terça-feira, 30 de setembro de 2014

VIVENDO DE PASSADO


            Os espíritos do passado não acometem apenas os candidatos à presidência da república (ver blog APS, domingo, 28/09/2014), mas todas as esferas políticas. Um exemplo clássico é o do candidato à “re-re-re-eleição”, Weliton Prado.
            Prado vem se autopromovendo como o deputado autor do projeto que diminuiu em 17% a conta de energia elétrica. Realmente isso ocorreu, ele é autor desse projeto e a conta de luz realmente diminuiu os 17%... em 2007! De lá para cá, quantos aumentos ela não sofreu?
            Entre os candidatos que vivem de passado, vale a pena ressaltar a “velha guarda”, os candidatos que já foram eleitos tantas vezes e que insistem em não largar o osso da velha política. Podemos destacar entre esses, Luzia Ferreira, Jô Morais, Geraldo Félix, Pinduca e muitos outros. Eles parecem seguir a escola de Carlos Murta, prefeito de Vespasiano por cinco mandatos.
            Tem ainda a corja da Família Pinheiro, encabeçada por Dinis e Toninho Pinheiro. Perigosos, os irmãos Pinheiro são como parasitas. A cada eleição para prefeito e vereador, se candidatam por uma cidade da região metropolitana. Quando são eleitos, afundam o lugar. Foi de Toninho a tentativa de acabar com o cemitério de Ibirité! Nas eleições para deputados, estão sempre à frente, sempre com “boas intenções”. Este ano, Dinis resolveu alçar voos mais altos e tenta ser eleito vice-governador na chapa do também carimbado Pimenta da Veiga, enquanto tenta impulsionar a irmã Ione Pinheiro.
            Sobre Pimenta, nosso querido candidato a governador, vale lembrar sua fala de campanha: “eu levei o celular a todo o Brasil”. Bom, ele foi ministro das comunicações no começo da década de 1990, mas os celulares só se popularizaram no fim daquela década...
            E assim vamos vendo a cada nova eleição, velhos candidatos, cumprindo rigorosamente a prática da velha politicagem.
            Haja saco!

APS, 20/09/2014