terça-feira, 10 de agosto de 2010

BOLETIM... AULAS – N°05 – TERÇA-FEIRA, 10/08/2010

4...8...15...16...23...42. SE EM ‘LOST’ ESSES NÚMEROS DAVAM UM AZAR TREMENDO AO HURLEY, AQUI NO PITÁGORAS ISSO NÃO É NECESSÁRIO. Infelizmente é a própria faculdade que está com a fama de assombrada e assombrando os alunos.
Mudanças são sempre muito importantes, mas quando são feitas de forma autoritária, turbulenta e sem direito à opinião dos demais envolvidos, tornam-se um caos, como o que estamos vivendo.
A faculdade começou devendo disciplinas pra muita gente. Sempre empurrando com a barriga, a desculpa era de que “no fim do curso, vocês serão recompensados”. Porém, com a antecipação do fim do curso os alunos passaram de credores a devedores e, o pior: sem oportunidade para pagar. A faculdade força os alunos a pagarem as disciplinas faltantes ao mesmo tempo em que as elimina das grades curriculares e não coloca substitutas.
Fora isso, tem ainda o caso do Xerox que fechou as portas no campus Rio de Janeiro. A promessa era de que poderíamos comprar créditos na Guajajaras para usar na impressão automática. Os créditos porém ainda não foram disponibilizados. Outra inverdade (mais bonito que dizer MENTIRA) é que poderíamos enviar arquivos do campus RJ para a Guaja e pegar lá a impressão. O envio não funciona. Ou seja, podemos até digitar arquivos na RJ, mas depois é necessário salvá-lo, abri-lo num computador da Guaja e então imprimi-lo.
Ah! E a faculdade ainda colocou um aviso nas paredes, informando que, por medidas de economia, está-se “abrindo mão das cotas de impressão disponibilizadas aos alunos”. Ora, se era um benefício nosso, quem deveria ou não abrir mão, era a gente. Você não abre mão do que não é seu. Já imaginou se todos os alunos, por medida de economia abrissem mão do pagamento mensal que fazem à faculdade?
Tem ainda o caso do “SAA(co)”, que continua “tudo como dantes no quartel do Abrantes”, palavras da minha assistente de blog, Ester, que acha o novo atendimento exatamente igual (ou até pior) que o antigo.
E é isso, estamos mais complicados que os sobreviventes do voo 815 da Oceanic. Daqui a pouco podem aparecer Ursos Polares, Monstros de Fumaça e um povo esquisito a quem chamaremos de “Os Outros” (se você não assiste ‘Lost’, com certeza não entendeu esse parágrafo).
Bom, rebeldias à parte, vamos ao que interessa:
RESUMÃO:
1º HORÁRIO – LITERATURA INGLESA 3 – JURACY – SALA 506
1ª AULA:
OBRAS/AUTORES:
1 – HISTORICAL CONTEXTUALIZATION: REALISM
1.1 Sejouner Truth
1.2 Edgar Alan Poe – The Black cat
2 – FICTION AND POETRY:
2.1 W.E.B Dubois – Black Writer
2.2 Willian Faulkner – A Rose for Emily
2.3 Flannery O’Connor – A Good Man is Hard to Find
3 – MODERN POETRY:
3.1 E.E. Cummings
3.2 Robert Frost
3.3 Adrienne Rich
3.4 Sylvia Plath
3.5 William Carlos Williams
3.6 Elizabeth Bishop
3.7 Cherrie Moraga e Gloria Anzaldúa
4 – DRAMA:
4.1 Tennesse Williams – A Streetcar Named Desire
4.2 Arthur Miller – The Crucible
4.3 Susan Glaspell – Trifles

AVALIAÇÃO:
SEMINÁRIOS EM GRUPO: 10 PONTOS
JOURNALS INDIVIDUAIS: 5 PONTOS
AVALIAÇÕES INDIVIDUAIS 1 E 2 -> 20 PONTOS CADA
// // 3 -> 30 PONTOS

NEXT CLASS:
JOURNAL AND SEMINÁRIO -> SEJOUNER TRUTH
PRÓXIMOS SEMINÁRIOS:
BLACK CAT -> DIEGO E GRUPO -> 17/08/2010
A ROSE FOR EMILY -> CAMILA E GRUPO -> 24/08/2010
ROMAN FEVER -> ANTÔNIO E GRUPO -> 31/08/2010
STREET CAR NAMED DESIRE -> MICHELLE E GRUPO -> 14/09/2010
2º HORÁRIO – LITERATURA INGLESA 3 – JURACY – SALA 506
2ª AULA:
CONTEXTUALIZATION:
“ Woman writers found regional writing na important opportunity to Record their perspectives. The fiction of Sarah Orne Jewett, Harried Beecher Stowe, and Mary Austin challenges readers to attume (to become familiar) themselves to women’s thoughts and rethink society’s privileging os men. Kate Chopin’s THE AWAKENING is a regional work that demands respect for a feminine perspective while also critiquing the patriarchal constraints (restrictions) of Catholic Louisiana.
Between 1914 and 1945, the United States engaged in two world wars and emerged as a modern nation and a major world power. American involvement in World War I was brief (1917-19).
After the stock market crashed in 1929 and the United States sank into the Great Depression, social tension threatened the country’s stability for a decade, until Americans were united by World War II. ”
INDICAÇÕES:
FILMES:
Preciosa
Um Sonho Possível
SÉRIES:
Todo Mundo Odeia o Chris
PALAVRAS E EXPRESSÕES-CHAVE DAS AULAS DE HOJE:
Minority group:
Black people (etny)
Women (gender)
Poor people (class)
Homosexuals (sexuality)
***
Cultural idea
***
AMANHÃ TEM MAIS RESUMO