sexta-feira, 1 de outubro de 2010

RETA FINAL - ELEIÇÕES 2010

PRAZADOS LEITORES,
HÁ QUASE DUAS semanas que não atualizo meu blog, mas resolvi fazê-lo agora por um motivo especial:
Neste domingo, participaremos de um dos maiores eventos sociais do país. Um evento que, embora alguns representantes prefiram levar para o lado da palhaçada, é de suma importância para se ter uma sociedade mais justa e com qualidade de vida melhor.
As Eleições 2010 apontaram nossos próximos deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente. É de grande importância que escolhamos cada um dos nossos candidatos após uma rigorosa análise de metas, projetos políticos, mas principalmente de caráter e respeito para com o próximo.
Só assim teremos governantes que respeitam seus oponentes e o povo a quem governam. Enfim, que respeitam a nossa pátria.
Não peço aqui voto a nenhum(nenhuma) candidato(candidata). Graças a Deus, à população e a bons políticos(poucos é verdade, mas ainda sim, bons), vivemos em uma Democracia e o direito de escolher nossas próprias opções nas urnas é um dos maiores ganhos e o primeiro passo que nos distancia das temidas, injustas e politicamente incorretas ditaduras.
Portanto, pensemos bastante antes de apertar a tecla “CONFIRMA” neste domingo. Se for necessário, apertemos primeiro o “CORRIGIR” para não cometermos enganos. Não votemos em branco ou anulemos nosso voto. Nosso voto é nossa arma mais poderosa contra maus políticos.
*****************************************************************************
BREVE ANÁLISE DO DEBATE ELEITORAL:
Não consegui acompanhar os debates de outras emissoras, mas, pelo que vi ontem na Rede Globo, posso ressaltar alguns erros e acertos nos quatro candidatos principais a essa eleição:
“NOÇA LÍMGUA PORRTUGUEZA”
NÃO por ser aluno de Letras, mas acho que todo brasileiro que prestou um pouco de atenção no debate viu:
TODOS OS CANDIDATOS (SEM EXCEÇÃO), tropeçaram feio no português: frases e expressões como “O BASIL TREM”, “NÓIS”, “PREGUNTA” e outros erros de concordância e sintaxe puderam ser ouvidos nas quase duas horas de debate...

“MUDANDO DE ASSUNTO”
OS candidatos adoraram “fugir da raia” e mudar de assunto quando lhes convinha:
DILMA: Na primeira pergunta de Marina, não respondeu absolutamente nada do que foi perguntado.
MARINA: Na réplica à resposta de Dilma, não soube utilizar o deslize da oponente e se adentrou pelo mesmo caminho.
SERRA: Parecia um computador programado para dar respostas “pré-fabricadas”, quando o assunto escapava ao seu controle, escapava com respostas vagas.
PLÍNIO: O que mais mudou de assunto no debate. Ao mesmo tempo em que falava de metrôs, falava de dar o calote na dívida externa e pedia voto para os candidatos do seu partido. Se muitos acham que a Dilma é o Lula de saia, podem apostar que Plínio é a Heloísa Helena de terno e gravata... Pra começar, nem conseguiu formular a primeira pergunta ao seu oponente, José Serra. Enrolou tanto, que o tempo acabou...

RESPEITO E EDUCAÇÃO PARA COM OS ADVERSÁRIOS E OS ELEITORES:
Tivemos ontem uma boa mostra de respeito entre os candidatos (pelo menos na frente das câmeras). Parece implicância da minha parte, mas o único que fugiu à regra foi o Plínio. TODOS os outros três candidatos, ao iniciarem sua participação no debate, deram boa noite uns aos outros, ao apresentador e ao telespectador. Plínio, além de não dar boa noite a ninguém, ainda começou chamando o oponente por um apelido: “Vou fazer a pergunta pro Zé”...

MOMENTOS HILÁRIOS:
NÃO era para ser, mas foram por demais engraçados alguns momentos no debate. Entre eles, posso ressaltar:
AS TIRADAS que todos os candidatos deram no Plínio.
As mancadas que o próprio Plínio deu: Em uma das mais memoráveis da noite, ele fez uma confusão danada com metrôs e trens e ainda defendeu o incentivo da malha hidroviária para transporte diário nas grandes cidades!!! Já imaginou em Belo Horizonte? “Pega o barco que vai do Rio Arrudas pro rio tal, aí você desce e pega a canoa que vai pro riacho tal...” Ou então “ Moço! Esse barco passa na Lagoa da Pampulha?” Completamente sem noção! É preciso sim investir na malha hidroviária, desde que os procedimentos sejam cabíveis e possíveis!!!

SENSO DE LOCALIZAÇÃO:
TODOS os candidatos deveriam andar com um GPS no bolso. Ou pelo menos um mapa impresso, um Atlas, qualquer coisa. É sério gente! Se continuar assim, eles podem se perder aí no dia da eleição e aí ninguém mais acha!!! TODOS OS QUATRO falaram pelo menos uma vez: “Estamos aqui em São Paulo”, quando na verdade estavam em Jacarepaguá, no... RIO DE JANEIRO!!! Mas tudo bem, é perdoável. Afinal, tudo faz parte da região sudeste mesmo. Agora, vocês me dão licença que eu vou ali na Pampulha, visitar o Convento da Penha, depois vou tirar umas fotos do Cristo Redentor que tem como pano de fundo a Avenida Paulista...
ATÉ AMANHÃ!!!
APS
AAHH!!!
RESOLVI ME INTEIRAR DAS CHAMADAS “REDES SOCIAIS” QUE CIRCULAM NA INTERNET:
ORKUT:
antoniopedrodesouza@gmail.com
TWITTER:
@souzaaps
BONS VOTOS A TODOS!!!