terça-feira, 6 de novembro de 2012

A política e a casa da Mãe Joana
A política, infelizmente, há muito virou uma verdadeira Casa da Mãe Joana. Todos fazem o que querem, a hora que querem e dane-se o mundo.
Há exatamente um mês, tivemos eleições para prefeito e vereador em todo o Brasil. Candidatos disputaram, com unhas e dentes os votos de cidadãos jovens, adultos e idosos.
Durante a campanha, prometeram mundos e fundos: de dentaduras a concursos públicos.
Passado um mês do pleito, os candidatos já se esqueceram das promessas. E olha que a posse só ocorre em janeiro.
Para os prefeitos reeleitos, fica ainda mais fácil esquecer-se das promessas, afinal, além de permanecerem no poder por mais quatro anos, não poderão candidatar-se daqui a quatro anos, ou seja: Não precisam cumprir nada e nem precisam prometer mais nada daqui a quatro anos, pois não poderão concorrer nas próximas eleições.
Mas o mesmo pode se aplicar a vereadores. Mesmo podendo concorrer às próximas eleições, muitos já esqueceram do que falaram na campanha e outros, pensam até em desistir do cargo de vereador e voltar a assumir cargos em secretarias das cidades em que atuam...
É... assim fica fácil. Candidatos fazem campanhas carnavalescas e faraônicas para, depois, simplesmente dizerem: vou continuar secretário(a) disto ou daquilo, pois me sinto melhor assim.
E o eleitor lá, com cara de trouxa, ao saber que mais uma vez foi passado para trás e que quem vai assumir a vaga do candidato que ele escolheu é um suplente que ele nem sabe quem é.
Voltando a prefeitos, em algumas cidades, concursos públicos foram simplesmente suspensos por “problemas no edital”. Será isso, ou será que tais concursos não passavam de “promessa de eleição”. Se assim for, os candidatos aos concursos podem sentar para não cansar. Afinal, promessa eleitoral , todos sabem, não é cumprida!!!
                                                                                  Antônio Pedro de Souza