quinta-feira, 13 de julho de 2017

“Blue Jasmine” é Exibido na Mostra “Cinema e Psicanálise”


Cate Blanchett recebeu o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em "Blue Jasmine"

Sessão acontecerá amanhã, a partir das 19h30

Uma excelente opção cinematográfica estará disponível para os fãs da sétima arte nesta sexta-feira, 14 de junho, a partir das 19h30, no Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte): Blue Jasmine, de Woody Allen, é o próximo cartaz da mostra permanente Cinema e Psicanálise, realização da Fundação Clóvis Salgado e da Escola Brasileira de Psicanálise. A mostra ocorre uma vez por mês no Cine Humberto Mauro e tem entrada gratuita.

Na sessão desta semana, o filme será comentado por Antônio Teixeira, psiquiatra, psicanalista, membro da EBP/AMP, Mestre em Filosofia Contemporânea pela UFMG, Doutor em Psicanálise pela UFMG, e professor associado da FAFICH/UFMG. Junto ao público, Antônio Teixeira abordará questões psicanalíticas presentes ao longo do filme.


A narrativa de Blue Jasmine traz Cate Blanchett no papel de Jasmine Francis, uma socialite de Nova York que vai morar com sua irmã Ginger num apartamento modesto em São Francisco, após ver sua vida desmoronar e sofrer um colapso nervoso. Tendo de aprender a se sustentar e se acostumar à vida sem luxos e à convivência com Ginger, Jasmine entra num processo de autodescobrimento. Ao longo do filme, por meio de flashbacks, vemos as razões que levaram ao seu colapso e os efeitos no seu estado emocional e mental.

Blanchett recebeu o Oscar de Melhor Atriz em 2014 por sua atuação. Os ingressos podem ser retirados a partir das 19h na bilheteria do cinema e a classificação etária é de 12 anos. A capacidade do Cine Humberto Mauro é de 129 pessoas.

Zaika dos Santos se Apresenta no 3º Inverno das Artes

Show "Akofena", de Zaika dos Santos, integra a programação do
3º Inverno das Artes da Fundação Clóvis Salgado
Fotos: Maxwel Vilela/Divulgação

Show acontecerá na próxima segunda-feira, às 20h30, na Sala Juvenal Dias


A 3ª edição do Inverno das Artes, realizada pela Fundação Clóvis Salgado, receberá nesta segunda-feira, 17 de julho, o show da cantora Zaika dos Santos. A apresentação terá início às 20h30 na Sala Juvenal Dias (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte). A entrada custa R$40,00 (inteira) e a classificação etária é de 12 anos.





Cantora, compositora, arte-educadora, trançadeira, produtora cultural, graduada em audiovisual e web designer, Zaika dos Santos valoriza em seu trabalho o feminismo negro, o feminismo interseccional, afrofuturismo e afropsicodelia, passando pelo reggae eletrônico e a percussão brasileira. Sua música possui referências que fazem uma ponte entre as sonoridades negras da Jamaica, África e Brasil, evidenciando as comunidades de periferia e a defesa das tradições de matrizes africanas.