segunda-feira, 9 de agosto de 2010

BOLETIM... AULAS – N°03 e nº 04 – DE SEXTA-FEIRA, 06/08/2010 À SEGUNDA-FEIRA, 09/08/2010

PARECE O LIVRO DO APOCALIPSE. O fim do mundo. Mas é apenas o período (ou como apelidei neste blog) a temporada final do nosso curso.
Desde o fim das aulas de sexta-feira, aconteceu de tudo na faculdade. Pra começar, realmente o Xerox está FECHADO no campus Rio de Janeiro pela manhã. As cotas? Acabaram. Realmente, precisamos entender a situação da faculdade: Cada aluno, do curso mais barato, desembolsa aproximadamente R$400,00 por mês com mensalidade. Fora isso, a faculdade ganha uma quantia mínima com publicidade, inscrição de vestibular, multa de biblioteca, venda de material didático, etc, etc, etc. Toda essa quantia é insignificante e, por isso, sai muito caro para a faculdade gastar milionários R$2,50 por aluno todos os meses com cotas de impressão. Realmente entendemos isso... Se continuasse assim a faculdade teria que decretar falência antes do Brasil completar 600 anos...
Mas nem tudo está perdido. Ainda podemos comprar créditos para imprimir na máquina automática (aquele quiosque do 4º andar). Basta irmos até a Guajajaras e comprar os créditos lá.
Ah! E se quisermos imprimir e pagar na hora é mais fácil ainda: basta enviar o arquivo para “loja p&b”, e nos deslocarmos para a Guajajaras e lá, retirar a impressão. Prático, Né?
Para facilitar a vida de todos, criei um mapa especial, com o passo a passo da transação para ninguém se perder no caminho (veja o mapa logo após esta postagem. Caso queira recebê-lo por e-mail, envie uma mensagem para antoniopedrodesouza@ig.com.br)
É pensando no bem estar de todos que a faculdade faz umas coisas dessas. Só pode ser. Ah! E ainda tem o caso que nossa amiga Ester trouxe à tona: Fomos todos reprovados em Psicologia da Educação!!! O velho caso do professor nunca conseguir visualizar a turma a não ser na penúltima semana de aula, tomou proporções drásticas em julho. Como nem na última semana a professora Irene conseguiu nos ver no site da faculdade, a direção entendeu que ninguém cursou ou que todos cursaram e tiraram zero em todas as atividades ou algo parecido, pois fomos todos reprovados. Agora é ir até o SAA, pegar um requerimento para revisão de notas e aguardar.
Bom, mas não precisamos nos preocupar muito. Afinal, o que são essas pequenas coisas que nos acontecem? Pensem bem, um novo surto de gripe suína seria bem, bem pior. E isso tudo, só aconteceu até agora porque ainda não tivemos uma SEXTA-FEIRA 13 este ano...
Agora, vamos ao resumão das aulas: Ah! Agradeço a todos que estão me enviando e-mails e lendo o blog. Valeu!
SEXTA-FEIRA, 06/08/2010:
POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL – 1ª AULA
PROFESSORA: DANIELLE
Sem entrar nos detalhes da disciplina, a professora Danielle, que substituirá a professora Irene nesta disciplina convidou a turma para uma apresentação na qual cada um pode falar um pouco de sua vida, do curso e das expectativas para a disciplina. Praticamente por unanimidade, as disciplinas ministradas pelo professor Luiz Antônio entraram na lista “O que mais gostamos no curso”. Teve ainda vários amantes da literatura e alguns (que outros consideram loucos) que amaram Morfologia e Latim (eu me encaixo neste grupo também).
Por fim, o que não faltou foram desabafos sobre a atual situação da faculdade...
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 6 – 1ª AULA
PROFESSORA: VANDA
Depois de ser reduzido de 8 para 6, sair da grade e voltar a grade, finalmente conhecemos a “cara” do Estágio 6. Após apresentações, ficamos sabendo que o estágio, embora mesclado dará mais ênfase à Língua Inglesa pois foi a mais prejudicada depois da mudança.
SEGUNDA-FEIRA, 09/08/2010:
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 6 – 2ª AULA
PROFESSORA: VANDA
O que são professores profissionais? O que é a disputa Proletarização x Profissionalização?
Veja a seguir:
“ Forma de Proletarização:
Os professores veem-se progressivamente despossuídos de seu ofício em proveito da noofesfera de pessoas(termo proposto pelo filósofo francês Teilhard de Chardin para designar o mundo virtual, imaterial, formado por ideias, conceitos e mitos), que concebem e realizam os programas, as condutas didáticas, os meios de ensinar e de avaliar, as tecnologias educativas e que pretendem oferecer aos professores modelos eficazes de ensino.
Forma de Profissionalização:
Os professores tornam-se verdadeiros profissionais, orientados par a resolução de problemas, autônomos na transposição didática e na escolha de estratégias, capazes de trabalhar em sinergia no âmbito de estabelecimentos e de equipes pedagógicas, organizados para gerir sua formação contínua. ”
(texto extraído na íntegra dos slides da professora Vanda)

AMANHÃ TEM MAIS RESUMO
(SE AINDA TIVERMOS FACULDADE...)