quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Sucesso na última década, ‘Lost’ volta à TV hoje

Cartaz de divulgação da série LOST
ABC/Divulgação

Série mostrava grupo de sobreviventes tentando desvendar mistérios de uma ilha

Um homem acorda no meio da mata. Em seguida, levanta e corre em direção a gritos distantes. Chega à praia e vê uma cena de caos: em meio a destroços de um avião, corpos e sobreviventes estão espalhados pela areia. Esta é a primeira cena de ‘Lost’, série que estreou há exatos doze anos e que volta esta noite no canal TNT Séries (TV Paga).
A série revolucionou o jeito de se fazer TV, ao criar novos modos de se contar a história: além dos episódios fixos na telinha, os produtores criaram episódios extras para internet e celular, que serviam para emendar as temporadas ou explicar fatos que não eram explícitos no programa regular.
Uma linha de produtos paralelos também foi criada para alavancar e manter a audiência do programa: revistas, livros e guias garantiam que os fãs não abandonassem os sobreviventes ao término de cada ano.
‘Lost’ causou rebuliço antes mesmo da estreia: o valor do episódio piloto foi um dos mais caros da história das séries: aproximadamente 10 milhões de dólares. Tal valor poderia fechar a emissora ABC, caso o programa não fizesse sucesso. Cerca de 18 milhões de pessoas assistiram ao primeiro episódio, fazendo da série, um fenômeno instantâneo.
Em 2010, ano em que foi ao ar a última temporada, o presidente dos EUA, Barack Obama, atendeu aos pedidos dos fãs e mudou a data de seu discurso anual sobre o Estado da União. O motivo? O discurso, marcado para 02 de fevereiro daquele ano, coincidiria com a estreia da sexta temporada da série...
No mesmo ano, em entrevista à revista Super Interessante, J.J. Abrams, um dos criadores da série, disse que os produtores usaram até a pirataria a seu favor: como muitos usuários baixavam ilegalmente os episódios na internet ou compravam os DVDs piratas, ao fim de cada temporada era criado um box especial, com material bônus, acabamento de luxo, entre outros atrativos para alavancar as vendas das mídias originais. E, mais uma vez, deu certo: a vendagem dos produtos originais de Lost foi um fenômeno em todos os anos.
Com tantos mistérios, idas e vindas no roteiro, o final acabou dividindo os fãs: há quem goste e ache que o final foi o mais coerente possível com o roteiro. Há quem diga que o desfecho não deu aso personagens o destino merecido. Ainda assim, ‘Lost’ entrou para a história da TV mundial como um dos maiores fenômenos dos anos 2000. E são esses 120 episódios que os fãs poderão rever a partir desta quinta-feira, às 18h, no canal pago TNT Séries. E aí? Vamos embarcar novamente no voo 815?