 170 produções para cerca de 5000 pessoas.
            E uma última nota sobre cinema: a Disney divulgou ontem o título oficial do oitavo episódio da saga Star Wars: O Último Jedi será o título do filme que tem previsão de estreia para dezembro.
            Na última sexta-feira, fiéis fizeram uma procissão pelas ruas dos bairros Maria José e Jardim Daliana, em Vespasiano, em homenagem a São Sebastião.
            Centenas de pessoas saíram da igreja de Santo Expedito, localizada na divisa dos bairros Gávea e Maria José em direção à Igreja de São Sebastião, no bairro Jardim Daliana para a missa festiva em homenagem ao santo mártir da Igreja Católica. No caminho, muitos cânticos e orações.
            A Missa encerrou os festejos que duraram 10 dias.
            O comediante Ricardo Bello anunciou a data para o seu próximo show de stand-up comedy no Restaurante Maria das Tranças: a apresentação está marcada para acontecer no dia 18 de fevereiro, a partir das 20h. No palco, Ricardo vive diversos personagens, além de fazer imitações. O restaurante Maria das Tranças fica na rua Estoril, 938, bairro São Francisco, em Belo Horizonte. Os ingressos custam R$20,00 e a classificação é livre.