quarta-feira, 11 de agosto de 2010

BOLETIM... AULAS – N°06 – QUARTA-FEIRA, 11/08/2010

SE JACK BAUER TINHA 24 HORAS A CADA TEMPORADA PARA PEGAR TERRORISTAS SALVAR POLÍTICOS E PROTEGER A FAMÍLIA, AQUI NO PITÁGORAS NOSSA SITUAÇÃO NÃO ESTÁ TÃO DIFERENTE. A menos de um ano da formatura, vimos nossas vidas virarem de cabeça para baixo com tantas loucuras. Algumas, Graças a Deus, estão sendo resolvidas, outras, parecem as missões impostas ao agente do seriado citado acima. Como disse minha colega e auxiliar de blog Ester: “salas lotadas, múltiplos cursos cursando uma mesma disciplina e alunos falando mais que professores”, são uma pequena parte do nosso problema. Ainda temos o caso do xerox que foi fechado no campus RJ, o fim das cotas e muita falta de informação por parte da faculdade.
Enfim, Jack Bauer diria: “Esse é o dia mais longo da minha vida”. Nós poderíamos dizer: “Esse é o período mais louco do nosso curso”.
Comparações à parte, vamos ao que interessa:

Quero falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar
Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor

Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu
Mas renova-se a esperança
Nova aurora, cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê
Flor flor o o e fruto

Coração de estudante
Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, planta e sentimento
Folhas, coração,
Juventude e fé.
(Coração de Estudante – Milton Nascimento)
UM FELIZ DIA DO ESTUDANTE!!!

RESUMO DAS AULAS DE HOJE:
1º HORÁRIO: DIDÁTICA – 2ª AULA
PROFESSORA: CYNTHIA
SALA: 101
Continuando o assunto da aula 01, tivemos hoje uma nova lembrança dos:
“ PROFESSORES INESQUECÍVEIS:
Lembra-se do nome? Quais as características dele? Ele dominava a matéria que ensinava? Ele ensinava mais que o programa? Alguém ensinou você a estudar? E a pesquisar? E a resolver problemas? E a trabalhar em grupo? Você teve professor enérgico e disciplinador? Ele te prejudicou? O que você aprendeu com ele? Vocês optaram por ser professores. Como vocês esperam ser lembrados por seus futuros alunos?
PONTO DE PARTIDA:
‘...ter didática é quando alguém sabe ensinar bem.’
Leitura: trecho do diário de um professora no seu primeiro ano em sala de aula (in: CODELL, Esmé R. Uma professora fora de série. Rio de Janeiro: Sextante, 2004. P.63-65)
Reflitam junto com os colegas de grupo e apresentem suas conclusões:
1) Qual era o objetivo da professora quando criou a ‘máquina do tempo’?
2) Quando ela inventou a ‘máquina’, o que esperava como resultado? Ela conseguiu?
3) Que conteúdo ela quis desenvolver? A maneira que usou para trabalhá-la estava adequada?
4) A escola onde aconteceu esta cena era pública e seus alunos eram pobres e estavam fazendo a 4ª série. Essa informação muda a forma como a professora deveria desenvolver seu conteúdo? Explique sua resposta.
5) Em sua opinião, essa professora teve didática. Por quê?
Elabore 6 tarefas sobre como o professor deve preparar uma aula. ”
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CBO -> CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES
De acordo com a CBO:
“ Professor de Língua Portuguesa:
Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura; orientam alunos; realizam atividades pedagócico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional.
Tarefas do Professor:
1 – Dominar o conteúdo da disciplina;
2 – Planejar o ensino e a avaliação da aprendizagem (refletir sobre a ação);
3 – Ministrar aulas;
4 – Avaliar seu próprio desempenho.
Competências de um bom professor quanto ao conhecimento pedagógico:
Planejar situações didáticas para aprendizagem;
Manejar diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos, sabendo eleger as mais adequadas, considerando a diversidade dos alunos, os objetivos das atividades propostas e as características do próprio conteúdo;
Gerir a classe, a organização do trabalho estabelecendo uma relação de autoridade e confiança com os alunos;
Intervir nas situações educativas com sensibilidade, acolhimento e afirmação responsável de sua autoridade;
Utilizar estratégias diversificadas de avaliação de aprendizagem e, a partir dos seus resultados, formular propostas de intervenções pedagógicas para melhorar o desenvolvimento da classe. ”
Textos extraídos dos slides da professora Cynthia. Montagem e adaptação: Antônio.
2º HORÁRIO : LIBRAS – 2ª AULA
PROFESSOR: ANTÔNIO
SALA: 601 (DEPOIS DE UMA BUSCA ENTRE O 6º E O 5º ANDAR)
Após uma revisão minuciosa da 1ª aula (para vê-la, leia o Boletim... Aulas n º01), o professor ressaltou mais uma vez:
Lei 10.098 -> Acessibilidade -> ano 2000
Lei 10.436 -> Oficialização de Libras como língua -> ano 2002
Decreto 5626 -> Regulamentação das leis anteriores -> 22/12/2005.
A partir de então, a sociedade brasileira tem até 2015 para se adequar às exigências destas leis. Entre essas exigências, estão:
Ensino obrigatório de Libras em licenciaturas;
Ensino obrigatório de Libras nos Ensinos Fundamental e Médio;
1% de vagas nas empresas com 100 funcionários ou mais deve ser para pessoas portadoras de deficiência;
5% de vagas nas empresas (independente do número de funcionários) devem ser para pessoas intérprete em libras;
Será considerado intérprete em libras, a partir de 2015:
Graduados em Letras/Libras;
Pós Graduados em Libras.
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