terça-feira, 19 de janeiro de 2016

‘Malandro é Malandro e Mané é Mané’ explora o lado corrupto da política de uma maneira deliciosamente divertida


Sileide Lopez e Edina Quaresma em cena de "Malandro é Malandro e Mané é Mané"
Fotos de Olivia Porto
Peça fica em cartaz na Campanha de Popularização 
do Teatro e da Dança até 28 de fevereiro

A peça Malandro é Malandro e Mané é Mané estreou em Belo Horizonte no fim do ano passado e, apesar de ter ficado em cartaz por uma curta temporada, gravou seu nome na história teatral da capital. Tanto, que a montagem que leva o roteiro e direção geral de Sileide Lopez retornou aos palcos da cidade durante a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança.
Com um ritmo ágil e situações tragicômicas, “Malandro” evidencia o lado corrupto da política brasileira, mostrando a rotina de duas mulheres em busca de melhores condições de vida. O Blog APS conversou com Sileide Lopez, que nos apresentou detalhes da montagem:

APS - 'Malandro' é uma peça que requer atualizações constantes. Foram feitas muitas mudanças para a reestreia? Você pode nos adiantar algumas?
Sileide - Sim. Por se tratar de um espetáculo contemporâneo sobre questões do povo brasileiro, as atualizações são necessárias e constantes. Principalmente no que diz respeito à politica do país. As mudanças serão sempre uma surpresa para o espectador.
APS - Qual a importância para a peça e para  vocês (Sileide e Edina) estarem em cartaz na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança?
Sileide - A  Campanha de Popularização é um evento cultural muito importante no calendário de BH, e consiste em uma ótima oportunidade para levarmos o nosso trabalho a um público maior e diversificado, pois nesta época a população demonstra maior interesse por espetáculos teatrais.
APS - Quais os planos para 'Malandro' após a Campanha?
Sileide - Depois da temporada de janeiro e fevereiro na Campanha, o objetivo é colocar o espetáculo na estrada, iniciaremos uma turnê por várias cidades. Vamos "malandrear" por ai.
APS - Na peça, as duas personagens encontram-se em um estado peculiar de "viuvez". De onde veio a inspiração para essa parte do roteiro?
Sileide - A inspiração veio da observação da vida real, como todo o roteiro. Essa parte, em especial, teve inspiração em um caso de pessoas próximas.










Mercado, Política e Futuro:
Depois de falar sobre a peça, Sileide também falou sobre a tendência do profissional multifunção, que o mercado de trabalho exige. É cada vez mais comum, por exemplo, o diretor que é também roteirista e ator, tudo no mesmo trabalho. Sobre esse fato, Sileide diz acreditar que, isso se dê principalmente por conta de gastos. “No atual cenário econômico, é comum o próprio produtor financiar, muitas vezes, o trabalho e, devido a isso, os cortes de gastos são essenciais e aí o produtor se torna uma espécie de ‘faz tudo’ em cena: escreve, dirige e atua”. Ela ressalta que, apesar de cansativo, isso tem um lado positivo: afinal, a pessoa acaba pegando uma experiência muito maior nas diversas áreas de atuação dentro do espetáculo.
Sobre o atual cenário político brasileiro, Lopez acredita que este ano muitos escândalos virão à tona: “Infelizmente, apesar de todo meu otimismo, eu acredito que ainda não estamos em um processo de diminuição destes escândalos. Acredito que estamos numa fase de descobertas com relação ao que aconteceu e está acontecendo em nosso país. Porque  um fato vai puxando o outro e espero que, com isso, as falcatruas venham às claras.”
Ao fim da entrevista, Sileide Lopez anunciou que tem vários projetos em andamento, além de “Malandro”. Entre eles, a finalização de um livro e a produção de um novo espetáculo.
Para quem ainda não conferiu Malandro é Malandro e Mané é Mané, a peça fica em cartaz até 28 de fevereiro no Teatro da Maçonaria (Avenida Brasil, 478, Santa Efigênia, BH), os ingressos custam R$15,00 e a classificação indicativa é de 12 anos. Durante o mês de janeiro, a peça pode ser vista as quintas e sábados, às 19h; e domingos, às 21h. Em fevereiro, as sextas e sábados, às 21h; e domingos, às 19h.
Os ingressos podem ser adquiridos nos postos do Sinparc e pelo site www.sinparc.com.br.





Ficha Técnica:
Espetáculo: Malandro é Malandro e Mané é Mané
Gênero: Comédia
Texto: Sileide Lopez e Douglas Leite
Direção cênica: Atenágoras Gandra
Produção e  direção geral : Sileide Lopez
Elenco: Sileide Lopez e Edina Quaresma
Trilha sonora original: Rafael Bauth e Igor Franco
Iluminação (criação e operação): Richard Zaira e Pedro Paulino
Assistentes de produção: Paulo Fosse e Edina Quaresma
Cenário, figurino: Sileide Lopez
Adereços: Sileide Lopez e Ercília Moura
Coreógrafo: Toninho Dance
Confecção de bonecos: Leo Ortiz
Videomaker: Marco Vieira
Assessoria de imprensa: Grupo Balo de Comunicação