domingo, 19 de maio de 2013

PROJETO DINOSSAURO: DOCUMENTÁRIO FICCIONAL


19-05-2013
PROJETO DINOSSAURO: DOCUMENTÁRIO FICCIONAL
Filme entra na lista dos “documentários de mentirinha”
            Filmado no mesmo estilo de “Atividade Paranormal”, “A Bruxa de Blair” e outros, o filme “Projeto Dinossauro” entra para a fila dos “documentários ficcionais”.
            Que o cinema é uma terra fértil para a imaginação e o fantástico, todo mundo sabe. Produções que mostram o incomum e até o absurdo têm lugar garantido em qualquer parte do planeta. Porém, de uns anos para cá, uma nova forma de se fazer cinema vem tomando conta dos filmes.
            Os produtores resolveram passar a impressão de que o que é visto na tela é real. Bom, explica-se: quando se vê um filme, mesmo sabendo que tudo é de mentira (como, por exemplo, “Parque dos Dinossauros”, “Sexta-Feira 13”, “A Hora do Pesadelo”, etc.), a graça é acreditar que tudo é real. Por isso nos assustamos, vibramos, rimos e choramos com algumas produções.
            Nos últimos tempos, porém, os diretores resolveram “levar a sério” o quesito realidade nos filmes, e passaram a investir em produções que, parecem documentários, são filmadas e/ou narradas como documentários, mas não passam de obras ficcionais.
            O mais recente filme da lista é PROJETO DINOSSAURO. O filme conta a história de uma equipe composta por cinegrafista, paleontólogo, socióloga e curioso adentra a selva africana tentando descobrir se há alguma verdade nos boatos espalhados por nativos.
            Os boatos dão conta de seres pré-históricos que andam pela selva e atacam aldeias. O objetivo da equipe é descobrir se isso é só mais uma lenda ou se é verdade.
            Já no início, há um aviso de que o filme é, na verdade, uma compilação feita à partir das filmagens da equipe e que “nenhuma filmagem foi manipulada para parecer ser mais real”.
            O filme começa com vários noticiários da tv anunciando a expedição. Corta para o filho do paleontólogo – um adolescente curioso e viciado em câmeras. Seguimos então a equipe indo para a África e, finalmente para a selva.
            A viagem segue tranquila até que seres pré-históricos voadores derrubam o helicóptero. A partir daí, temos um Jurassic Park filmado no estilo Atividade Paranormal. Ninguém está a salvo, o perigo está à espreita atrás de qualquer árvore e, claro, há um sabotador na equipe.
            O enredo é bem concebido e o estilo de filmagem “real”  passa uma veracidade convincente.
            O problema é se a moda pegar (e parece que já está pegando) e este estilo de filmagem passar de exceção a padrão. Sabe como é: um é pouco, dois é bom, três, vá lá, mas... se o cinema começar a produzir em massa esses “documentários de mentirinha”, perderemos qualidade e bons roteiros, com certeza.
            Por fim, PROJETO DINOSSAURO é um bom filme e deve, sim, ser visto. Aliás, merece que “entremos em sua onda”, acreditando que tudo é real, para desfrutarmos ainda mais do entretenimento que ele nos proporciona.
            A versão em Blu-Ray, obviamente, traz o diferencial da imagem e do áudio superiores aos do DVD.
            Boa pedida para um domingo à tarde...
Antônio Pedro de Souza