sexta-feira, 13 de agosto de 2010

BOLETIM... AULAS – N°08 – SEXTA-FEIRA, 13/08/2010

SEXTA-FEIRA 13!!! AGOSTO!!! MÊS DO FOLCLORE NACIONAL! Não se espante se, ao sair de casa você der de cara com algumas personalidades do nosso folclore. As lendas estão aí para assustar mesmo e temos que aprender a conviver com elas: políticos, diretores de faculdade, sacis, lobisomens, mulas-sem-cabeça e outras assombrações que vivem querendo nos pregar uma peça. Enfim, curta o dia de hoje intensamente, amanhã não tem aula (embora tenham várias tarefas), e daqui a dois dias tudo volta à rotina: as assombrações de hoje voltam a nos cercar em todos os lugares: nas ruas (pedindo votos), na faculdade (querendo arruinar nosso curso) e em qualquer outro ponto que ofereça uma oportunidade de assombramento.
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Minha auxiliar de blog Ester, vai, a partir de agora, enviar-me diariamente anotações das aulas de humanidades para que eu coloque aqui no blog. Então, quem estiver cursando uma disciplina em qualquer período e que gostaria de vê-la resumida aqui, além claro de comentários sobre os acontecimentos diários, pode me enviar (antoniopedrodesouza@ig.com.br). Como atualizo o blog por volta das 11:00 de segunda à sexta (aos sábados, domingos e feriados, não tenho horário definido), os resumos enviados só serão colocados aqui no dia seguinte, mas isso não diminui a importância dos resumos e/ou comentários.
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SEXTA-FEIRA, 13/08/2010:
Ânimos alterados na sala de aula: assuntos polêmicos geraram discussões calorosas. Pra se ter uma ideia, de dissecação de corpos à Lady Gaga, tudo foi discutido no curso de... LETRAS. Talvez seja o clima de “sexta-feira 13”, talvez seja o interesse por diversos assuntos, talvez seja ao a necessidade de analisar algo e apontar o que, em nosso julgamento, está bom ou ruim. Enfim, há tempos não se via uma aula tão variada, interativa e, por que não, apelativa. Em matéria de conteúdo formal, confira o
RESUMÃO:
1º HORÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
PROFESSORA: DANIELLE
SALA: 902
2ª AULA
A EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO DIREITO DA CIDADANIA:
QUESTÕES PARA DISCUTIR EM DUPLA OU TRIO (E POSTERIORMENTE COM A CLASSE):
1) Qual o papel da educação escolar num país tão diverso?
2) O que significa preparar para a cidadania?
3) Qual a importância do conhecimento para o início da cidadania?
4) O que significa, em termos de políticas públicas, entender a educação como direito de cidadania?
5) Qual é o compromisso da escola com a construção de uma sociedade mais justa?
RESPOSTAS OBTIDAS POR MEIO DE DISCUSSÃO (NO SENTIDO DE DISCUSSÃO MESMO) EM SALA DE AULA:
- Preparar para a cidadania;
- Preparar para lidar com a diversidade;
- Valorizar a cultura local;
- Desenvolver o intelectual (acesso ao conhecimento);
- Compartilhar conhecimentos e vivências;
- Conscientizar sobre direitos e deveres;
- Desenvolver senso crítico, autonomia;
- Por meio do conhecimento, o indivíduo terá acesso aos seus direitos e deveres.
“ A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Compartilha com outras instituições o processo educativo geral;
Características definidoras: formalidade, intencionalidade e a necessidade de pertencer a um sistema;
Outros elementos: aluno(a), professor(a), conteúdo e espaço;
Educação formal: método, tempo, profissionalismo especializado, legislação, organização curricular, sistematização sequencial de atividades, objetivos específicos se comparados a outros agentes.
FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR:
No Brasil, a educação escolar acaba por exercer funções complementares que a desviam de seus objetivos específicos;
Problemas com o assistencialismo;
Importância da escola: conhecimento, capacidade de localizar, selecionar e processar informações relevantes, solucionar problemas com criatividade e iniciativa, etc.
Desigualdade e exclusão social: a briga pelo acesso à escola e pela superação do analfabetismo.
QUALIFICAR PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA:
Funções da escola: preparar para o exercício da cidadania (...) ”
(texto extraído dos slides da professora Danielle)
PARA A PRÓXIMA AULA: LER TEXTO DISPONÍVEL NO BALAIO DE GATO (QUERO DIZER, DAS LETRAS) – CONSUMINDO O OUTRO? BRANQUIDADE, EDUCAÇÃO E BATATAS FRITAS BARATAS – MICHAEL W. APPLE

2º HORÁRIO: ESTÁGIO 6
PROFESSORA: VANDA
SALA: 201
3ª AULA
“ PROFISSIONALISMO DO PROFESSOR:
LEITURA SOCIOLÓGICA:
Lemosse (1989) propõe classificar as definições de noção de profissão em dois tipos:
Consistem em identificar os critérios que permitem reconhecer o profissional (estéticas);
Enfatizam as estratégias desenvolvidas para se ter acesso ao estatuto do profissional.
A profissão de professor trata de atividade:
- Intelectual, que envolve a responsabilidade individual daquele que a exerce;
- Erudita, não rotineira, mecânica ou repetitiva;
- Prática, na medida em que se define como o exercício de uma mais do que puramente teórica e especulativa;
- Altruísta, em termos de que um serviço valioso é oferecido à sociedade;
- Cuja técnica aprende-se ao final de uma longa formação;
- Regida por uma forte organização e uma grande coerência interna.
LEITURA PEDAGÓGICA:
Shavelson (1976) define o profissionalismo do professor a partir de decisões por ele tomadas.
O professor é considerado como um profissional que escolhe, em meio a um arsenal de condutas disponíveis, aqueles que lhe parecem mais adequadas a uma situação de classe.
O modelo de decisão alimentou uma série de pesquisas, especialmente no âmbito do planejamento do ensino, mas suscitou inúmeras críticas:
- Modelo não trata suficientemente as regulamentações que intervêm na atividade do professor (mecanismo).
Riff e Durand (1993)
Fase interativa:
O professor age de imediato, de maneira pública, em um meio incerto, sobrecarregado de informações.
Fase de planejamento:
Desenvolve-se sem forte limitação;
Doyle e Ponder (1977)
‘não é o professor que controla a situação, mas a situação é que controla o professor. ’
Yinger (1977)
Também rejeita o modelo decisional.
Padroniza o ensino como um processo de resolução de problemas.
Schön (1987)
Propõe a noção de ‘prática reflexiva’.
Rompe com o paradigma objetivista racionalista e opta por um modelo construtivista existencial centrada na apropriação e na relação interativa dos atores sociais que produzem essas condutas em situações específicas.
PARA A PRÓXIMA AULA: LER E RESUMIR (INSERINDO DÚVIDAS) O CAPÍTULO 5 DO LIVRO FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS.
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DICAS PARA O FIM DE SEMANA:
Para não fugir da sexta-feira 13, indico os seguintes filmes:
• Sexta-Feira 13 (óbvio), partes 1, 2, 3, 4 – capítulo final, 5 – um novo começo, 6 – Jason vive, 7, 8 – Jason ataca em Nova York, 9 – Jason vai para o inferno, 10 – Jason X. Além da refilmagem feita em 2009.
• A Hora do Pesadelo, partes 1, 2 – a vingança de Freddy, 3 – os guerreiros do sono, 4 – o mestre dos sonhos, 5 – o maior horror de Freddy, 6 – a morte de Freddy, o pesadelo final, 7 – o novo pesadelo, a volta de Freddy. Além da refilmagem feita em 2010.
• Freddy x Jason.
• O Exorcista.
• Olhos Famintos – partes 1 e 2.
• Colheita Maldita – partes 1, 2, 3, 4, 5, 6.
• A Profecia – partes 1, 2 3 – o conflito final, 4 – o despertar. Além da refilmagem feita em 2006.
• Christine – o carro assassino.
• O Massacre da Serra Elétrica – partes 1, 2, 3, 4. Além das refilmagens feitas em 2003, 2004 e 2005.
• Livros: Formaturas Infernais;
• Christine;
• O Exorcista;
• A Profecia;
• O Colecionador de Ossos;
• O Gato Preto (esse a Juracy pediu pra ler...)
AMANHÃ, O BLOG SERÁ ATUALIZADO (NÃO SEI A HORA) COM UM MATERIAL PARA ENTRETENIMENTO, ESPERO QUE GOSTEM E TENHAM SENSO DE HUMOR...
ATÉ AMANHÃ