segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

SEGUNDA-FEIRA, 03/01/2011 – BLOG APS – ANO 01 -

SEGUNDA-FEIRA, 03/01/2011 – BLOG APS – ANO 01 -
10
  9
   8
    7
    6
     5
      4
       3
        2
         1
          0
            COMEÇOU!!!
2011 CHEGOU EM GRANDE ESTILO E MUITO MOLHADO!!!
PARA CELEBRAR A CHEGADA DO ANO NOVO E DESPEDIR DO ANO VELHO, O BLOG APS FAZ ESTA SEMANA UM RETROSPECTO DOS PRINCIPAIS FATOS DE 2010 E LANÇA PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS 365 DIAS.
ENTÃO VAMOS LÁ, PORQUE...

ESTAMOS NO DIA 03 DE 2011
ESTAMOS NO DIA 03 DE JANEIRO
FALTAM 362 DIAS PARA 2012
FALTAM 135 DIAS PARA A COLAÇÃO DE GRAU DA 1ª TURMA DE LETRAS DA FACULDADE PITÁGORAS
***
PREVISÃO DO TEMPO:

Vespasiano – MG Segunda, 03/01/2011:
Nascer do Sol: 06:21
Pôr do Sol: 19:39
Tempo: Manhã: Chuvoso
Tarde: Chuvoso
Noite: Chuvoso
Temperatura Mínima: 18ºc
Temperatura Máxima: 24ºc

Belo Horizonte – MG Segunda, 03/01/2011:
Nascer do Sol: 06:21
Pôr do Sol: 19:39
Tempo: Manhã: Chuvoso
Tarde: Chuvoso
Noite: Chuvoso
Temperatura Mínima: 18ºc
Temperatura Máxima: 25ºc

FONTE:CLIMATEMPO
***
RETROSPECTIVA 2010:
MARÇO:

O Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, torna-se o primeiro chefe de Estado estrangeiro a visitar oficialmente Andorra em toda a história do principado.

Um terremoto de intensidade 6 na escala de richter na província Turca de Elazığ provoca destruição e a morte de mais de 50 pessoas.

12 de Março
Abertura dos Jogos Paraolímpicos de Inverno de 2010 em Vancouver.

19 de Março
Abertura dos Jogos Sul-Americanos de 2010 em Medellín

27 de março
Julgamento em primeira instância do Caso Isabella Nardoni.

28 de março
Encerramento dos Jogos Paraolímpicos de Inverno de 2010 em Vancouver.

Duplo atentado terrorista no Metropolitano de Moscovo/Moscou provoca pelo menos 38 mortos na Rússia.

30 de março
O Grande Colisor de Hádrons, colide feixes de prótons a 7 tera-elétron volts

Encerramento dos Jogos Sul-Americanos de 2010 em Medellín
Fonte: http://www.dihitt.com.br/n/blogueiro-reporter/2010/12/21/retrospectiva-2010--marco
MICOLÂNDIA . COM
OS MAIORES MICOS DA VIDA...
2010 CERTAMENTE FOI UM ano repleto de micos e 2011 já começou com muitos momentos assim. A seguir, micos e “king-kongs” pra ninguém botar defeito...
Um Cara Sério...


Problema de Infância Mal Resolvida...




Felicidade Extrema:

Problema de Concorrência:
(O Bob é mais fofo e querido que o doido aí de camisa branca)

Problemas mentais sérios! Por favor, não ria!!!

(Há)

(Há, Há)

(Há,háháháháhágáháháháháháháa....)

TODAS AS FOTOS ACIMA FORAM TESTADAS, APROVADAS, REPROVADAS E REAPROVADAS PELO TESTADOR DE MICOS OFICIAL DO BLOG!

QUALIDADE 100% GARANTIDA!!!

SEMANA QUE VEM TEM MAIS: MICOLÂNDIA . COM


***
APS ENTREVISTA
A ENTREVISTA A SEGUIR foi feita em maio do ano passado e reforçada em dezembro. Conversei (na verdade troquei e-mail), com Diego. Fiquem agora, com APS Entrevista!!!

Ele foi aluno da 1ª Turma de Letras da Faculdade Pitágoras, apresenta gostos culturais variados, tem facilidade com línguas estrangeiras e foi um dos mais aplicados estudantes da LET0A1 (sigla da 1ª turma de Letras da Faculdade Pitágoras). Converso hoje com:
DIEGO MORAIS
APS: Quando você se interessou pelo curso de letras? O interesse veio de forma natural, ou houve por exemplo, interferência da família em sua escolha?

DIEGO: Bem, minha história no curso de Letras é uma situação de certa forma bizarra. Eu finalizei o ensino médio no ano de 2006, e neste mesmo ano prestei vestibular para matemática na UFMG. Felizmente ou infelizmente eu só passei na primeira etapa. Como eu gosto muito de inglês e já havia feito cinco anos de curso livre, resolvi prestar vestibular 5 meses após não ter passado na federal para Letras, porque também tinha vontade de ser professor de inglês. Fato é que me surpreendi com o curso de Letras e acho que não seria tão feliz quanto eu sou hoje.

Desse modo, meu interesse veio mais como consequência de não ter passado na Federal, e já ter certo domínio de uma língua estrangeira. Minha família sempre me incentivou tanto quanto eu tentei e nveredar para area das exatas, como também quando decidi fazer letras.


APS: Durante a graduação, teve algum momento em que você pensou em desistir dessa profissão?

DIEGO: Bem, houve certos momentos que sim. Ser professor é uma profissão belissima, mas não é uma tarefa fácil, principalmente quando você nota que há uma grande desvalorização dessa profissão! Eu pude perceber isso principalmente quando eu realizei estágio numa escola pública, que foi uma experiência chocante.
Além disso, algumas disciplinas ofertadas na faculdade não me inspiravam muito, tal como o Latim e a Filologia´, mas graças a Deus esse momento foi superado, visto que, o prazer que tenho nas outras disciplinas evocam em mim superam esses momentos de tensão. Além disso, eu pretendo ser professor em cursos livres de idiomas, na qual a realidade é completamente diferente das salas das escolas regulares.

APS:Você já teve experiência como professor? Se sim, qual foi sua primeira experiência como professor?

DIEGO: Eu tenho experiência como professor de inglês em duas instituições. A primeira, foi até o lugar no qual eu fiz cinco anos de curso. Eu leciono inglês nesta escola há mais de dois anos, mesmo sem ser formado (academicamente falando). E atualmente* leciono inglês nesta instituição e em outra desde outubro do ano passado chamada Click Educação e Formação Profissional.
*Entrevista feita em maio/2010

APS: Qual foi sua pior experiência como professor?

DIEGO: A minha pior experiência como professor foi em uma instituição pública que realizei um estágio e tive que repetidamente improvisar uma aula. Algo que não deu muito certo. Além disso, os alunos de ensino público de um modo geral se mostram totalmente desacreditados com a escola, mas o pior, é que mostram que não têm mas nenhum respeito pelos seus professores. Espero que essa situação mude!

APS: Qual foi sua melhor experiência como professor?

DIEGO: Minha melhor experiência como professor foi em um curso livre porque grande parte dos alunos são interessados, desejam de fato apreender e respeitam acima de tudo quem está ali para orienta-los no aprendizado. Além disso, tem-se maior flexibilidade curricular a ser ensinado, como também o ensino acontece de forma mais dinâmica e prazerosa, tanto para o professor quanto para o aluno.

APS: Escola Pública ou Escola Particular? Por quê?

DIEGO: Bem, se fosse para escolher acho que preferiria dar aula em uma escola particular. Mas quero mesmo é trabalhar em cursos livres de idiomas como já falei anteriormente. Apesar de não se ter tanta liberdade para expressar novas ideias numa escola particular regular e ter o trabalho fiscalizado e avaliado a todo momento, penso que a disciplina e o respeito que os alunos desse tipo de insitituição possuem seja mais fácil de lidar do que no ensino regular público. Só quero deixar claro que não sou preconceituoso com instituições de Ensino Público, mas penso que não possuo o perfil necessário para atuar nesse ambiente. Fui aluno de instituição pública praticamente a minha vida toda, e o professor tem que ter um preparo emocional e pscicológico muito grande, para suprir a carência (afetiva) de muitos alunos que atualmente não acreditam que o ensino será o diferencial para eles.

APS: Ensino Fundamental, Médio ou Superior? Por quê?

DIEGO: Eu gosto de trabalhar com o Ensino Médio. Acho que as pessoas estão no nível intermediário, não são infantis demais, nem arrogantes demais como muitos alunos do curso superior demonstram ser atualmente.

APS: Qual ou quais das disciplinas cursadas até agora*, mais agradou/agradaram você?

DIEGO: Foram várias, mas mais especificamente:

Sociolinguística; Línguistica aplicada ao Ensino da Língua Inglesa; Literatura Inglesa; Sintaxe.
*maio/2010

APS: Português ou Inglês? Por quê?
DIEGO: Inglês. Já estudo essa língua há muito tempo, tenho certo domínio e fluência e acho lindo pessoas que falam outros idiomas.

APS: Como você vê o ensino da língua portuguesa hoje, no Brasil?

DIEGO: Penso que necessita melhorar bastante, principalmente em escolas públicas em que muitas vezes pessoas não capacitadas e de outras áreas conseguem autorização para lecionar tal disciplina sem nenhuma preparação teórica prática para isso.

APS: Quais são as suas perspectivas quanto ao ensino à língua portuguesa no Brasil daqui alguns anos?

DIEGO: Penso que o ensino não está mais voltado para gramática e que as coisas tendem a mudar. Espero que nos profissionais dessa área estejamos preparados para lidar com isso, e de alguma forma tentar mudar e fazer o melhor no ambiente em que atuamos. Mas isso será uma tarefa dificil pois cada dia mais a profissão professor tem sido desvaloriza da, a começar dos baixos salários. Se a situação não mudar, acho que o ensino entrará em estado de calamidade pública.

APS: Ainda estamos na época de transição da última reforma ortográfica? O que você acha desta reforma?

DIEGO: Acho muito ruim. Já é dificil aprender nosso idioma do jeito que está, ainda mais agora com mudanças tão arbitrarias como essas.

APS: Se pudesse entrar numa máquina do tempo, você mudaria algo em sua vida? O quê?

DIEGO: Essa é uma pergunta difícil de responder. Mas acho que tentaria ser menos tímido do que era, visto que hoje, estou bem mais a vontade em falar em público. Fora isso, nada que me venha em mente agora.

"Jogo Rápido":
Uma música: Noites Traiçoeiras
Um cantor: Regis Danese
Uma cantora: Aline Barros
Uma emissora de tv: Globo
Um programa de tv:
Friends
Uma novela: Essas Mulheres
Um série: A casa das Sete Mulheres
Um filme: Homens de Honra
Uma peça teatral: O jardim do Inimigo
Um livro: Jesus- O mestre dos mestres (Augusto Cury)
Um autor: Augusto Cury
Uma autora: Cecília Meireles
Um Jornal: O tempo
Uma Revista: Geográfica Universal
Uma viagem: CANADA
Casa ou apartamento? CASA
Praia ou campo? Praia
Avião ou ônibus? Avião

APS: Escreva um pouco sobre sua personalidade e perfil profissional, como por exemplo, formação, locais de formação e experiências como aluno e professor. Se puder, indique outras experiências profissionais:se já trabalhou em outras áreas e quais áreas foram essas.
Bem, me considero um cara gente boa. Sou uma pessoa tranquila, pacífica, responsável. Penso que sou dedicado, determinado e principalmente focado naquilo que desejo alcançar. Estudei os cinco primeiros anos de ensino numa escola particular, e depois até o final de ensi no médio em uma escola pública.

Atualmente sou estagiário de uma revista (Revista IP- Informática Pública), e leciono inglês em duas instituições (Saliba's School e Click Educação e Formação Profissional). Antes disse trabalhei como operador de telemarketing durante um ano e sete meses. Foi uma experiência dificil, mas acho que amadureci muito nesse trabalho, principalmente porque ele coloque em questão nosso equilibrio emocional. Mas sinceramente, é um preço muito caro a se pagar. Não indico a ninguém que enverede por tal caminho!

Obrigado pela atenção e desculpe-me por qualquer comentário que lhes tenha desagradado, mas fui sincero ao emitir minhas opiniões.

(a entrevista com Ester, anunciada para amanhã, será publicada na próxima segunda-feira)

AMANHÃ NO BLOG:
O que aconteceu em abril de 2010;
Roteiro Cultural: Praça da Liberdade.
QUARTA: Literatura: Harry Potter e a Pedra Filosofal;
O que aconteceu em maio de 2010;
Nomes estranhos;
QUINTA: Música: Trilha sonora de Passione;
O que aconteceu em junho de 2010;
Mais micos...
SEXTA: Cinema: As estreias da semana;
O que aconteceu em julho de 2010;
Tv e Teatro: Os destaques da semana;
SÁBADO: O que aconteceu na 1ª semana de 2011?
O que aconteceu em agosto de 2010;
As estreias dos colunistas do Blog APS...


***
APS,
03/01/2011
01:22:21