quarta-feira, 8 de setembro de 2010

BOLETIM... AULAS – N°18 – QUARTA-FEIRA, 09/09/2010

NUM DIA EM que desci em um elevador lotado e por isso quase levei a bolsa e o celular da nossa colega Patrícia (peçam para ela explicar), as aulas foram diferenciadas, intensas e reflexivas.
1º HORÁRIO – DIDÁTICA
PROFESSORA CYNTHIA
SALA: 101
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS em sala de aula foram o tema das últimas três aulas. Como o professor deve atuar em sala de aula? Como deve ser o vínculo entre professor, escola e comunidade em prol do aluno?
Filmes como “Sociedade dos Poetas Mortos” ajudaram a entender esse dilema. Na trama, um professor resolve trazer novas ideias educacionais para uma instituição que zela pelo tradicionalismo excessivo. Lá, os alunos não são vistos como futuros pensadores. São vistos apenas como máquinas que devem decorar tudo o que for passado pelos professores. Não se pode ter um vínculo afetivo entre mestres e alunos. Não se pode opinião por parte dos estudantes.
O professor, ao tentar dar um novo rumo à educação, acaba esbarrando nesses pilares e causando revolta na direção da escola e nos pais que temem “perder o controle” sobre seus filhos.
Para próxima aula, fica a leitura do texto (disponível no e-mail da disciplina) e para a aula seguinte, uma resenha das apresentações.
2º HORÁRIO – LIBRAS
PROFESSOR ANTÔNIO
SALA 601
O FILME “BLACK” conta uma história de superação, de luta, de aprendizado. Michelle é cega e surda. Seus pais não têm controle sobre ela, não sabem como educá-la e ela não os entende.
Em meio à escuridão que se apodera de suas vidas surge um lampejo de esperança: um professor que está tentando novas táticas de ensino (olha a didática e as práticas pedagógicas de novo...).
Os primeiros encontros são explosivos. Michelle, por não compreender o mundo e não ser compreendida é uma pequena “rebelde”.
Com paciência (bom, talvez nem tanto), mas com persistência (aí sim, MUITA!) e um leve toque de humor, o professor vai conquistando a menina e sua família até que ela aprenda o significado das palavras.
A parte 2 será exibida na aula de segunda-feira e uma resenha com 250 caracteres deverá ser entregue na próxima quarta.
***
AGENDA:
AMANHÃ, 09/09/2010:
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL.
SEXTA-FEIRA, 10/09/2010:
PRAZO MÁXIMO PARA ENVIO DAS FOTOS PESSOAIS PARA O CONVITE DE FORMATURA
SEGUNDA-FEIRA, 13/09/2010:
EXIBIÇÃO DA PARTE 2 DE “BLACK”, EM LIBRAS
INÍCIO DAS INSCRIÇÕES PARA A PROVA DE PROFICIÊNCIA DA LÍNGUA INGLESA.
TERÇA-FEIRA, 14/09/2010:
APRESENTAÇÃO DE “ROMAN FEVER”, EM LITERATURA INGLESA 3
QUARTA-FEIRA, 15/09/2010:
ENTREGA DA RESENHA DE “BLACK”, MÁXIMO DE 250 CARACTERES, EM LIBRAS
QUINTA-FEIRA, 16/09/2010:
OFICINA DE LEITURA EM BRAILE, EM LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
SESSÃO DE FOTOS PARA O CONVITE DE FORMATURA
LANÇAMENTO DA PARTE 2 DE “QUEM MATOU SÍLAR & SÍLAR?”
SEXTA-FEIRA, 17/09/2010:
TÉRMINO DAS INSCRIÇÕES PARA A PROVA DE PROFICIÊNCIA DA LÍNGUA INGLESA
***
ESPAÇO LITERÁRIO: OS MICOS DA PRIMEIRA PARTE DE “QUEM MATOU SÍLAR & SÍLAR?”:
Confiram alguns erros no capítulo 1:
Sobrou vírgula, faltou ponto. No segundo parágrafo, segunda linha:
“Convidados? Uns 500, aquela era”
Deveria ser: “Convidados? Uns 500. Aquela era”
Ou, melhor ainda: “Convidados? Uns quinhentos. Aquela era”
***
Quarto parágrafo, sexta linha:
“tentando encontrar o caixa de energia”
Deveria ser: “tentando encontrar a caixa de energia”
***
Quarto parágrafo, sétima e oitava linhas:
“um tiro foi ouvido, trinta segundos depois as luzes”
Deveria ser: “um tiro foi ouvido. Trinta segundos”
***
Quarto parágrafo, nona e décima linhas:
“caída no chão, ainda gemia, mas”
Deveria ser: “caída no chão. Ainda gemia, mas”
Quarto parágrafo, décima segunda linha:
“e caiu novamente,”
Deveria ser:
“e caiu novamente.”
***
Mais erros, micos e outras ‘aberrações’ na primeira parte de “Quem matou Sílar & Sílar?”? Entre em contato: antoniopedrodesouza@ig.com.br
***
ESPAÇO CINE SOUZA:
FILME “CHICO XAVIER” CHEGA À CINE SOUZA. Acesse www.cinesouza-videolocadora.blogspot.com e fique por dentro das novidades e promoções.
ATÉ MAIS.
APS