quinta-feira, 5 de agosto de 2010

BOLETIM... AULAS – N°02 – QUINTA-FEIRA, 05/08/2010

ENTRE barrados no corredor (história antiga) e barrados na formatura (história nova), a turma LET08A1 (será esse mesmo o nome da turma?) voltou ao batente nesta quarta e, em apenas dois dias, uma série de desventuras ocorreu.
Uma delas é o possível fim do Xerox no turno da manhã, além das cotas que ainda não foram depositadas na máquina de impressão automática. Entre outras ocorrências podemos ressaltar também a falta de informações (ou a desorganização das informações) na faculdade.
Mas, como “a vida é bela” e as aulas continuam, vamos ao “resumão” de hoje:
1º e 2º HORÁRIOS: LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
PROFESSORA: JURACY
SALA: 603
***
PRA introduzir a disciplina, nada melhor que uma análise do livro O MENINO QUE CHOVIA, de CLÁUDIO THEBAS, com ilustrações de IVAN ZICH, publicado pela COMPANHIA DAS LETRINHAS.
A história, tecnicamente uma publicação infantil, traz um profundo questionamento para os pais ao abordar temas como:
- Valores Familiares;
- Modos de Educar;
- O papel da criança na sociedade;
O livro de Cláudio e outro texto usado em sala, nos ajudaram a traçar um leve esboço do que seriam as Funções da Literatura (embora o segundo texto discorde em alguns pontos):
- Propor reflexões;
- Estudar questões sociais/históricas/culturais;
- Discutir valores;
- Informar;
- Entreter;
- Registrar História;
- Estímulo da Leitura;
- Presença de uma moral;
***
É, parece que essa disciplina vai dar muito pano pra manga (ou páginas para livros). Pra encerrar, vale lembrar a referência bibliográfica da aula:
- Teoria Literária: Abordagens Históricas e Tendências Contemporâneas. Bonnici, Tommas. Zolin, Lucia Osana (org). 2009. Editora da Universidade Estadual de Maringá.
***
ATÉ AMANHÃ
(SE HOUVER)
ABRAÇOS,
APS...