sábado, 16 de setembro de 2017

Sete Sequências Que Foram a Maior Furada em “Malhação 2005”

Temporada colecionou furos de roteiro
Reprodução: VivaPlay

Temporada chega ao fim na próxima semana no Canal Viva

            Nem tudo foram flores na minha temporada preferida de Malhação, aquela exibida entre janeiro de 2005 e janeiro de 2006 e em atual reprise pelo Canal Viva. Estrelada por Fernanda Vasconcelos, Thiago Rodrigues e Joana Balaguer, Malhação 2005 trouxe diversas histórias para ficar no ar durante um ano. Nem todas, porém, surtiram o efeito desejado. Abaixo, cito sete dessas sequências que foram a maior furada daquele ano. A lista com as sete melhores sequências (“eu acho, na minha opinião”) podem ser lidas aqui.
Sequência 1 -> Algumas férias de atores
            Malhação 2005 ficou marcada por várias férias dos atores veteranos. Todo mundo que estava no ar, há pelo menos 1 ano, ficou trinta dias sem aparecer no vídeo. O problema não foi o descanso do elenco e, sim, o modo escolhido para explicar o “sumiço” do personagem em questão. Enquanto uns deram certo, e aí posso citar a dona Lúcia e a dona Vilma, outros foram bem na base do improviso.
Logo no começo da temporada, Lúcia cai de uma cadeira e quebra a perna. Era a deixa para a atriz Tássia Camargo sair de férias. Sua personagem volta um mês depois recuperada. Dona Vilma viaja para a Itália para o batizado do neto, por ter medo de avião, ela vai e volta de navio, o que justifica uma viagem mais longa.
Os dois casos acima foram bem pensados e fizeram sentido no contexto da novela. Porém, os personagens Rafa (Ícaro Silva) e Bel (Laila Zaid) não tiveram a mesma sorte no roteiro: os escritores deram para cada um dos personagens uma “viagem com a família” em momentos totalmente inoportunos: enquanto Bel viajou com os parentes bem no meio do ano letivo, mal tendo tempo de comemorar a final do campeonato estudantil, da qual participara; Rafa sai de férias com os amigos e vai para a praia – durante as duas semanas das férias de julho, na exibição original – e, na volta, é que vai viajar com os parentes. Qual o sentido disso? Era mais fácil ter economizado as viagens do rapaz e ter tirado o personagem de cena assim que as férias de meio de ano começassem.
O mesmo acontece com Letícia (Juliana Didone). Ela se casa com Gustavo (Guiherme Berenguer) e sai em lua-de-mel. Até aí, tudo bem e os roteiristas poderiam ter aproveitado a brecha para dar as férias da atriz. No entanto, Letícia reaparece em cena uma semana depois e, só após alguns meses é que a personagem “some”. O motivo, de acordo com o roteiro, é que ela fora passar um mês em Portugal, decorando o apartamento novo com o marido!!!
Sequência 2 -> Alguns destinos de personagens antigos
Daniele Suzuki (Miyuki) e Guilherme Berenguer (Gustavo) deixaram a temporada 2005 pela metade, pois passaram a integrar o elenco na novela das sete Bang-Bang. Porém, se os roteiristas pensaram em um final para Gustavo e Letícia, com Cabeção e Miyuki a coisa naufragou de vez!
Depois de comerem o pão que o diabo amassou em 2004, Gustavo e Letícia começaram a temporada 2005 com todo o gás, depois caíram em desuso e só não sumiram de vez porque Gustavo adoeceu e Letícia se apaixonou por futebol.
O fim dos dois, porém, foi como os fãs esperavam: eles se casam, ele parte para Portugal e, ao fim da temporada, ela vai se encontrar com ele.
O mesmo não aconteceu com Miyuki e Cabeção: a moça sai de férias (as tais famosas férias descritas acima) e vai ver a família. Na volta, ela se inscreve em um estágio na faculdade, passa e descobre que o estágio será no Japão! Cabeção ainda vai com a moça (férias do ator Sérgio Hondjakoff), mas volta sozinho. E o pior: eles não se casaram ou tiveram um “acerto de contas”. A saída da atriz é justificada apenas com uma fala de Cabeção: “A Miyuki ficou muito empolgada com o lance do estágio e esqueceu o lado ‘zen’ da vida. Ficamos incompatíveis”... aff!
Quando lembramos que o próprio Cabeção, na temporada anterior, se meteu a aprender japonês para convencer os pais de Miyuki a deixá-la no Brasil, podemos considerar que este foi o pior final que a personagem poderia ter em toda a série...
Pior (ou pelo menos igual) que o destino dos dois é o fim de Cadu (Bruno Ferrari) e Vivi (Graziella Schmitt). O casal penou em 2004, já que o rapaz era pobre e os pais dela eram preconceituosos. Pra piorar, ele respondia a um processo na justiça. No fim, depois de enfrentarem tudo e todos, eles têm a permissão dos pais de Vivi para namorar, mas... o personagem vai para São Paulo! O ator Bruno Ferrari saiu de Malhação e os personagens Cadu e Vivi passaram a namorar à distância – só por uns capítulos – até ela terminar tudo pelo telefone. Ora, depois de tudo o que eles passaram pra ficar juntos, não era melhor ela ter ido com ele pra São Paulo ou continuarem juntos, mesmo à distância, como aconteceu com Gustavo e Letícia? Finalzinho ingrato o dos dois, viu. A moça, pelo menos, começou a namorar Rico, embora os pais dela fossem contra... de novo!!!
Sequência 3 -> 90% das cenas do Gustavo
Se teve um personagem que não funcionou nesta temporada, foi o Gustavo! Protagonista de 2004, o rapaz pouco fez nas cenas de 2005. Até Natasha teve mais importância que ele, mas vamos à retrospectiva:
Gustavo e Letícia começam 2005 com todo o gás, ainda no pique do ano anterior. É claro que, com o passar dos capítulos, as cenas dos dois diminuem, dando lugar a Bernardo, Betina e Jaqueline. No entanto, os roteiristas apagaram demais o Gustavo, fazendo dele um mero coadjuvante.
Algumas cenas realmente valeram a pena, como quando ele assume o posto de inspetor do colégio, já que Lúcia havia quebrado a perna, e quando descobre que tem diabetes. Do mais, porém, o perfil do rapaz mudou demais e muitas de suas entradas em cena não faziam sentido. Pra piorar, o ator saiu de férias. Na trama, Gustavo passou um tempo nos EUA com os pais, pensando na doença e tentando esquecer Letícia. Ele volta e se reconcilia com ela somente pra, alguns capítulos depois, dizer que vai se mudar para Portugal! Ou seja, tiraram o ator do ar durante um mês, para em seguida, ele sair de vez da novela. Pelo menos ele e Letícia se casaram, ao contrário de Cabeção e Miyuki...
Nota especial para Letícia: onde foi parar a empolgação da moça pelo futebol? Depois do campeonato estudantil e do casamento com Gustavo, o tema nunca mais foi sequer tocado por ela ou por suas amigas! Mudou de interesse fácil, hein, amiga?
Sequência 4 -> A falsa venda do Giga Byte
Em meio a tantas histórias, sobrou tempo para os roteiristas venderem – ou pelo menos tentarem vender – o Giga Byte. Dona Vilma entra em depressão, seus funcionários partem para o lado do “inimigo” e, no fim, todo mundo do colégio Múltipla Escolha faz um protesto pela permanência do Giga Byte. O grande problema dessa cena é o desdobramento dela duas temporadas depois! É isso mesmo. Em 2007 dona Vilma recebe um comprador, que após falar que dará “muito dinheiro” à dona do Giga, convence a mulher a lhe vender o comércio. Ela sequer pestaneja, consulta funcionários ou clientes, como acontecera em 2005. Simplesmente aceita, vende o Giga (que é destruído, diga-se de passagem) e vai embora! Rafa também vai embora com a sobrinha do comprador deixando, finalmente, de ser “boca virgem”...  forçado!
Sequência 5 -> A gravidez de Jaqueline
Jaqueline se deita com Bernardo e fica grávida no começo da trama. Inicialmente, a gravidez é usada para “segurar” o rapaz e afastá-lo de Betina. A moça, porém, é irresponsável: toma sauna, corre, malha, não mantém uma alimentação balanceada e paga caro por isso. Ela ainda desenvolve fobia social, problema que teve na infância e volta com força agora que está grávida.
Nada disso, porém, a faz perder o bebê. De repente, num belo dia em que está feliz, sente uma pontada na barriga, vai para o hospital e... descobre que a criança em seu útero está morta! Oi? A moça passa pelos piores perrengues e nada abala a gravidez, de repente, do nada, sem o menor esforço ou trauma, o bebê morre? Tudo bem que a vida é frágil, mas essa sequência foi exagerada, hein?
Pior é que na temporada 2006, ela engravida de Urubu e não tem nenhum dos problemas – nem mesmo um princípio de fobia social – da gravidez anterior... vai entender.
Sequência 6 -> Personagens que não apareceram
Tudo bem que os pais de Gustavo saíram de cena no último capítulo de 2004 e vários outros pais sequer deram as caras, mas algumas situações precisavam dessa “figura adulta” e não tiveram. Vamos aos casos:
Os pais de Gustavo continuavam morando na cidade e eram citados o tempo todo nas conversas do rapaz com Letícia. Tudo bem que os atores já haviam deixado o elenco, mas será que não poderiam fazer, pelo menos, uma participação especial na cena do hospital, quando Gustavo descobre que está com diabetes? Ou na cena do casamento de Gustavo e Letícia? Ficou estranho.
O mesmo vale para a mãe de Urubu, que nunca deu às caras mesmo quando o filho sofreu traumatismo craniano, foi expulso do colégio por Adolfo, falsificou o vídeo do concurso ou foi preso no final. Com uma “mãe ausente” dessas, não é de se admirar que o cara apronte tanto.
Sequência 7 -> Todas as tramoias de Urubu e Jaqueline – e outros personagens...
Que Urubu é desmascarado e preso no fim e que Jaqueline confessa que agiu para separar Bernardo e Betina, todo mundo sabe. Porém, nem tudo o que eles aprontaram é esclarecido: a cola no mapa, o aquário quebrado, a camisa de futebol – que era de Bernardo e não de Urubu – os DVD’s piratas e outras trezentas “pequenas” atrocidades jamais foram descobertas, deixando a impressão de que “o crime compensa”...
 Pode somar aí a trapaça de Cabeção sobre Download: ninguém descobriu – com exceção de Miyuki – que fora Cabeção quem falsificara o DVD de Download com as fotos das amigas de dona Vilma. Sacanagem!
E ainda o plano com Jimmy (olha o Urubu e a Jaqueline aí de novo) quase no fim da temporada: afinal, que fim levou o documentário? Que Jimmy foi usado para afastar Betina e Bernardo, todo mundo sabe, mas e o projeto da ONG e da Greco Filmes? Como Jimmy explicou para o pai Bob Greco que Betina não participaria mais do filme? E Bob aceitaria isso sem nem ir atrás da moça? E o roteiro de Bernardo que Jaque trocou? São perguntas que ficaram no ar...
***
Enfim, não é fácil manter uma história um ano inteiro no ar! São diversos personagens, múltiplas tramas e inúmeros destinos. Mas se os roteiristas se esforçassem um pouquinho mais para dar certa coerência ao que aconteceu no ano anterior e respeitar os personagens criados por eles mesmos, talvez não teríamos tantas “canoas furadas” na história. Aliás, “Canoa Quebrada” – o local, não a expressão – é a locação inicial de uma temporada futura de Malhação...

Até breve!