quinta-feira, 23 de junho de 2016

Apenas uma expressão: Muito Obrigado!


Apenas uma expressão: Muito Obrigado!
Chegou ao fim hoje, 23 de junho de 2016, meu contrato de estágio no Grupo Balo de Comunicação. Entre contrato e freelance, foram mais ou menos um ano e seis meses de trabalho. Tempo esse em que vivi uma das fases mais maravilhosas e de maior aprendizado da minha vida.
Meu primeiro trabalho para o Grupo Balo foi uma parceria entre as assessorias GBC e CL: uma campanha para os cemitérios Bosque da Esperança e Parque Renascer e a Funeral House. Na época, fui um dos anjos que abordavam as pessoas nas ruas de Belo Horizonte e perguntavam: “o que você gostaria de fazer antes de morrer?” “Qual o seu sonho?”. Se pudesse ter respondido a pergunta naquela ocasião, teria dito: “trabalhar no Grupo Balo”. E não é falsa esta afirmativa. Há muito tempo acompanhava o trabalho do jornalista Heberton Lopes. Desde que nos conhecemos, meio que por acaso, nos corredores da Faculdade Pitágoras em 2007. Ele, estudante de Jornalismo; eu, de Letras. Quando ele começou a trabalhar para o setor de comunicação da Faculdade Pitágoras, uma de suas funções era cobrir os eventos dos cursos. E como fazia evento o curso de Letras! Saraus, discussões, exposições... uma infinidade de coisas. E o Heberton lá... fotografando tudo e divulgando em diversos canais. Foi assim que nos conhecemos.
Tempos depois, já formado e trabalhando como professor, resolvi fazer uma nova graduação e, pensando em minha afinidade antiga com o jornalismo (desde criança, adorava folhear jornais e revistas) liguei para o Heberton, numa tarde de domingo e perguntei sobre o curso. Fui encorajado por ele a continuar com meu plano. Três meses depois, em fevereiro de 2013, voltava às salas de aula da Faculdade Pitágoras para o novo desafio.
Quando o trabalho como Anjo do Cemitério chegou ao fim, recebi do Heberton o convite para viajar a Juiz de Fora. Ele assessorava a turnê Disco, do Arnaldo Antunes, que se apresentaria na cidade no dia 06 de dezembro de 2014. A apresentação coincidiria com um outro evento no local, o Juiz de Fora Jazz Festival, também assessorado pelo GBC.
Fui.
Foi minha primeira experiência com assessoria de imprensa. Na volta, mantivemos contato, até que, em 10 de abril de 2015, uma ligação no meio da manhã, veio com a boa notícia: eu era o novo estagiário do Grupo Balo.
E aí veio o aprendizado na prática: Feira MinasTchê, Feira de Malhas de Tricô, Gravação do CD Trem Tan Tan, Festival Brasil Sertanejo...
Em julho, viajamos para Taubaté, para assessorar o Festival Bem Sertanejo. Na ocasião, além do trabalho, tive a oportunidade conhecer o Museu do Picapau Amarelo, em homenagem a Monteiro Lobato.
Perdi a conta de quantos eventos o Grupo Balo assessorou enquanto eu fui estagiário: shows, peças teatrais, livros... Espetáculos adultos, infantis, héteros, GLS... enfim, uma gama de aprendizado que eu não imaginaria jamais ter em tão pouco tempo.
Em um ano e meio conheci artistas, jornalistas, anônimos... escutei histórias, escrevi histórias, vivi histórias. Vivi intensamente cada um desses dias. Cada uma dessas horas. Aprendi. Muito.
Entre os shows, inúmeros, consigo me recordar dos Móveis Coloniais de Acaju cantando “O Tempo”, às cinco da manhã, na Serraria Souza Pinto, durante o Camarote Belô 2016. Ou a Alcione, com sua inconfundível voz cantando “Juízo Final”, no Expominas. Teve ainda o Renato Ignácio encarnando o eterno Raul Seixas no Cine Theatro Brasil e cantando “Mosca na Sopa”. Inesquecível, porém, foi Arnaldo Antunes cantando “Passe em Casa”, em Juiz de Fora...
Nos teatros, impossível não falar de “Relatos Não Oficiais Sobre o Andar 43”, de Thiago Cazado; “Malandro é Malandro e Mané é Mané”, de Sileide Lopez e Edina Quaresma; “Foi Você Quem Pediu Para Eu Contar a Minha História”, com Fernanda Vasconcellos e até o infantil e divertido Patati e Patatá – A Vida é Bela; entre outros.
Teve ainda os lançamentos: o livro Signiliquidificador, de Carlos Linhares; o EP Relatos de um Conflito Particular, de Flávio Renegado; e a música Agora é a Sua Vez, de Victor & Fabiano.
Vi o crescimento da dupla Pedro & Bruno e da cantora Hannah Quaresma, tudo enquanto eu mesmo crescia profissional e academicamente.
Neste período também fui repórter! Além de produzir matérias pós-eventos para o site do Grupo Balo, auxiliei a equipe da RedeTV no Dia de Finados 2015, no Cemitério Bosque da Esperança.  Na mesma ocasião, quatro fotos e um vídeo meus foram publicados pelo Portal Uai, do jornal Estado de Minas.
Este ano, tive uma crítica cinematográfica publicada no site Bastidores de Minas, do jornalista Felipe Pedrosa. Em maio, além do site, uma foto minha foi parar no jornal Super Notícia (17/05).
Enfim, um ano e meio, dezoito meses, cerca de 550 dias, mais de 12.960 horas, mais de 777.600 minutos de muito aprendizado e muita conquista, profissional, intelectual e humana.
Ao fim deste período, só me resta um sentimento: gratidão! Ao assessor de imprensa e amigo Heberton Lopes. Obrigado, cara! Por tudo. Por todos os momentos, todas as fases, todos os clippings (principalmente pelos clippings!!!), releases, relatórios, planilhas, matérias, fotos, credenciamentos... Obrigado pela paciência, pelo café, pelo bate-papo em diversas ocasiões. Obrigado por sempre incentivar meu trabalho, dando-me forças para continuar quando eu pensava em desistir e sempre me mostrando que, há sim, uma luz no fim do túnel. Obrigado pela confiança em eventos que você não poderia estar presente e que eu tive que, nas suas palavras, “me virar sozinho e te dar os resultados”, entre eles, estão um show em Lagoa Santa, o show da Alcione e do Raça Negra, a peça Foi você quem pediu para eu contar minha história, o Música de cinema segundo a cia. Filarmônica, além das edições do Aqui Jazz e Festival Internacional de Corais. Obrigado pelas lições valiosas, pelos conselhos, por tudo, enfim.
Obrigado por ter me proporcionado cada um desses momentos, cada uma dessas histórias, cada uma dessas oportunidades. Simplesmente, MUITO OBRIGADO!
De minha parte, desejo que o crescimento do Grupo Balo de Comunicação seja equivalente ao tamanho da sua capacidade, do seu profissionalismo, da sua ética, da sua integridade e do seu respeito a todas as pessoas com quem você convive diariamente.
Conte sempre comigo, para o que precisar.
Um grande abraço,
Atenciosamente,
APS
(Obs: #aquiéresultado)