quarta-feira, 8 de outubro de 2014

SOBRE MACs, TALETAS E UM POUCO MAIS


Começo este texto dizendo que quero matar um computador MAC. Parece loucura, mas para nós, pobres mortais acostumados a usar os velhos PCs, que travam, pegam vírus e ficam lentos, as modernas máquinas MAC nos fazem arrancar os cabelos com tanta inovação e chatice sem fim. Pra começar, é um verdadeiro caos usar acentos e sinais especiais. O bom e velho “botão direito” do mouse não existe, mas é acionado por uma série de comandos! Aliás, um dos grandes problemas são os comandos: são os mesmos do PC, mas são diferentes! Entendeu? Nem eu.
Na minha “lista da morte”, incluo o programa InDesign. Ele é utilizado na elaboração de Boletins, Jornais, entre outros. É um bom editor de textos e imagens. Quero dizer, seria. Seria, se não desse tanto problema. Linhas que se quebram sem motivo, imagens que somem ou ficam menores ou maiores sem a nossa autorização. Nele, tudo é feito em caixas. Caixa pra imagem, caixa pro texto, caixa pra caixa, uma caixatice só.
Finalizando minha lista de vítimas para hoje, cito as taletas! Quem é professor, deve conhecê-las. No velho e bom diário de classe, existem dois ou três lugares para se colocar notas de alunos. Além disso, geralmente entregamos um folha com todos os dados. Mais a taleta. A taleta nada mais é que uma invenção do capeta para deixar os professores loucos. Ela não passa de um pedaço quadriculado de papel contendo o número do aluno, notas e quantidade de faltas. Só. Nada mais relevante. Ela não é segura, afinal, não contém o nome do aluno, apenas o número. É repetitiva, porque como já foi dito, entregamos mais três cópias com as notas e faltas dos estudantes. Então, a grande pergunta é: qual o motivo dela?
Pois é. Sigo agora para minha rotina diária: Taleta, MAC, InDesign. Bom dia!

APS, 08/10/2014