sábado, 29 de junho de 2013

O HOMEM DE AÇO: DEZ MOTIVOS PARA ASSISTIR E DEZ MOTIVOS PARA NÃO ASSISTIR


OFICIALMENTE, A ESTREIA será dia 12 de julho. Mas neste fim de semana, algumas salas de cinema estão fazendo a pré-estreia da refilmagem de Superman (Super-Homem – para os que gostam da tradução). Intitulada simplesmente de “O Homem de Aço” (não confundam com “Homem de Ferro”), a nova versão apresenta bons efeitos especiais, roteiro agradável, mas muitas alterações do original. Ao invés de fazer um resumo, resolvi elencar os dez principais motivos para assistir e os dez principais motivos para não assistir a esta nova história do herói mais famoso de todos os tempos. Obviamente, alguns itens vão divulgar dados da história, por isso, fique à vontade para parar de ler caso não queira descobrir algum segredo antes de ver o filme.
OS DEZ PRINCIPAIS MOTIVOS PARA ASSISTIR “O HOMEM DE AÇO”:
1 – É uma refilmagem, não uma continuação: Sabemos que quando a história se prolonga demais, acaba se perdendo. Foi o que infelizmente aconteceu em “Superman – O Retorno”. Depois de mais de duas décadas, fizeram uma continuação que, embora boa, se perdeu nos detalhes dos roteiros anteriores. Como refilmagem, “O Homem de Aço” cumpre seu papel: reconta toda a história de Superman, desde sua origem no planeta Krypton até os “dias atuais”.
2 – Data: O personagem “Super – Homem” surgiu na longínqua década de 1930. A primeira versão de cinema, lançada em 1978, preservava esta data. Em “O Homem de Aço”, a história se passa nos dias de hoje. E os roteiristas tiveram o cuidado de ligar as pontas. Como o filme reconta a história desde o começo, as datas coincidem e não há furos. Tudo se passa dentro dos últimos 33 anos. Se os roteiristas de “O Massacre da Serra Elétrica 3D” tivessem feito o mesmo, não teríamos a quarentona com cara de 20...
3 – Lois Lane e Superman: A química entre os atore nos remetem à versão original do filme. Eles realmente combinam em cena. Nada soa forçado.
4 – Homenagem: Em um dos momentos-chave do filme, há uma homenagem ao saudoso Christopher Reeve, o Super-Homem do cinema nos quatro primeiros filmes. Enquanto se prepara para um voo, há uma fração de, talvez dois ou três segundos, em que o rosto do ator Henry Cavill é substituído pelo rosto de Christopher Reeve. Uma cena realmente emocionante.
5 – General Zod e a Zona Fantasma: O grande vilão do Planeta Krypton também está nesta versão, mas muito mais poderoso e maligno. Também sofre o castigo no começo do filme e vai parar na Zona Fantasma. É claro que depois consegue escapar e vem para a Terra criar o caos.
6 – A batalha entre Superman e General Zod: O duelo é incrível. Mocinho e Vilão destroem meio mundo em uma sequência surpreendente. Aqui, mais algumas homenagens aos filmes anteriores (principalmente ao filme “Superman 2”): A cena do caminhão de combustível se arrastando lentamente sugerindo que haverá ali uma grande explosão (em Superman 2, o herói consegue evitar o pior; em “O Homem de Aço”... bom, é melhor assistir); e a cena em que Superman sente uma forte dor nos olhos, após usar seus poderes contra Zod ficaram semelhante ao do filme de 1980.
7 – Lois Lane – a Curiosa: Se há uma coisa que Lois Lane é, é curiosa. E a nova Lois não foge à regra. Neste filme, ela vai ao polo norte saber de uma “descoberta espacial”, é salva pelo Super-Homem e começa a viajar pelo mundo atrás de mais detalhes sobre o seu salvador. Aqui há outra quase imperceptível homenagem ao original: ao desembarcar no polo norte, Lois recebe a ajuda de Clark Kent para descer de um helicóptero. Tudo bem, o helicóptero não estava pendurado em um prédio e nem Clark estava vestido de Super-Homem, mas as cores do veículo são as mesmas de 1979.
8 – “S”: O ‘S’ no uniforme do Super-Homem vem desde a primeira aparição do personagem no quadrinhos. Nesta versão, ele explica à Lois Lane que o ‘S’, na verdade, significa “Esperança”. À partir daí, a jornalista faz alguns “retoques” no discurso do rapaz e passa a chamá-lo de “Superman”.
9 – A explicação para as algemas: Muita gente deve ter ficado intrigada ao ver um cartaz com Super-           -Homem algemado. Acreditem: a explicação é convincente.
10 – O final: Depois de duas horas de filme, o fim é também convincente. Vale a pena.
***
Mas nem tudo são flores para o herói de Krypton. O filme apresenta alguns detalhes imperdoáveis. Abaixo, os
DEZ PRINCIPAIS MOTIVOS PARA NÃO ASSISTIR “O HOMEM DE AÇO”:
1 – É uma refilmagem, não uma continuação: Sim. O mesmo motivo que leva você a uma sala de cinema pode tirar você de lá. Atualmente, o que mais ocorre são refilmagens. E elas, acabam deturpando pontos da história original. Por isso, o fato de ser uma refilmagem pode fazer você perder o gosto pelo herói da capa vermelha.
2 – A música: Presente desde o filme de 1978, a música-tema de Superman não foi utilizada nesta versão. É uma pena. O tema deste filme é até bom, mas não chega a nos empolgar como a melodia dos outros cinco filmes...
3 – 3D: Poderiam ter excluído o 3D, como feito em “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge”. O enredo e os atores são bons. O efeito 3D não acrescentou nada de novo à lenda do Superman. O filme sobrevive sem ele.
4 – O Título: “O Homem de Aço” faz com que muita gente confunda o filme com “Homem de Ferro”. Poderiam ter deixado “Superman” mesmo...
5 – Esqueça Lex Luthor, Jimmy Olsen, Lana Lang  e Brad: Dos personagens humanos presentes nos outros filmes, permanecem apenas Lois Lane, Peter White e os pais adotivos de Clark. Jimmy não aparece (não é nem citado). Lana e Brad aparecem em cenas de flash-back com pouca importância e Lex Luthor também não dá as caras. A única menção a ele, é o nome da empresa “Lex Corporação”, que aparece pintado no caminhão de combustível que se choca contra um prédio e explode...
6 – Esqueça Clark Jornalista: Lois Lane é jornalista. Clark Kent, não. Pelo menos até quase o fim do filme. Depois... bom, assista e descubra! Além disso, nos outros filmes, Lois se metia em grandes apuros tentando conseguir “A Notícia” que lhe daria o Prêmio Pulitzer. Aqui, ela JÁ tem o Prêmio. E a gente nem descobre o porquê!!!
7 – Esqueça a identidade secreta: Pelo menos para Lois Lane. Ela sabe o tempo todo quem é o Superman.
8 – Esqueça os vilões humanos: No filme original, antes de combater o perigoso Lex Luthor e antes do confronto com Zod no filme 2, Superman combate criminosos “comuns”: ladrões de banco, assaltantes, salva gatos que ficam presos em árvores... nada disso acontece nesta versão. Outro ponto é o duelo com Zod. Na versão original, Superman só encara os demais sobreviventes de Krypton no segundo filme, aqui, tudo acontece no primeiro filme mesmo.
9 – Krypton e o Enredo: O Planeta Krypton em nada se parece com Krypton do filme de 1979. Até a forma como é destruído é diferente. A Zona Fantasma também é diferente. E a forma como os vilões escapam dela... enfim. Nada em Krypton lembra o planeta dos outros filmes. A linearidade do enredo também foi alterada: Na versão original, vemos a vida em Krypton, o envio de Superman à Terra, a chegada dele por aqui, a infância, a juventude e, finalmente, a vida adulta. Nesta versão. Após a chegada dele na Terra, tudo o que temos sobre sua infância e juventude são flashbacks. Mas, infelizmente, eles são mal colocados e, ao invés de explicar, ajudam a confundir a história. Vale ressaltar que, em um deles, vemos a morte de Jonathan Kent. Embora emocionante, ela não tem nada a ver com o enfarto sofrido pelo personagem no filme original.
10 – O final: Além da música-tema ter sido excluída, a famosa cena de Superman voando em torno do Planeta Terra também foi retirada. Uma pena.
***
E é isso. O filme possui então, pelo menos dez motivos para ser visto e dez motivos para não ser visto. Faça sua análise e opte por vê-lo ou não. Oficialmente, dia 12/07/2013 nos cinemas...

Antônio Pedro de Souza.