domingo, 23 de setembro de 2012

INTENSIVO DE LÍNGUA PORTUGUESA – PARTE 2

INTENSIVO DE LÍNGUA PORTUGUESA – PARTE 2
8º ANO
ÉRAMOS SEIS
Éramos Seis é um livro de Maria José Dupré que conta a história da Família Lemos. Júlio e Lola são os pais de Carlos, Afonso, Julinho e Isabel. Eles moram numa casa na Avenida Angélica. A história se passa entre as décadas de 1910 e 1940.
            Além da trama familiar, a história conta ainda com temas paralelos como alcoolismo, relação de uma jovem com um homem mais velho e casado, além de passar por enredos históricos como a Revolução de 1930 e a Segunda Guerra Mundial.
            Sem dúvida, um marco da história é a morte de Júlio (capítulos IX e X). A partir daí, a história assume um tom mais melancólico e os rumos de cada personagem passa a ser decidido a partir deste fato.
9º ANO
DOM CASMURRO
            Uma das obras mais marcantes de Machado de Assis, Dom Casmurro gira em torno do romance de Bentinho e Capitu e da obsessão que o protagonista tem em saber se a amada o traiu ou não. Como a história é narrada em primeira pessoa (pelo Bentinho) não é possível sabermos se houve ou não traição.
O HOMEM QUE CALCULAVA
            Livro curto, de Malba Tahan, O Homem Que Calculava mescla Literatura e Matemática em pequenos contos...
8º e 9º ANO:
RESENHA CRÍTICA:
            A Resenha Crítica não é resumir uma história. É apresentá-la ao público, logo, podemos dizer que fazer uma Resenha Crítica é dissertar sobre uma determinada obra, ou seja, explicá-la para alguém.