domingo, 16 de junho de 2013

APS NA COPA – HIPOCRISIA MASCARADA DE CIDADANIA

     Tivemos ontem, 15/06/2013, o primeiro jogo da Copa das Confederações 2013. O evento, sediado no Brasil, teve no primeiro duelo Brasil e Japão.
      Mas o clima de duelo não se limitou às linhas do campo, infelizmente. Aliás, dentro de campo reinaram a paz e o companheirismo. Disputa, sim; guerra, nunca. Do lado de fora, no entanto, o povo brasileiro deu uma verdadeira aula... de falta de educação e, por que não dizer, de selvageria.
     De vaias à presidenta a “protestos pacíficos”, tivemos de tudo. Vamos por parte, para percebermos onde erramos e onde acertamos nas cenas da última semana que culminaram no cenário de ontem:
    Na última semana antes da Copa das Confederações, a passagem do transporte público sofreu um aumento em São Paulo e o povo saiu para reclamar.
     Erraram as autoridades, que poderiam ter feito o aumento antes, de modo que os ânimos já tivessem acalmado na Copa ou deixar para fazer depois da Copa.
     Mas a população também errou, ao protestar com violência. Cenas de depredação, pichação, entre outras formas de violência vistas na semana, diferem totalmente do conceito de “protesto pacífico”.
    Saímos todos prejudicados. A população perdeu a razão, as autoridades ficaram com a imagem arranhada e o Brasil, de uma maneira geral, ficou com cara de selvagem e sem regras aos olhos do mundo.
       Ontem, como era de se esperar, houve a divisão dos que são a favor e dos que são contra a Copa.
       Mas em Belo Horizonte, os que são contra saíram para protestar de uma maneira totalmente, perdoem--me a expressão, idiota. Pra começar, não sabiam nem o que estavam protestando. Das oito mil pessoas que saíram às ruas da Capital Mineira, uns protestavam contra os jogos da Copa, outros protestavam contra a Polícia Militar, outros contra os políticos, e ainda tinha os que protestavam contra o aumento da passagem de ônibus (que, só para contar, em Belo Horizonte, ocorreu em dezembro de 2012!).
   Enfim, protestar, lutar pelos direitos, reivindicar... é válido, desde que seja feito com sabedoria, discernimento, prudência e pelos motivos certos. Caso contrário, não passa de manifestação sem sentido, recheada com violência e hipócrita. Hipocrisia mascarada de cidadania. Foi o que vimos na última semana.
     Para finalizar, vale ressaltar que, os que protestavam, diziam aos demais para não se deixarem “manipular pela mídia e pelos governantes”. Bom, mas os que saíram para protestar apenas para aparecer, para fazer bagunça, para tumultuar as ruas ou simplesmente, apenas porque receberam um convite via Facebook ou Twitter... não estavam simplesmente sendo manipulados?