sexta-feira, 10 de março de 2017

“Enquanto Todos Dormem” Está de Volta a Belo Horizonte

Cronograma de apresentações da peça "Enquanto Todos Dormem"
Divulgação: Thiago Cazado

Peça estrelada por Thiago Cazado ficará em cartaz no Cine Theatro Brasil Vallourec em abril

Thiago Cazado volta a BH em abril para mais uma temporada do espetáculo “Enquanto Todos Dormem”. O anúncio foi feito esta semana no Facebook do artista. As sessões acontecem nos dias 15 e 16 de abril, em horários ainda a serem confirmados, no Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec, na Praça 7. Sucesso de público e crítica em 2016, a peça escrita e dirigida por Cazado, rodou o país e virou livro, que traz, além do roteiro, fotos de bastidores. Para a turnê 2017, já foram confirmadas apresentações em Brasília, Manaus, Salvador, São Paulo e Ribeirão Preto.
“Enquanto Todos Dormem” conta a história de dois soldados que passam a viver um romance durante o treinamento do exército e é ambientada no período da 2ª Guerra Mundial. Em 2016, durante a estreia em Belo Horizonte, o Blog APS entrevistou Thiago Cazado sobre o espetáculo. Releia um trecho da conversa:
BLOG APS: Quais foram as inspirações para a peça?
Thiago Cazado: Eu não tenho consciência total de onde veio a inspiração. Eu me envolvi com este tema relacionado a um "amor proibido" e as fronteiras que os personagens precisam atravessar para vivê-lo plenamente. Imaginei como deveria ser desafiador para dois jovens rapazes, recrutas do exército, viver um amor em 1938. A história foi ganhando força em minha mente e eu vi que valia uma peça!

BLOG APS: "Enquanto todos dormem" é um texto de época. Quais foram os maiores desafios para levar ao palco o cenário e o contexto histórico de 1938?
Thiago Cazado: Foi preciso usar de criatividade para transportar o público para este cenário. Mas, justamente por ser desafiador, é que as ideias ficam mais interessantes. Utilizamos de recursos na trilha sonora, efeitos de luz e etc. O teatro é um bom lugar para abusar do "faz de conta". A plateia entende e aprecia o elemento "lúdico".

BLOG APS: Em 2015, quando a peça "Relatos Não Oficiais Sobre o Andar 43" esteve em BH, você disse ao Blog APS que "escrevia com mais força" ao observar certos movimentos que tomavam conta do Brasil, como as Manifestações de 2013, por exemplo. Para conceber "Enquanto Todos Dormem" você também se utilizou da observação de algum momento político ou cultural?
Thiago Cazado: Neste caso não. "Relatos" era uma clara reação aos modos extremistas e autoritários de se pensar. Já em "Enquanto Todos Dormem", o espetáculo se concentra em ir fundo em uma história de amor e aos conflitos particulares dos personagens. É uma peça sobre amor. Mas, sem dúvidas, por ser um espetáculo que traz dois homens, militares e apaixonados entre si, gera discussões, contribui na visibilidade de relações homoafetivas e, desta forma, exerce uma função social.


Além de “Enquanto Todos Dormem” no teatro, Cazado anunciou recentemente que o longa “Sobre Nós” vai ser distribuído internacionalmente. O artista também está lançando o CD de música eletrônica “Bandits”.