segunda-feira, 5 de junho de 2017

Com Trama Redonda, “Rock Story” faz jus ao seu lema e tem um final poético



Na sequência final, elenco levantou placas que formaram a logo da novela
Reprodução/Rede Globo

Trama manteve coerência e boas doses de romantismo, humor e música em seu derradeiro capítulo

         “Uma história de amor movida à música e uma história de música movida a amor”. Essa era a premissa de “Rock Story”, novela que estreou na faixa das 19h da Globo em 9 de novembro de 2016 e terminou nesta segunda-feira, 5 de junho de 2017. Premissa essa, que foi seguida pela autora Maria Helena Nascimento em cada um de seus capítulos.
Sem enrolação, a cada dia uma mini-trama se iniciava, desenrolava e era finalizada. Algumas, mais complexas, levavam vários capítulos para se resolver – como o caso do roubo do CD do Gui, ou o assédio da funcionária do Gordo – nada, porém, que tomasse tempo suficiente para que os telespectadores enjoassem.
A novela foi ágil do princípio ao fim e mesclou a música e o romance anunciados nas chamadas de estreia com um humor característico da faixa das sete da noite. Maria Helena Nascimento conseguiu dar importância até aos personagens secundários: em um ou outro momento, todos acabaram protagonizando a trama. Foi assim com os casais Gilda e Haroldo, Nelson e Edith, entre outros.

Último capítulo relembrou os acontecimentos da semana anterior no estilo das séries americanas: com direito, inclusive, à narração em inglês
Reprodução/Rede Globo

As referências também foram impagáveis: só para citar a mais próxima do final da novela, foi impossível não lembrar do filme “O Diabo Veste Prada” ao ver Yasmin trabalhando para a poderosa estilista Glória Braga. Isso, sem falar do começo do último capítulo: todas as segundas-feiras, um compacto mostrava os melhores momentos dos capítulos da semana anterior. Neste capítulo final, a seleção de cenas foi precedida pelo letreiro “Nos Capítulos Anteriores”, com a narração em inglês “Previously on... Rocky Story”. Baita homenagem às séries americanas.
E sobre as participações especiais? Uma atração a parte. Nomes de peso como Thiago Rodrigues, vivendo um personagem dúbio que trouxe novas vertentes à trama, a talentosíssima Lu Grimaldi vivendo a versão brasileira de Miranda Priestly, Evandro Mesquita, trazendo mais um tipo atrapalhado – e encantador – para a trama, entre vários outros. Teve até uma ponta do ator Daniel Erthal vivendo o novo amor de Diana...
E isso porque não falei ainda das participações musicais: Paulo Ricardo, Paula Tooler e Milton Nascimento foram apenas alguns dos nomes da música que deram uma “palhinha” em Rock Story.
Valeu ainda pelo crossover entre programas da emissora: teve, entre outros, Encontro, Mister Brau e Pega-Pega (novela que substitui Rock Story a partir desta terça). Os protagonistas deram um show: a dualidade entre Gui e Léo e entre Júlia e Lorena, o cativante Zac, que amadureceu muito no decorrer dos capítulos (o mesmo se aplica a Léo) e também os vilões: Alex e Lázaro, que souberam ser o contraponto da trama.
Assim como os coadjuvantes, os protagonistas viveram seus próprios momentos de heróis e vilões: em uma cena ou outra, todos tiveram seus atos louváveis e condenáveis.

As placas foram novamente viradas, formando o famoso "Fim"
Reprodução/Rede Globo

Por fim, o capítulo final de Rock Story soube levar a coerência da trama a um desfecho favorável, redondo, sem “atropelos” ou histórias mirabolantes apenas para dar fim a um ou outro personagem, como vemos em muitas novelas.
Vale ressaltar a boa morte de Alex: o personagem já havia sido preso e não se regenerou, logo, a morte foi, sim, seu melhor final. O nascimento das gêmeas de Júlia e Gui, as consagrações artísticas de Gui, Léo e da banda 4.4 e a prisão de Lázaro, com direito à participação especial de Luan Santana como presidiário – autora corajosa – um dos momentos mais hilários do último capítulo. Outro momento marcante foi a redenção moral dos vilões Romildo e Willian. A cena final foi um bom número musical, com direito a presença de todo o elenco, bem no estilo “novela dos anos 90”...

A famosa capa de disco que encerrava cada capítulo, eternizou o "fim" levantado pelo elenco
Reprodução/Rede Globo

Assim, Rock Story termina com aquele gostinho de novela que vai deixar saudades, e com a torcida para que Pega-Pega mantenha a qualidade do texto, da direção, edição e atuações.
Que venha a próxima novela!