quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

TROCA-TROCA NA TV...


TROCA-TROCA NA TV...

Janeiro marca, além do começo de um novo ano, mudanças nas grades de programação dos canais de tv. Embora muitas mudanças só se efetivem a partir de março ou abril, já em janeiro podemos ver algumas modificações.
A seguir, uma lista rápida sobre o que encontrar na tv aberta e na tv paga:
Globo: Nem só do fatídico BBB vive o canal. O infame programa está de volta, é verdade, mas há boas produções na emissora que dão um bom contraste: uma delas é a microssérie “O Canto da Sereia”. O musical-policial estreia na próxima terça e promete causar boas surpresas em quem ficar acordado até mais tarde. Por falar em mais tarde, já estão no ar as séries novas que a emissora carioca adquiriu os direitos de exibição. São elas: Terra Nova, The Good Guys, Castle e Prova do Crime. Terra Nova, vale lembrar, é da produtora Fox, que tem um canal na tv fechada. Além de Terra Nova, a Fox é a produtora da série animada “Os Simpsons”.
Bandeirantes: OS SIMPSONS entraram no Brasil pela Globo no começo dos anos 90. No final da mesma década migraram para o SBT e, em 2003 voltaram para a Globo. Lá, tiveram os mais variados horários: Sábados, às 10:00. De segunda à sexta, às 11:30 e, finalmente, na madrugada de sábado para domingo, por volta das três da manhã. Agora, a família amarela migra para a Band. De segunda a sexta, às 21:30. Aliás, a Band ficou craque em reprisar séries da Globo: Em 2012 foram 24 Horas  e Kenan & Kel. O Canal exibe anda, de segunda a sexta, às 21:00 o desenho animado “Mr. Bean”, baseado na clássica série de Rowan Atkinson.
Viva: E Rowan Atkinson está com tudo. Afinal, o canal pago Viva está exibindo sua série, Mr. Bean (a série mesmo, com atores reais) às quartas-feiras, sempre às 21:30.
OUTROS DESTAQUES: Novas temporadas e novas séries nos canais pagos HBO, FOX, AXN e SONY. Nos canais abertos, além dos já anunciados, vale ressaltar que, com o fim da refilmagem de “Carrossel”, o SBT programa o remake de “Chiquititas”. A Record reprisa a série Sansão e Dalila e continua apresentando o reality show “A Fazenda de Verão”... o Terra de Minas, da Globo, aposta no sobrenatural à partir deste sábado.
Enfim, trocas à parte, só nos resta ver o que mais tem a acontecer na caixa de surpresas que é a tv...
Bom fim de semana,
APS

PARECE LOUCURA! MAS É SÓ MALUQUICE MESMO: REFILMAGENS


PARECE LOUCURA! MAS É SÓ MALUQUICE MESMO:
REFILMAGENS
Antônio Pedro de Souza
Se tem uma palavra em destaque no meios cinematográfico e televisivo, esta palavra é “Refilmagem” (ramake, em versão gringa). Anualmente, dezenas de obras do cinema e da tv são refilmadas, ganham nova roupagem e, às vezes, até novo desfecho.
Dois mil e doze foi um ano campeão de refilmagens. Na tv, “Gabriela”, “Guerra dos Sexos” e “Carrossel” ganharam novas versões aqui no Brasil.
O cinema não ficou de fora e trouxe “O Morro dos Ventos Uivantes”, além de relançamentos, como “Titanic – versão 3D”, e “Pânico 4”, uma mescla de refilmagem e continuação.
Mas, sem dúvida, a grande curiosidade da temporada ficou por conta de “O Espetacular Homem-Aranha”. O filme, que desconsidera os três anteriores e investe no recomeço da série sobre o rapaz que é picado por um aracnídeo e passa a ter poderes sobrenaturais, foi um estrondoso sucesso. Porém, nos vale uma reflexão: será que as coisas não estão se acelerando demais? Refilmagens, em geral, esperam umas duas décadas para serem feitas, já, com o novo “Homem-Aranha”, isso não aconteceu.
Em apenas uma década foram feitos três filmes da série original mais o quarto – a refilmagem. O público ainda guardava quente na memória as eletrizantes cenas de Tobey Maguire e Kirsten Dunst quando o jovem Andrew Garfield invadiu as telonas reprisando o papel principal.
            Que o mundo anda cada vez mais rápido, disso ninguém duvida, mas acelerar demais as coisas pode ser indício de: criatividade exagerada, daí a oferta se tornar maior que a procura ou o contrário: criatividade escassa. Daí a reinvenção de histórias, ao invés da invenção de novas.
É triste constatar o último caso, afinal, existem muitos talentos querendo aparecer, mas que não tem oportunidades. Em dois anos como professor, vi desenhos e textos de alunos, dignos de grandes mestres das artes, mas que ficam limitados, pois não têm apoio e, por isso, não aparecem.
Enquanto isso, bons talentos que já têm seu lugar ao sol, decidem não escrever nada novo e só refazer o que já foi feito.  Novas roupagens, tudo bem... mudar estas roupas com a frequência com que se vira a página de um livro, com o tempo fica cansativo...
APS