quinta-feira, 2 de setembro de 2010

BOLETIM... AULAS – N°17 – QUINTA-FEIRA, 02/09/2010

VALEU!!!
OBRIGADO A TODOS que acompanham o blog APS, mandam e-mails, telefonam e comentam nos corredores. Muito obrigado!
Obrigado também pelo incentivo no primeiro dia de venda do meu livro. Vocês são demais!!!
NOVIDADES NO BLOG:
A PARTIR DE agora, além dos resumos sobre as aulas, o blog APS traz as novidades sobre o livro “Quem Matou Sílar & Sílar?”, publicação em cinco partes cuja primeira foi lançada ontem.
A edição de ontem trouxe o primeiro capítulo na íntegra. A partir de hoje, no canto esquerdo desta página ficará uma enquete com os nomes dos suspeitos de terem cometido esse crime. À medida que a historia for se desenrolando nomes serão acrescentados ou retirados da lista.
Além disso, quem estiver lendo a obra pode fazer comentários, críticas, levantar dúvidas e apontar erros pelo e-mail antoniopedrodesouza@ig.com.br . Isso vai ajudar a melhorar a história, tornando-a uma obra mais dinâmica e mais prazerosa de se ler. A partir de hoje, após o resumo da aula, acompanhe o “Espaço Literário”.
***
RESUMÃO:
HOJE AS AULAS de Literatura Infantil ficaram focadas nas apresentações sobre a importância da Literatura como fonte de alfabetização e a relação entre literatura e escola.
Os grupos abordaram, por meio de exemplos reais, temas que nos fazem refletir sobre o nosso papel como professor.
Se não trabalhar literatura nas escolas é um ato irresponsável, trabalhá-la com desleixo é da mesma maneira imperdoável. O professor deve ficar atento à faixa etária dos alunos, o grau de compreensão deles e preparar atividades que os façam tomar gosto pela arte de ler e escrever.
Em exemplos dados por alunos, ficou claro que a “Ficha de Leitura” que pede apenas nome do autor, da obra, editora e personagens principais, por ser demasiado simples, torna-se uma atividade mecânica, chata e que não acrescenta nada aos alunos. É claro que o bom leitor deve saber identificar os elementos básicos de uma obra, mas não deve ater-se somente a isso. Deve ir além, extrapolar o que foi dito, buscar nas entrelinhas (e tratando-se de literatura infantil, nos desenhos impressos nas obras), novas informações e conceitos. Cabe ao professor auxiliar o aluno a descobrir esse novo mundo literário.
A tarefa é fácil? Não. Mas vale a pena investir.
As apresentações/discussões continuam na próxima semana.
***
ESPAÇO LITERÁRIO:
“QUEM MATOU SÍLAR & SÍLAR?” – Antônio Pedro de Souza
Um romance policial que se passa nas cidades de Belo Horizonte e Vespasiano entre os anos de 2005 e 2006.
Tudo começa na festa de 15 anos de Inala Sílar & Sílar. Após dançar a valsa com seu pai e irmãos, a moça abraça a mãe, Catarina Fernandes Sílar & Sílar e as duas se encaminham à mesa de bolo. As luzes são então apagadas. Um tiro é ouvido e ao reascender as luzes todos veem Catarina caída no chão com uma marca de bala na testa...
***
O primeiro capítulo do livro foi escrito em 16/06/2005 entre 09:40 e as 10:30 da manhã. Ele surgiu da minha vontade de escrever uma história policial na qual várias pessoas fossem suspeitas de um crime bizarro.
Para se ter muitos suspeitos (e aí eu exagerei a mão) era preciso ter um grande evento. Para se ter um grande evento foi criada a família Sílar. “Uma da mais ricas e tradicionais de Belo Horizonte.”
Inicialmente, a família moraria no bairro Caiçara. A residência foi transferida para a região do Barreiro por ser uma área que eu conheço melhor. O endereço citado no primeiro capítulo realmente existe. Trata-se da casa dos meus avós, local que eu morei até os dois anos de idade e para onde vou constantemente. Ao contrário da “enorme mansão” e do terreno “que ocupa um quarteirão”, a casa deles é bem modesta.
O assassinato de Catarina foi outra coisa modificada. Quando pensei na história, ela levaria uma facada e rolaria a escada principal da mansão. Isso foi modificado por que como eu queria muitos suspeitos (lembrando mais uma vez que eu exagerei neste “muito”) não daria para colocar várias pessoas passando pela escada ao mesmo tempo. No jardim da casa, porém, as pessoas circulariam à vontade, sendo qualquer um o suspeito.
Agora é a sua vez: Escreva para antoniopedrodesouza@ig.com.br e dê o seu palpite, sua crítica e sua sugestão para a história.
A parte 2 sai dia 16/09/2010.
Ao lado, você pode participar da Enquete e apontar quem você acha que cometeu o crime.
***
ESPAÇO CINE SOUZA:
O QUE VOCÊ achou do filme 2012? Você está a fim de pegar uma promoção de filmes neste fim de semana? Quer saber mais sobre o universo cinematográfico? Acesse www.cinesouza-videolocadora.blogspot.com e divirta-se!
ATÉ MAIS!!!
APS