quarta-feira, 14 de julho de 2010

Boletim de Férias - nº 02 - 15/07/2010

QUINTA-FEIRA, 15/07/2010

Sejam bem vindos ao Novo Boletim de Férias!!! Espero que aproveitem muito e entrem em contato sempre que possível.

Pra começar.. será que a Vida imita a Arte ou a Arte imita a vida??? Muitos discutem até hoje o que realmente acontece, mas enquanto não se chega a uma resposta sobre esse enigma, podemos lembrar alguns casos curiosos da arte que foram influenciados por passagens reais... Um bom exemplo é a música OUÇA, da bela MAYSA. A música alcançou um sucesso incrível, foi tema de algumas trilhas sonoras e ainda hoje é tida como uma das mais belas canções da mpb. E surgiu de um modo inusitado: Maysa a escreveu como uma carta de despedida ao marido, durante o divórcio do casal....
Por falar em música, o típico “matou por ciúme” que vemos constantemente em jornais, foi tema da música DOMINGO NO PARQUE de GILBERTO GIL. A canção conta a história dos amigos José e João, apaixonados por Juliana. Como Juliana vai ao parque com João, José fica enciumado, segue os dois e os mata. A música foi trabalhada pelo professor LUIZ ANTÔNIO bem no começo do nosso querido curso, só não me lembro se em LPT ou IEL...
E vamos as músicas de hoje:

O primeiro disco a ser comentado hoje é o sensacional SOL LILÁS, da excelente MARLI MACIEL. Em suas canções, Marli consegue falar do amor, da paixão, da amizade e ainda fazer uma ótima crítica social (na divertida e verdadeira COACH). Marli faz ainda uma ótima regravação de PORTO SOLIDÃO. Vale a pena conferir o trabalho:
01 – Problema Seu
02 – Cantilena
03 – Disfarce
04 – Preciosa Ridícula
05 – Aura
06 – Lamento de Amor
07 – Prometeu
08 – Porto Solidão
09 – Pra Que Entender?
10 – Toda Noite
11 – Coach
12 – Uh Lá Lá!
13 – Sol Lilás

Outra trilha que merece destaque é a coletânea lançada em 2005, 60 SUCESSOS DOS ANOS 60, em dois cd's, fazemos uma viagem de volta aos anos 60 e mergulhamos no universo de canções inesquecíveis:
CD01
01 – Sugar Sugar – The Archies
02 – Let's Twist Again – Chubby Checker
03 – Rock Around The Clock – Bill Halley & The Comets
04 – Tutti Frutti – Little Richard
05 – Blue Moon – The Marcels
06 – Hippy Hippy Shake – The Swinging Bluejeans
07 – Diana – The London Studio Orchestra
08 – In The Mood – Glenn Miller
09 – Papa Oom Mow Mow – The Rivinstones
10 – Wolly Bully – Sam The Sam & The Pharaohs
11 – Oh Carol (live) – Neil Sedaka
12 – Hawaii 5.0 – The Ventures
13 – Soley Soley – The Middle Of The Road
14 – Roll Over Beethoven – Carl Perkins
15 – Surfin Bird – The Trashmen
16 – Will You Still Love Me Tomorrow – The Middle Of The Road
17 – In The Midnight Hour – Martha Reeves
18 – On Broadway – The Drifters
19 – Only You – The Platters
20 – Silence Is Golden – The Tremeloes
21 – You'Ve Lost That Loving Feeling – Timi Yuro
22 – Donna – Ritchie Valens
23 – Lady Jane – David Garrick
24 – House Of The Rising Sun – The Animals
25 – The Great Pretender – The Platters
26 – Great Balls On Fire – Jerry Lee Lewis
27 – Do You Wanna Dance – Bobby Freeman
28 – Runaway – Del Shannon
29 – Blue Suede Shoes – Carl Perkins
30 – Be Bop A Lula – The Everly Brothers

CD02
01 – Light My Fire – Jose Feliciano
02 – Sound Of Silence – The Bachelors
03 – My Baby Loves Lovin – White Plains
04 – Do You Love Me – Brian Poole
05 – Hang On Sloopy – Lieutenant Pigeon
06 – Tequila – Fenderman & Black Cat
07 – Barbara Ann – Chicory Tip
08 – Do You Want To Know A Secret – Billy J. Kramer
09 – Under The Boardwalk – The Drifiters
10 – Twist And Shout – Brian Poole
11 – Baby, Now That I'Ve Found You – The Fundations
12 – Fever – Billie Jo Spears
13 – Stay – Maurice Willians & The Zodiacs
14 – Gimme Gimme Good Lovin – Brian Poole
15 – Moon River – Danny Williams
16 – Winchester Cathedral – The New Vaudeville Band
17 – Peter Gunn – Fenderman & Black Cat
18 – When A Man Loves A Woman – Percy Sledge
19 – The Wanderer – The Bruvvers
20 – California Dreamin – Jose Feliciano
21 – Knock On Wood – Eddie Floyd
22 – Hold On I'M Coming – Sam & Dave
23 – Walking The Dog – Rufus Thomas
24 – Bad Moon Rising – The Applejacks
25 – Stop In The Name Of Love – The Flirtations
26 – Sixteen Tons – Merle Travis
27 – You Keep Me Hangin'On - The Flirtations
28 – Memphis Tennessee – Dave Berry
29 – Runaround Sue – St Cecilia
30 – I Want You To Be My Baby

CINEMA:
A febre do momento é refilmar: filmes, séries, novelas... Seguindo essa tendência, o grande clássico do cinema de terror, o imortal SEXTA-FEIRA 13 (THE FRIDAY 13TH) de 1980 foi refilmado e lançado na primeira sexta-feira 13 de 2009.
O filme empolga, tem boas cenas de susto e segue uma certa linearidade com a história original, mas ainda assim, deixa a desejar.
Pra começar, o que levou quatro filmes para ser contado na série original, leva apenas um na refilmagem. Vamos aos fatos:
SÉRIE ORIGINAL:
FILME 01 – 1980: Em 1958, um casal de monitores do acampamento Lago Cristal (Cristal Lake) é misteriosamente assassinado.
Em 1980, um grupo de jovens é contratado pelo dono das terras, pois deseja reabrir o acampamento e precisará de novos monitores. Um a um, todos vão misteriosamente morrendo. No fim, descobre ser Pamela Voorhees a responsável pelas mortes. Ela quer vingar a morte do filho, Jason Voorhees, que afogou-se em 1957 no acampamento.
Pamela acaba assasinada pela única sobrevivente do massacre.
FILME 02 – 1981: Cinco anos se passam desde o massacre do filme 01. Estranhamente, pessoas voltam a morrer no local. Trata-se de Jason, que quer vingar a morte da mãe. Temos então a primeira dúvida: Jason é um humano, que todos julgavam morto, que resolve vingar a morte da mãe. Ou será ele um ser sobrenatural? A dúvida pode persistir ate a parte 3, a partir daí descobrimos: ele é sobrenatural... Enfim, Jason é cego de um olho e anda com um saco de linho na cabeça, pois tem a face desfigurada. No fim, é “morto” por uma sobrevivente do massacre.
FILME 03 – 1982: Um dia após o massacre mostrado no filme 02, Jason volta a atacar. Contrariado por terem mexido no altar em que ele “carinhosamente” guardava a cabeça da mãe, Pamela Voorhess, Jason começa uma nova onda de ataques na região de Cristal Lake. É neste filme que, após matar um jovem muito chato, Jason rouba-lhe a máscara de hóckei e passa a usá-la em todos os filmes seguintes. Jason termina “assassinado” num celeiro.
FILME 04 – 1983: Um dia após os acontecimentos do filme 03, Jason misteriosamente ganha vida no necrotério da cidade e volta para se vingar (afe! Será que ele não se cansa de tanta vingança?) contra qualquer um que, pelo menos chegue perto do lago Cristal. Nesta quarta parte, temos uma família que, aparentemente mora há anos na região. Um grupo de jovens que está chegando ao local, e um rapaz que está procurando por sua irmã desaparecida (provavelmente, ela foi uma das vítimas dos primeiros filmes). No entanto, Jason mata qualquer um que aparecer na frente, sendo os sobreviventes a moça que há anos mora no local e seu irmão caçula e o rapaz que estava procurando a irmã. Nas cenas finais, Jason mata também o rapaz e começa a seguir a moça. O irmão caçula, aproveita sua habilidade em criar máscaras e corta os cabelos, ficando com a aparência do Jason criança.
Enquanto olha curioso para uma “versão mirim” de si mesmo, Jason, não percebe armadilha e é assassinado por Tommy (o menino) com vários golpes de facão.
A série continua até o filme 10, mais o Freddy x Jason e agora, a refilmagem.
Mas o ponto que gostaria de chegar é esse: tudo o que foi dito acima, que demorou 4 filmes para ocorrer, acontece em apenas um filme nesta nova versão. Veja como:
00:00 min. a 00:20 min: O ano é 1980, Pamela Voorhees persegue uma garota e grita “-você é a última, tenho que matá-la”, a garota pega um facão e mata Pamela. Um garoto desfigurado aparece e pega um cordão com a foto da mãe. Os anos passam e chegamos a 2008 ou 2009, não fica claro, um grupo de jovens estão atrás de um plantação de... maconha. Ao acharem a plantação, um a um são assassinados por um assassino com um saco na cabeça.
À partir dos 20 minutos até os 90 minutos: Aproximadamente seis meses depois, um rapaz (Jared Padalecki – de “A Casa de Cera, versão 2005 e “Sobrenatural”) sai a procura de sua irmã, desaparecida. Ele chega na região de Cristal Lake e conhece uma moça que, depois de anos fora resolveu voltar, está morando com o namorado (um chato) e chamou os amigos para um fim de semana (o enredo, neste momento é semelhante à parte 3 original).
Jason mata então um mecânico e pega uma máscara de hóquei!!! Agora, ele parte para cima dos personagens com tudo e... os mata sem dó nem piedade.
Enfim, além de agrupar os quatro primeiros filmes em apenas um, outros fatos distorcem a obra original: Jason corre quando, na série original ele andava (suas vítimas corriam e, mesmo assim, ele as alcançava). Jason sequestra uma moça! Ele deixa a irmã do rapaz (Jared) presa todo o tempo em uma sala subterrânea, até que ela possa ser salva pelo irmão. Outro ponto que diverge do original: a tal sala subterrânea nunca existiu na primeira série. Para finalizar, a música sinistra da série original não aparece em nenhum momento da nova versão.
Exceto pela arte da capa (feita em 3D), que dá a sensação de que “Jason observa você”, prefiro o antigo Jason... mais frio, mais sombrio e mais... sexta-feira 13, simplesmente!!!

LITERATURA:
Andrea Sachs sai da faculdade e consegue o emprego que “um milhão de garotas morreriam para conseguir”.
Ela será a nova assistente de Miranda Priestly, editora da revista de moda Runway. Porém, o emprego que parecia um sonho, torna-se um pesadelo à medida que Miranda pede tarefas absurdas à qualquer hora do dia.
Pouco a pouco, Andrea vai descobrindo o interior perverso de Miranda e, nós, vamos nos deliciando com cada uma das 415 páginas do livro Lauren Weisberger, que inspirou o filme estrelado por Meryl Streep e Anne Hathaway.
Curiosidade: O diabo veste Prada, foi inspirado na vida da própria autora, que, ao fim da faculdade, conseguiu emprego como assistente de Anna Wintour, editora da revista Vogue americana. Sua experiência neste emprego foi romanceada e, como diz na contra-capa do livro: “exorcizada” neste romance de estreia de Lauren.
Vale a pena conferir.

VIDA REAL:
Alguns casos acontecem e causam comoção geral no país. Chocam e emocionam numa profundidade que pensamos: “a que nível um humano pode descer para cometer um ato desses?” Assim foi com os casos Nardoni, Suzane, Maníaco do Parque, Maníaco de Contagem e até mesmo com casos que apenas um ser humano não é inteiramente responsável, como as catástrofes ambientais e acidentes em grandes proporções.
Assim também ocorreu com o recente caso “Bruno”. O país parou para ouvir as versões de uma história cruel e fria.
O problema é quando entra o sensacionalismo e a vontade de ganhar dinheiro em cima das tragédias alheias. Que um jornal ou revista ganhe dinheiro com notícia, não é um erro. Se uma notícia causa repercussão, é óbvio que deva ser esmiuçada. Mas, fazer disso um circo, como em vários casos, só faz com que a luta por justiça pareça em vão. Afinal, a população se enche de tanto ler, ver e ouvir a mesma manchete que, acaba fechando os olhos e deixando calar a voz da justiça que clama em todos nós.
Informar é necessário, mas apresentar dados novos, divulgar estudos sobre o que acontece para que alguém cometa tais atos, usar a imprensa para ajudar – e não atrapalhar – nas investigações e mostrar que, em meio a tantas tragédias, é possível ter esperança no futuro, é ainda melhor do que simplesmente estampar milhões de páginas por dias seguidos com os simples dizeres: 'Ele é o Assassino'...

***
TESTE:
Gisele Bündchen fez uma participação especial no filme “O diabo veste Prada”. Qual o nome da personagem interpretada por ela?

***
ARQUIVO LETRAS:
Qual música de Chico Buarque, a bela Marli Maciel cantou no Sarau Poesia EnCanto 2009?

***
MANDEM AS REPOSTAS PARA antoniopedrodesouza@ig.com.br até as 22:00 de hoje, quinta-feira, 15/07/2010

AMANHÃ, TEM MAIS!!!
BOAS FÉRIAS A TODOS!!!