terça-feira, 14 de setembro de 2010

BOLETIM... AULAS – N°22 – TERÇA-FEIRA, 14/09/2010

1º HORÁRIO – LITERATURA INGLESA 3
PROFESSORA JURACY
SALA: 504
O TEXTO QUE aponta várias características femininas (algumas sob um olhar machista) foi o centro das discussões do primeiro horário. O debate em torno da causa feminista levou a uma ligação com a atual situação política do Brasil: nessas eleições temos uma polarização feminina ocupando o cargo mais alto do país: Presidência da República. Dilma Roussef e Marina Silva mostram a cada dia que estão mais preparadas para lidar com o cargo do que o candidato José Serra. A verdade, 3 de outubro dirá.
2º HORÁRIO – LITERATURA INGLESA 3
PROFESSORA JURACY
SALA: 201
O DOCE SABOR DA VINGANÇA
por Antônio Pedro de Souza
Em Roman Fever (Febre Romana), temos uma cômica trama de vingança, avareza, disputas sociais e sexo.
Duas amigas sempre disputaram o prestígio da alta sociedade. Desde jovens imitavam-se para ver quem se dava bem primeiro.
Com o passar dos anos houve um certo distanciamento e ao se reencontrarem as velhas lembranças voltaram à tona.
Mudanças na mobília das casas, das cortinas e a tão almejada escalada social foram lembradas em uma febril tarde em Roma.
Aproveitando-se que as filhas saíam para passear juntas (tal qual elas faziam no passado), as duas senhoras põe-se a recordar as alegrias e tristezas de suas vidas. Curiosamente, até a morte de seus maridos fora próxima. Com diferença de apenas poucos meses.
Seria apenas uma tarde nostálgica se algo imprevisto não acontecesse: Para mostrar que sempre esteve em melhores condições ou que sempre fora mais recatada que a amiga, Mrs. Slade fala que sua filha é mais “angelical” que a filha de Mrs. Ansley. Perguntada o porquê de tal afirmação, ela retruca dizendo que aposta que Barbara, a filha de Mrs. Ansley tentará captar os interesses do rapaz que acompanhara as duas após o almoço para um passeio. E ainda acrescenta: “Tal como você tentou fazer no passado”. Mrs. Ansley finge não entender e Mrs Slade declara que sabe que, no passado, o noivo, próximo à data do casamento escrevera uma carta para Ansley, convidando-a para um encontro secreto no Coliseu.
- Como sabe disso? – pergunta Ansley.
- Por que fui eu quem escreveu a carta. Queria saber se você teria coragem de me trair. E você teve. Foi até o Coliseu e por isso adoeceu. Claro que fiquei preocupada com sua doença mas... depois que você voltou de uma viagem e casada tudo se acalmou.
Mrs. Ansley fica triste pois não pensara que seu segredo seria descoberto após tanto tempo. Mrs. Slade, apreensiva por ter estragado o sonho da amiga de tantos anos, tenta desculpar-se dizendo que achava que as duas pudessem encarar a situação como uma grande brincadeira. Mas então, entra o dedo do destino e tudo se revela uma grande trama tragicômica: Ansley pergunta à Mrs. Slade se esta recebera a resposta da carta. “Que resposta?” “Ora, eu escrevi uma resposta, e seu noivo foi encontrar-se comigo”. A verdade doeu mais em Slade do que em Ansley, mas, como uma nobre dama da alta sociedade européia, ela tenta se safar:
- Não me preocupo com isso. Eu o tive por vinte e cinco anos. Você o teve só por uma noite. Eu saí destes vinte e cinco anos com uma filha, uma casa e uma vida construída. E você, o que teve? Não teve nada além de uma noite e uma carta... nada mais.
Eis então o tiro de misericórdia dado por Ansley:
- Tive sim. Tive a Bárbara!!!
***
Podemos tirar desse texto, os seguintes conceitos:
Suas ações no passado refletirão para sempre em seu futuro. Se Slade não tivesse escrito a carta, talvez Ansley nunca tivesse tido um caso com seu noivo.
Não cutuque onça com vara curta! A menos que tenha certeza de que terá argumentos suficientes para terminar bem, jamais inicie uma discussão. O jogo pode virar de uma hora para a hora e as conseqüências são inesperadas.
A Febre Romana possui vários significados: O literal, de febre mesmo, já que o flashback central se passa em um período em que a doença assustava e vitimava os romanos. E o sentido ligado ao sexo.
As duas mulheres foram apaixonadas pelo mesmo homem. Por ciúmes, uma elabora um plano que vai levar a outra a um encontro febril, caliente, uma noite de amor inimaginável que acarretará o nascimento de uma criança.
Tal febre tem também seu significado na temperatura do dia. A narração se passa numa tarde ensolarada e quente.
Enfim, tem ainda o significado da verdade: Quando inesperada, a verdade pode arder como uma febre. Naquele fim de tarde/começo de noite, as duas senhoras sofreram o calor de verdades escondidas por décadas, sofreram o calor de lágrimas quentes escorrendo pelo rosto. Sofreram o calor da vergonha de se olharem e enxergarem-se como mentirosas de longa data...
***
Outro ponto que podemos abordar é a disputa matrimonial da época, os meios que as famílias tradicionais usavam para esconder os escândalos (Mrs. Ansley nunca estivera doente. Tudo fora um truque para esconder a gravidez), as rebeldias da juventude e, claro, as obras intertextuais.
Como exemplo de intertextualidade podemos usar “Roque Santeiro” em que o personagem central é noivo de “Mocinha”, faz uma viagem, volta e morre. Dias depois de sua morte, aparece Porcina, uma viúva que jura ter-se casado com ele durante a tal viagem. Mocinha jura ter guardado sua virgindade para Roque e Porcina jura ter sido esposa legítima dele. As duas começam a disputar a memória do falecido até que – ora essa! – ele volta! Vivo!!! E fica dividido entre as duas, pois as ama igualmente...
Outra obra intertextual sobre essa febril disputa amorosa é a comédia “Meu primeiro casamento” em que uma moça, dias antes de se casar, passa a ter desejo por todos os homens da cidade. Entrando na igreja para se confessar, acaba conhecendo um rapaz (que ela jura ser o padre) e se apaixonando por ele. Agora, a moça está dividida entre o noivo e o “padre”. O “padre”, porém, não passa de um carpinteiro que estava reformando o confessionário e que acaba se apaixonando também pela moça. Como falar para ela a verdade?
Ainda se tratando de amores febris e relacionamentos manipulados, temos os três primeiros filmes da série American Pie.
No primeiro, Jim é um estudante disposto a perder sua virgindade. Após uma humilhação em público por não conseguir manter um relacionamento com Nádia (a aluna mais cobiçada do colégio), ele conhece Michelle e os dois, depois de muita confusão, perdem juntos a virgindade. Mas Michelle abandona Jim ao amanhecer.
No filme 2, Jim tenta ter “a sua primeira vez, depois da primeira vez”, ou seja, tenta dar continuidade em sua vida sexual após ser abandonado por Michelle ao fim do primeiro filme. Todas as suas tentativas, porém são falhas. Um telefonema então o deixa com novas esperanças: Nádia está voltando! Preocupado com o que ela possa achar de seu desempenho sexual, Jim vai atrás da única que pode lhe dizer a verdade: Michelle. E a verdade dói: Jim é “péssimo de cama”. Arrependida por ter dito isso de uma maneira tão fria, Michelle resolve ajudar Jim a se preparar para Nádia. Mas o inesperado acontece: eles acabam se apaixonando de verdade e o momento da separação é mais dolorido do que se possa imaginar. Michelle sente que entregou “o homem de sua vida” nas mãos da rival. A rival acaba percebendo isso e – sorte! Ela é boa! – Libera Jim para Michelle.
No filme 3, Jim e Michelle acabam se casando... e temos novamente os meios utilizados para se esconder algumas verdades que não seriam tão bem vistas: nas cenas finais, durante a dança de casamento, a mãe de Michelle diz que a única coisa que a deixa triste é saber que naquela noite sua filha “deixará de ser menina para ser mulher”. O pai de Michelle responde: “você ainda acha que ela é virgem?”. O pai de Jim “salva” a situação: “não me lembro de nenhum momento entre eles que me faça pensar o contrário.”
***
AGENDA:
QUARTA-FEIRA, 15/09/2010:
09:30 ENTREGA DA RESENHA DE “BLACK”, MÁXIMO DE 250 LINHAS, EM “LIBRAS”
QUINTA-FEIRA, 16/09/2010:
08:00 OFICINA DE LEITURA EM BRAILE, EM “LITERATURA INFANTIL E JUVENIL”
13:30 SESSÃO DE FOTOS PARA O CONVITE DE FORMATURA
LANÇAMENTO DA PARTE 2 DE “QUEM MATOU SÍLAR & SÍLAR?”
SEXTA-FEIRA, 17/09/2010:
TÉRMINO DAS INSCRIÇÕES PARA A PROVA DE PROFICIÊNCIA DA LÍNGUA INGLESA
07:30 PROVA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
***
ESPAÇO LITERÁRIO:
“QUEM MATOU SÍLAR & SÍLAR?”
Está esgotada a primeira parte da história. Quem desejar adquirir um exemplar, pode fazer encomenda pelo e-mail antoniopedrodesouza@ig.com.br ou pelos telefones 31 3622-4475 e 31 9741-7907
ESPAÇO CINE SOUZA:
PROMOÇÃO DO DIA! E O VENTO LEVOU -> R$1,00. Acesse www.cinesouza-videolocadora.blogspot.com e fique por dentro das novidades e promoções.
ATÉ MAIS.
APS